segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cia de Dança do TAM homenageará o Rei do Baião com o espetáculo “Gonzagando” nesta quarta-feira, 05



Misturando dança contemporânea e popular, a Cia encantará a plateia com as músicas de Luiz Gonzaga


Dançar e vivenciar o legado deixado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no ano de comemorações do seu centenário, foi o papel desempenhado pela Cia da Dança do Teatro Alberto Maranhão, que apresentam nesta quarta-feira, 05, o espetáculo “Gonzagando”, a partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Classificação livre. Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente na Escola de Dança (Edtam) e na bilheteria do TAM (R$20,00, inteira, e R$10,00 meia entrada).

Encerrando um ano de grandes produções, a Cia de Dança do TAM, homenageará o músico Luiz Gonzaga, dançando suas músicas e fazendo uma fusão entre as danças contemporâneas, típicas da Cia, e as populares, ligadas e desenvolvidas através dos ritmos incorporados à cultura pelo Rei do Baião. O espetáculo “Gonzagando”, como o próprio nome incita, fará com que a plateia viva a experiência de estar dentro das músicas icônicas desse grande mestre das tradições nordestinas no ano do seu Centenário.

“Gonzagando” tem a direção de Wanie Rose e coreografias de Juarez Moniz e Gutavo Santos. Cenário e figurino são assinados por Carlos Sérgio Borges e iluminação de Ronaldo Costa. E, seu corpo de bailarinos é formado por Ciane Fernandes, Diego Hazan, Gabriela Gorges, Gislâne Cruz, Gustavo Santos, Juarez Moniz, Júlia Vasques, Márcia Suene, Maxs Lima, Mychael Diego, Phillip Knechtle, Tatyelli Raulino e Thaíse Galvão.

Luiz Gonzaga foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças do árido sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xotem e o xaxado.

A Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão foi criada em 1998 e está vinculada à Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura. E ao longo dos seus 14 anos vem desenvolvendo trabalhos de dança contemporânea, que a cada dia se destacam no cenário nacional e já recebeu mais de 53 prêmios ao participar dos Festivais de Dança em Joinville/SC, Fortaleza/CE, Indaiatuba e Campos do Jordão/SP, Cabo Frio/RN, Alemanha e Suíça.


 Fotos da Cia de Dança do TAM, por Anchieta Xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário