quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Orquestra Sinfônica do RN e Coral Canto do Povo participam do Concerto de Natal para Natal


Festividade promovida pelo Sistema FIERN-SESI/SENAI/IEL acontece nesta sexta-feira (21), em frente ao Solar Bela Vista

Para marcar as festas natalinas, o Sistema FIERN-SESI/SENAI/IEL oferecerá à cidade, no próximo dia 21/12, a partir das 20h, o Concerto de Natal para Natal, ao largo da Avenida Câmara Cascudo, Cidade Alta, com palco montado na parte frontal do Solar Bela Vista/SESI. 

O concerto será aberto pelo Coral (alunos) e Orquestra de (professores) do Solar Bela Vista em um repertório que inclui canções como “Sabiá”, “Royal Cinema” e “Disparada”, seguidos do grupo de violão Nas cordas do Saber, formado por crianças da cidade de Jardim de Seridó, encerrando com o concerto especial da Orquestra Sinfônica do Estado do Rio Grande do Norte e Coral Canto do Povo interpretando canções como “Valsa do Ballet Lago dos Cisnes” “New York New York” e “Festa de Natal”, sob regência do maestro paraibano Durier e participação especial da cantora lírica Hilkélia.

Será um belo e emocionante espetáculo ao ar livre, talvez um dos únicos a marcar o Natal da capital potiguar neste ano de 2012. Um espetáculo para celebrar a felicidade e manter vivo o espírito natalino.

Ajude a fazer dessa uma festa ainda maior e mais bela - compartilhe este convite com seus amigos e familiares. Quantos mais formos, mais a festa será significativa.



Sobre o regente Luiz Carlos Durier

Natural de João Pessoa/PB, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 15 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Como regente convidado fez apresentações junta a Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife. Participou da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba como professor e regente da Orquestra de Cordas.

Em sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: musicalização, Viola e Música de Câmara. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela RoRo, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Dominguinhos e Geraldo Azevedo sempre com grande sucesso.



Sobre a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte foi criada em março de 1976, assinado pelo governador Tarcísio Maia através de iniciativa do então secretário de Educação e Cultura, professor João Faustino.

O primeiro concerto só foi realizado em 11 de março de 1977 e o regente foi o maestro pernambucano Mário Câncio Justo dos Santos, que organizou e regeu a orquestra por 10 anos. A orquestra começou contando com um quadro de 23 músicos efetivos, dos quais, apenas cinco residiam na cidade, executando um repertório barroco e camerístico. Em 1989, ela é integrada à Fundação José Augusto. O professor e maestro Osvaldo D’Amore passa a ser o novo regente, cargo no qual permaneceu durante 20 anos.

A orquestra desde então realiza um profícuo trabalho com concertos oficiais no TAM, concertos populares e concertos educativos, na capital e interior do estado. Neste período grava três CDs, se apresentando também fora do estado. 

Em 2012, o regente da Orquestra Sinfônica passa a ser o maestro Linus Lerner. Atualmente, a Orquestra conta com 65 músicos que continuam seu trabalho educativo e de difusão da música de qualidade, tão importante para o desenvolvimento cultural do estado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário