quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Coletiva de obras Estação Verão abre suas portas hoje à noite, no Palácio Potengi

Pinacoteca acolherá rico material da amostra até o dia 31 de janeiro e, além de apreciar, visitantes poderão adquirir as peças

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), tem a imensurável honra de abrir hoje à noite as portas do Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado para a II Mostra Coletiva de Artistas Visuais Estação Verão, que selecionou, através de edital, obras que ficarão expostas para apreciação dos visitantes durante o período de férias, até o dia 31 de janeiro, possibilitando a visitação e comercialização desse rico material. A vernissage terá início às 20h, e os admiradores podem apreciar as coletiva de terça a domingo, das 8h às 17. Entrada gratuita.

Ao longo do ano o Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado foi palco de exposições memoráveis e inéditas no tocante ao incentivo à produção e divulgação das artes visuais realizadas pelos artistas potiguares e até de fora do Estado. Prova disso é o  Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro que reuniu artistas, selecionados por edital e levou ao público o melhor que está sendo produzido na arte ingênua ou primitiva de vários estados da região, em suas vertentes de pintura, desenho, gravura e escultura. Foi cenário também para o público natalense, a exposição do artista naïf Edilson Araújo, que realizou sua primeira exposição individual no Estado, após tamanho sucesso no Brasil e Exterior. Afora esses dois exemplos, aconteceram também diversas exposições individuais de artistas plásticos do Estado, em grande parte selecionadas pelo Edital de Ocupação das salas da Pinacoteca.

Com a criação do edital que selecionou os artistas que comporão a Coletiva Estação Verão, a Secultrn/FJA encerra o ano com chave de ouro e, sobretudo, não cerra as portas da Pinacoteca do Estado no período das férias, por compreender que um dos mais importantes espaços que abrigam obras de grande mérito do acervo do Governo do Estado, deve ser também um lugar de constante visitação e apreciação não só do acervo permanente quanto itinerante. A Coletiva Estação Verão, assim como aconteceu no ano passado em sua primeira edição, dará visibilidade, bem como favorecerá a venda e divulgação de diversos artistas plásticos do nosso Estado, numa seleção que foi, literalmente de A a Z, com os seguintes artistas: Ana Maria Antunes, Angelo Tavares/Jotó, Assis Marinho, Bruno Resende, Chico Ribeiro, Dione Caldas, Dorian Gray Caldas, David Pacheco-Dina Mala, Ester Ramos, Edilson Araujo, Fabio Eduardo, Fé Cordula, Francisco Wagner De Oliveira, Frnçoise Dominique Vatery, Francisco Iron, Francisco De Assis Costa, Francisco Eduardo, Gilvan Lopes De Souza, Gilson Nascimento, Gustavo Góis, Iron Garcia Dantas, Italo Trindade, João David Júnior, Josué Flor De Araújo, Jordão, Judite Pandof, Luciano Rosa, Maria Do Socorro De Oliveira Evangelista, Mário Sérgio De Lima Barbosa, Manuel Amaral, Newton Avelino, Paixão, Raunir, Cavalcante De Araújo, Ricardo Santos Chrisóstomo, Ricardo Veriano, Rosa Maria Da Costa, Sayonara Pinheiro Barbosa, Tiago De Cena, Valderedo, Valdomiro De Deus, Vicente Vitoriano Marques De Carvalho, Xavier Roca Faini. Sendo alguns selecionados com mais de uma obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário