terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ribeira será palco da primeira Virada Cultural Natal nos dias 15 e 16/12, com mais de 24hs de atividades culturais


Projeto é apoiado pelo Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo e terá todas as atividades gratuitas


Natal será palco de uma grande manifestação cultural durante mais de 24 horas, nos dias 15 e 16 de dezembro. Pioneira na cidade, a Virada Cultural Natal proporcionará ao público diversas atividades culturais no bairro da Ribeira, a partir das 18h do sábado.até as 22h do domingo. O projeto é apoiado pelo Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, e oferecerá atrações do mais diversos tipos, nas ruas, bares, equipamentos culturais, sendo todas as atividades gratuitas.


As viradas culturais, que já acontecem em outros locais do Brasil e do mundo, a exemplo da Virada Cultural de São Paulo, propõe 24h de programação cultural sem parar, indo desde a música, passando pelas artes cênicas, dança, artes visuais, literatura, entre outras expressões culturais do local. E, aqui não será diferente, no qual as atrações serão dividas entre diversas casas e ruas da Ribeira e durante todo o tempo alguma ação cultural vai estar acontecendo, sempre divididas em eixos temáticos.


Seguindo a plataforma e formato semelhantes ao Circuito Cultural Ribeira, que também recebe o apoio da Lei Câmara Cascudo, não serão o mesmo, pois têm gestões e orçamentos distintos, mas que seguem o mesmo ideal de fortalecer a cultura potiguar e levar ao público atrações de qualidade e gratuitas, dando acesso a todos.


O foco da Virada Cultural é valorizar e dar espaço para os artistas locais, que a cada dia ganham mais notoriedade e apreciadores, sendo assim, um evento voltado para a produção potiguar. Inclusive, pois os artistas de outros locais passam por Natal em outras atividades com bastante frequência, tendo sempre um grande espaço de divulgação. O RN tem crescido em sua produção cultural, sendo possível realizar um evento com artistas locais, das mais diversas cenas.


Em sua primeira edição, a Virada Cultural irá ocupar o bairro da Ribeira, seguindo os moldes de outras viradas espalhadas pelo país (em São Paulo, por exemplo, a virada é realizada no Centro). Contudo, o objetivo é expandir os polos nas próximas edições pela cidade.


Para sua realização e sucesso a Virada Cultural de Natal conta com o patrocínio/apresentador da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado e Cosern; os parceiros culturais: SESC, SEBRAE, SESI e Secretaria de Turismo do RN; apoio cultural da VIVO, Ribeira competitiva, Assembléia Legislativa, Armazém Pará e Pé de Palco; e, realização do Circuito Cultural Ribeira, Casa da Ribeira, Dosol e Selo Ribeira Território Criativo.


A programação completa está disponível no www.circuitoculturalribeira.com.br e no blog da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA): secretariadeculturarn.blogspot.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário