quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

“A mãe do filho de Deus e os bailados do Natal”, de Iaperi Araújo, fará uma homenagem à virgem Maria e o ciclo natalino



Exposição fará parte do Privado é Público e estará aberta para visitação de 20/12 a 31/01. Vernissage acontece dia 19/12, na FJA.

Maria, a mãe do filho de Deus talvez seja o tema mais recorrente da inspiração dos pintores em todos os tempos. E tal tema tão recorrente e marcante na cultura cristã e natalense é tema da exposição “A mãe do filho de Deus e os bailados do Natal”, do médico e artista Iaperi Araújo, que será exposta no Privado é Público, na Galeria Newton Navarro, na sede da Fundação José Augusto, de 20 de dezembro a 31 de janeiro. A vernissage acontece no dia 19, às 19h. Na ocasião acontece, concomitantemente o lançamento da exposição Presépios de Natal, de curadoria de Antônio Marques e Francisco Francinildo, que ficará exposta no mesmo período.

 Sensibiliza a todos a saga da jovem de 12 a 13 anos de idade de um pequeno arruado na Palestina, que se surpreende grávida, sem ter tido nenhum contato físico com um homem, mesmo casada, mas que tivera uma desconcertante visão de um ser de luz anunciando que seria mãe do filho de Deus no cumprimento das profecias que anunciava um Rei para o mundo.

Comovente a situação de Maria que nos últimos dias da gravidez teve que seguir até Belém para cumprir o recenseamento decretado por Cesar e na iminência do parto, não encontrou um lugar sequer para repousar, a não ser uma estrebaria onde alguns animais abrigavam-se do frio da noite.

E Jesus nasceu e mudou o mundo. Essa temática está enraizada na cultura da humanidade e se transformou em histórias e estórias.  Em cantigas e imagens.

Plasticamente, a presença da Virgem Maria nas artes plásticas desvenda um imenso universo de criações sempre voltadas para sua ingenuidade como jovem mãe, seu carisma e seu acendrado espírito de resignação, como expressado no Magnificat.

Nesse aspecto, esta exposição é um marco iconográfico dos trabalhos de Iaperi como artista, sempre buscando inspiração na criação popular que identifica os santos de suas devoções como íntimos dos muitos problemas de suas vidas, atendendo aos apelos e jaculatórias nos momentos de privações, sofrimentos e agonias.   “Maria, a mãe do filho de Deus é sem dúvida alguma a predileta do povo.  Marianos, maristas, filhos da mesma mãe do salvador do mundo. Ela encarna todas as denominações possíveis: Conceição, Aparecida, Apresentação, de Fátima, de Lourdes, das Graças, da Boa Saúde e até da Cabeça.  E outras centenas como forma de homenageá-la nas tantas intervenções acudindo aos apelos do povo”, destaca o artista.

“Fui buscar na iconografia popular a inspiração para o registro de 11 expressões de Maria.  Diferentes formas de uma mesma mãe, enriquecidas pela cultura popular que agrega rendas e bordados, sinhaninhas e bicos de linhas e até de fios de ouro  na imagem da santa que surge esplendorosa como mãe e rainha, sempre com seu filho no colo, fulgurando nas ricas vestes de veludo, seda e arminho e coroada como rainha do céu”, enaltece Iaperi Araújo sobre sua inspiração.

Os anjos do dia e da noite acompanham a grande imagem da santa que preside a exposição.

Para saudar a mãe de Deus ele fez acompanhar a exposição com 11 bailados do natal.  “Homenagem que o povo me empresta no ciclo natalino para cultuar o filho de Deus, até por ser sua data aniversária, dançando e cantando  com suas danças tradicionais que nos remetem às tradições ibéricas de nossas bases culturais”, explica Iaperi.

Pastoril, lapinha, capelinha-de-melão, caboclinhos, fandango, nau catarineta estão presentes nesta festa.  Os congos de calçola e de saiote, a festa do rosário e o camaleão de Igapó que sumiu da memória popular, mas que o artista guarda ainda na recordação dos tempos áureos do prefeito Djalma Maranhão, todos, com a alegria que somente o povo sabe demonstrar na sua santa ingenuidade, participam dessa festa para honra e glória do nosso senhor Jesus e de sua mãe.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário