segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

“Asas sobre Natal – Pioneiros da aviação no Rio Grande do Norte”, de João Alves de Melo, será lançado nesta quinta-feira, 20, na Pinacoteca do Estado



Livro faz parte da Coleção Cultura Potiguar e terá seu pré-lançamento no dia 19/12, no Instituto Pró Memória, em Macaíba


A importância da aviação na história norte riograndense e vice-versa é conhecida por muitos e tida por todos como um dos marcos de avanço na história da capital e região. Mas registrá-la de forma primorosa e com um olhar peculiar e autêntico foi trabalho de poucos, mais especificamente de um único grande fotógrafo, que acompanhou durante décadas a evolução desta trajetória e seus pioneiros. João Alves de Melo (1986-1989), não só foi único em seu trabalho, como terá sua memória preservada e levada ao grande público através do livro “Asas sobre Natal – Pioneiros da aviação no Rio Grande do Norte”, trigésimo volume da Coleção Cultura Potiguar, da Fundação José Augusto. Para saldar este grande trabalho editado pela UNA, acontece no dia 19/12 o pré-lançamento, no Instituto Pró Memória, no Solar Caxangá, em Macaíba, a partir das 20h. E, seu lançamento oficial será no dia 20/12, às 20h, no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado. Aberto ao público.


O marco inicial do trabalho que será apresentado em “Asas sobre Natal” é a chegada a Natal dos primeiros aviões a Natal, tendo como plano de fundo as águas do Rio Potengi e uma multidão ávida, olhando atentamente para os ares, à espera dos pássaros mecânicos. Essa chegada mudaria os rumos da história natalense e a rotina do jornalista, escritor e, sobre tudo, fotógrafo João Alves, que fixou, através de suas lentes, essas imagens nas páginas da história potiguar. A partir daí, ele passou a registrar e acumular um rico e incomparável acervo da aviação, dos costumes da sociedade, dos efeitos da Segunda Guerra Mundial sobre os que aqui viviam e passaram a viver, acumulando mais de 4.000 fotografias, das quais 800 fazem parte do livro.


Além de seu acervo fotográfico, João Alves de Melo, exerceu seu papel de jornalista historiador, guardando e conservando recortes de jornais, crônicas, reportagens, entrevistas, artigos, comentários e notícias sobre o tema, que fazia Natal estar nas atenções do mundo, sendo uma das bases militares americanas, graças a sua localização privilegiada, como era vista pelos norte americanos. Tornando “Asas sobre Natal”, uma mostra desse acervo e uma grande crônica artística do que passou a ser a capital potiguar, num dos maiores capítulos da história moderna.


Era preciso compilar o trabalho captado através das objetivas de João Alves, sua paixão pela história e seu compromisso em guardá-lo, trazendo à tona fotografias e recortes dos fatos mais marcantes; das personalidades locais, nacionais e mundiais que por aqui passaram; dos pioneiros na aviação potiguar e o trabalho desenvolvido; o momento que a Europa se curvou ao Brasil, diante do Rio Potengi e da base militar, que nos tornou o Trampolim da Vitória. A obra é resultado de cerca de seis décadas de um trabalho apaixonado, de um registro passo da aviação, quase inédito, que ajudará no resgate, compreensão e divulgação de notáveis episódios da moderna história brasileira e mundial.


A obra traz registros únicos da passagem de grandes nomes como Paul Vachet com seu Breguet nº 307; Le Brix e Costes, em 1927; Mermoz, que realizou em 1930 a primeira travessia sobre o atlântico; a aviadora Maryse Bastié, que fez a rota Paris/Dakar/Natal, em 1936, sem rádio; Marcel Bouilloux; Comte. de La Vaux; Edmond d’Oliveira; e o único registro da passagem de Antoine de Saint-Exupéry, piloto e escritor do memorável “O Pequeno Príncipe”. Tais registros mostram seu olhar de repórter-fotográfico, membro da Associação Brasileira de Imprensa, que antes de seu falecimento deixou alinhavado e estruturado o trabalho “Pioneiros da Aviação no Rio Grande do Norte”, que agora, após diagramação de Marize Castro e autorização do seu filho Edmundo Alves, é lançado sob o título de “Asas sobre Natal – Pioneiros da Aviação no Rio Grande do Norte”.


O livro será acompanhado do DVD New Filme, de propriedade de João Alves de Melo, que traz imagens e vídeos da época, sendo registros vivos da história, que foram pesquisados, localizados e resgatados por Isaura Rosado. “Quero acrescentar junto com a Comissão Editoral da Coleção Cultura Potiguar a qualidade do seu trabalho, por todos os méritos dignos de atenção e nossos agradecimentos aos familiares de João Alves”, destaca Isaura, ao falar sobre a gratidão da Fundação José Augusto em lançar uma obra única e poder ajudar na pesquisa “que muito me honra fazer parte de um trabalho que resgata nossa história e estimula os leitores a se aprofundarem em fatos, que mudaram os rumos do RN e sua cultura”, finaliza.


“Asas sobre Natal” teve edição e projeto gráfico da UNA, diagramação de Marize Castro, seleção e revisão dos textos de Liana Maria Nobre Teixeira e Gioconda Ayres de Melo, também responsável pela seleção fotográfica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário