quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SETHAS promove Feira do Artesanato Potiguar no Agosto da Alegria


Mais de 6.000 artesãos de todas as regiões do Estado estarão representados, por meio de suas associações ou cooperativas na Feira de Artesanato “O RN pelas mãos do seu povo”, que acontece no período de 29 de agosto a 02 de setembro dentro da programação do festival Agosto da Alegria, com abertura oficial nesta quinta-feira, 30.

A feira do artesanato potiguar marca a participação da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e da Assistência Social-SETHAS no evento multicultural. A estrutura foi erguida na Praça André de Albuquerque, no centro da cidade.

No local, foram montados 98 estandes, dispostos pela praça numa réplica de cidadela, que abrigarão o melhor do artesanato potiguar em suas mais diversas tipologias: renda, esculturas em madeira e pedra sabão, cerâmica, bordados, sisal e palha, entre outros.

“Estamos mais uma vez nos integrando a este evento, que se constitui numa grande vitrine para a cultura popular, para divulgar o nosso artesanato, o artesanato potiguar, que é uma fonte de geração de renda para muitas famílias no nosso Estado”, disse o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da SETHAS.

A feira terá a participação de artesãos de dois outros estados brasileiros: Espírito Santo e Maranhão.

No Rio Grande do Norte, atualmente, cerca de 10 mil artesãos estão cadastrados no Programa Estadual do Artesanato-PROART, executado pela SETHAS no âmbito do Estado.

O evento Agosto da Alegria é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, com a participação de várias secretárias de Estado e instituições como Sebrae, UnP, UFRN, Federação do Comércio, SESC, UERN , Conselho Estadual de Cultura, Funarte, Fundação Capitania das Artes, entre outras.
Por Assessoria Sethas

Agosto da Alegria apresenta Trupe 3 em Trânsito


O grupo teatral "Trupe 3 em Trânsito" pede passagem no Agosto da Alegria e estreia no palco da praça André de Albuquerque às 18h dessa quarta-feira (29), seguindo em cartaz até o dia primeiro de setembro. Parceiro importante do Detran no trabalho que a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito promove na capital e interior do estado, a Trupe, formada por Fátima Ribeiro, Jair Campeão e Lindenbergue Nascimento, vai se utilizar de elementos da literatura de cordel para ensinar de forma lúdica como se portar adequadamente no trânsito para evitar acidentes que enlutam tantas famílias.

A subcoordenadora de Educação de Trãnsito, Lígia Fagundes, explica que a peça teatral é um meio pedagógico que o Detran utiliza para passar para a população aspectos da legislação de trânsito. É, sobretudo, um trabalho educativo, que aborda a importância do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro, como não dirigir sob o efeito de álcool, respeitar os limites de velocidade existentes nas vias, não falar ao celular quando estiver dirigindo, portar os documentos do veículo e do condutor, usar o cinto de segurança, entre outros procedimentos. 

O Agosto da Alegria é uma iniciativa do Governo do Estado que, através de shows, encontros, apresentações, cursos, palestras, festivais e exposições, busca trazer para o centro das atenções a cultura potiguar. Este ano, o Agosto faz uma homenagem especial ao folclorista Deífilo Gurgel. O evento se estende até o dia 5 de setembro. Veja a programação: www.cultura.rn.gov.br.

Por: Assessoria de Imprensa Detran-RN.

Leitura Dramática - Exercício da Palavra será nesta quinta-feira

Próxima quinta-feira, 30 de agosto, ocorrerá a 4ª edição do projeto Leitura Dramática – O Exercício da Palavra, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, anexo à Fundação José Augusto, a partir das 20h. Aberto ao público. Idealizado pela diretora do TCP, Sônia Santos, o  Leitura Dramática objetiva evidenciar a dramaturgia de autores potiguares, assim como mostrar ao público um formato diferente de espetáculo, como o próprio nome sugere, uma espécie de híbrido entre literatura e teatro, no qual os atores fazem o jogo de cena, lendo o texto dramático. Nesse mês, a peça escolhida é "A Lenda do Poço Feio", do autor mossoroense, Nonato Santos, e terá direção de Rumenigge Medeiros. Contando no elenco com os seguintes atores: José Carlos Oliveira Lilia Lima Naide Cordeiro Rebeka Carozza Rummenigge Medeiros Yuri Magalhães e Val Dias.




"A LENDA DO POÇO FEIO", é um espetáculo estruturado a partir da oralidade das histórias e tradições dos pescadores da ribeirinha do rio Mossoró. Segundo a tradição oral daquele povo, há na localidade de "Poço feio" (Gruta com inscrições rupestres localizado no Sítio Bonito, no município de Governador Dix-sept Rosado, uma  mulher "encantada" que em noites de lua cheia seduz os pescadores e os leva para as águas do poço. O espetáculo é uma mistura entre o imaginário popular nordestino e a universalidade dos mitos e lendas relacionados as águas



Para o diretor convidado, Rumenigge Medeiros, o recurso da leitura dramática é uma "pérola" nos dias atuais, sobretudo pelo excesso de mídia e aparelhos eletrônicos: "Vivemos uma era do self mediae e, muitas das vezes não paramos para ouvir, ver ou simplesmente sentir o outro. A palavra sempre foi por excelência a arma do ator e a sua unidade mínima de ação, é por ela e nela que também muitas das vezes existimos. Já dizia William Shakespeare em seu Romeu e Julieta: a rosa se não se chamasse rosa deixaria de ter o mesmo cheiro? Na palavra existimos e nos silêncios intervalares persistimos e transcendemos", diz.


Sobre o texto "A Lenda do Poço Feio", Medeiros acredita ser uma das obras dramatúrgicas "mais sensíveis, delicada e mágica dentro da temática que tangencia o folclore e a cultura nordestina". Para ele,  "A Lenda do Poço Feio" é um convite ao leitor-espectador para conhecer nossa mitologia, nossas histórias mais gostosas que eram contadas ao irmos dormir ou que ouvíamos os mais velhos na cozinha reproduzindo assim como contaram os seus pais, é um apelo não apenas à oralidade, mas à força mágica das palavras e os seres encantados que povoam o universo e imaginário nordestino e infantil misturando sabedoria popular e conhecimento científico num mesmo saco de idéias, literatura e crenças de forma lúdica e indissociável".


Sobre o autor e diretor:Nonato Santos
Natural da Cidade de Mossoró/RN, Nonato Santos é Mestre em Artes Cênicas pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) . Especialista em Antropologia e graduado em História pela UERN. Santos é diretor cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e diretor artístico da Companhia Escarcéu de Teatro.


Rumenigge Medeiros
Rummenigge Medeiros nasceu em Natal (RN) em 1983, é ator, encenador, mestre em Artes cênicas e doutorando em Literatura comparada pela (UFRN) com pesquisa em dramaturgia contemporânea, também é professor de artes do IFRN no campus Macau. Workaholic por definição acredita que o artista contemporâneo nunca deve parar de construir e desenvolver conhecimento além de sempre juntar teoria e prática, não havendo dissociação ou equívocos entre elas. Dedicado ao estudo da encenação contemporânea e seu diálogo com as outras linguagens, dedica-se ao teatro em todas as suas formas expressivas, muito especialmente à arte do ator, dramaturgia, encenação e os usos das mídias no teatro. 



Foto: Anchieta Xavier. A foto pertence a outra edição do Leitura Dramática. Divulgação.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

MV Bill encerra shows Agosto da Alegria nesse domingo

A poesia urbana do rap brasileiro, com sua linguagem particular e original que agrega influências de outros estilos de música, dá o tom do encerramento Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, neste domingo, 2 de setembro, no largo do Teatro Alberto Maranhão. A programação do dia começa às 15h, e inclui shows do rapper carioca MV Bill e dos potiguares Carcará na Viagem, além do Festival de Dança de Ruas – BRADAN 2012, promovido pela Central Única de Favelas (CUFA). MV Bill também irá conhecer os trabalhos realizados pela CUFA, e por seus parceiros, em Natal, visitando a Comunidade Vale Dourado na Zona Norte.

Um dos maiores nomes do hip-hop brasileiro atual, MV Bill é também ator, escritor e ativista social. Sua música está diretamente ligada à realidade que vivencia na comunidade carioca de Cidade de Deus, onde mora e dirige os projetos sociais da CUFA. O trabalho social também serve de inspiração para as suas letras, que falam da realidade dura da periferia e têm relação íntima com as páginas de Cabeça de Porco e Falcão, Meninos do Tráfico, os dois livros que o rapper publicou em parceria com Celso Athayde. Seus dois primeiros álbuns Traficando Informações e Falcão, O Bagulho é Doido, além do recente Causa e Efeito, estão entre os melhores da safra atual do rap brasileiro.


Já o grupo potiguar Carcará na Viagem está na estrada desde 2005, quando nasceu com o objetivo de misturar coco, embolada, ragga e funk. O grupo já lançou um CD com composições próprias e acumula participações em eventos de renome como Festival MADA, Feira da Música em Fortaleza (CE) e I Encontro Nacional de Rappers e Repentistas em Campina Grande (PB), além de ter sido vencedor do 1º Festival da Canção e da Cultura Potiguar nas categorias Melhor Música e Melhor Intérprete, e finalista do IV MPBECO - Festival de Música do Beco da Lama com a música "Vem no Bem Bolado".


Aquecendo os motores para os shows, o festival BRADAN 2012 – Batalha Potiguar, traz à tona o potencial dos grupos natalenses de break dance, traduzindo-se em uma oportunidade importante para mostrar o vigor da dança de rua a um público eclético e amplo. A iniciativa é fruto de uma retomada de fôlego da dança da rua, promovida pela CUFA que, desde 2009, vem organizando concursos em todo o país. 





Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012
Dia: 2/09
15h – Festival de Dança de Rua BRADAN 2012
17h – Show de Carcará na Viagem
18h – Show de MV Bill
Local: Largo do Teatro Alberto Maranhão

Geraldo Azevedo e OSRN se juntam no Show Agosto da Alegria

O canto suave e o violão poético de Geraldo Azevedo se unem à sonoridade erudita da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) no palco do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo. A apresentação será neste sábado, 1º de setembro, na Praça Augusto Severo, Larto do Teatro Alberto Maranhão. Excepcionalmente mais cedo que nos shows anteriores, a partir das 19h. Show aberto ao público.

Pernambucano de Petrolina, Geraldo Azevedo é uma das vozes mais singulares da Música Popular Brasileira. Compositor de mão cheia, com sucessos como "Táxi Lunar", "Bicho de Sete Cabeças" e "Dia Branco" cravados na memória coletiva do país, é também um intérprete poderoso, frequentemente apresentando em seus shows releituras particulares de canções de Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros.

Em Natal, Geraldo se apresenta acompanhado da Orquestra Sinfônica do RN que, na ocasião, será regida pelo maestro Luiz Carlos Durier. Titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Durier traz a experiência de trabalhos realizados juntos à grandes nomes da MPB, como Ângela Rô Rô, Genival Lacerda, Alcione, Dominguinhos, entre outros.

Também acompanham Geraldo Azevedo e a OSRN no palco do Largo do TAM o Coral Harmus e Coral Canto do Povo, que vão acrescentar um toque lírico à apresentação.

Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo
Show de Geraldo Azevedo e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (part. Coral Harmus e Coral Canto do Povo)
Dia: 1°/09
Hora: 19h
Largo do Teatro Alberto Maranhão
Entrada Gratuita



Foto: Divulgação/Site Oficial de Geraldo Azevedo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OSRN faz três concertos no Agosto da Alegria 2012 com o regente convidado Luiz Carlos Durier

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realizará o seu concerto oficial do mês de agosto da temporada de 2012 dentro da programação do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, no Teatro Alberto Maranhão, no dia 28/08. A apresentação terá início às 20, com entrada gratuita, trazendo como regente convidado dessa edição o renomado maestro Luiz Carlos Durier, apresentando no programa homenagem ao centenário de Gonzagão e músicas populares. E, no dia 29/08, às 09h, Martinez fará o concerto didático para as escolas.

O maestro convidado a assumir as batutas do concerto oficial é o paraibano Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) Jovem há 15 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.


Na sua formação como regente, Durier foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer. E, como regente convidado fez apresentações com a Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Além de ter participado da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba como professor e regente da Orquestra de Cordas.

O maestro Durier também participa frequentemente de gravações de DVDS, como Sivuca e os Músicos Paraibanos, e tem acompanhado com artistas populares, dentre eles: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione "Marrom", Toninho Ferragutti e Dominguinhos sempre com grande sucesso.


Além do Concerto Oficial da OSRN e do concerto didático, Luiza Carlos Durier será o regente convidado no sábado, 02/08, no Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012, no qual conduzirá a OSRN na apresentação conjunta com o grande cantor e compositor Geraldo Azevedo, às 20h, no Largo do Teatro Alberto Maranhão.



 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FIM DE SEMANA DE ALEGRIA NO PARQUE DAS DUNAS

O Agosto da Alegria mais uma vez invade o fim de semana do Parque das Dunas Jornalista Luiz Maria Alves, enchendo o anfiteatro Pau Brasil de música, dança e cultura. Os apreciadores da natureza poderão prestigiar diversas atrações nesse sábado e domingo, enquanto desfrutam de todo bem estar que só uma área de preservação ambiental pode oferecer.
A programação começa no sábado (25) às 9h, com a apresentação da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão que promete resgatar nossas raízes com o espetáculo “Alegria Nordestina”, seguidos pelo Grupo de Xaxado da Fundação Parnamirim de Cultura, firme e forte no registro de nossos ritmos sertanejos, apresentando o espetáculo “A Saga de Lampião”. À tarde, quem continua a alegrar o Bosque dos Namorados é o Grupo Dança e Xote da Fundação Parnamirim de Cultura. Em seguida, e encerrando a programação do sábado, quem sobe novamente ao palco é a Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão reapresentando o espetáculo “Alegria Nordestina”.
O dia de domingo (26) também está repleto de arte e cultura no Parque das Dunas. Às 11h começa o espetáculo infantil “Casa de Contos”, alegria e encanto garantidos para os pequenos. Fechando a programação do fim de semana com chave de ouro, às 16h30, sobe ao palco do anfiteatro Pau Brasil o Grupo Folclórico Coco de Zambê, que vai encher o Bosque dos Namorados de Tradição.
A programação integra o Agosto da Alegria, evento do Governo do Estado realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e diversos órgãos da administração direta e indireta. O acesso ao Parque custa 1 real.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Revelação musical Herbert Lucena se apresenta domingo no palco do Agosto da Alegria 2012


Show de abertura fica por conta da prata da casa Galvão Filho, a partir, das 18h.

                A música e a poesia regional do Nordeste ganha novo fôlego no trabalho do músico Herbert Lucena, uma das grandes revelações da música brasileira recente, que se apresenta neste domingo (26), às 19h, dentro do circuito musical do Agosto da Alegria 2012, no largo do Teatro Alberto Maranhão. O show é gratuito e tem abertura do potiguar Galvão Filho, que se apresenta às 18h.

Herbert Lucena vem sendo apontado pela crítica especializada como um dos renovadores da música tradicional nordestina. Seu álbum Não Peçam Jamais Que Eu Dê de Graça Aquilo Que Eu Tenho Pra Vender foi um dos grandes destaques do 23° Prêmio da Música Brasileira (MPB 2012), faturando os prêmios de Melhor Cantor Regional, Melhor Álbum Regional e Melhor Projeto Visual.  O disco, lançado em fins de 2011, nas versões em CD e vinil duplo pelo próprio selo do artista, o Coreto Records, é um apanhado das influências dos mestres da cultura nordestina que permeiam o trabalho de Lucena. Entre as faixas do álbum, é possível identificar ecos de Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Azulão, entre outros. Apesar de ter o coco como base, Lucena também explora outros ritmos como o baião, o maxixe, a cantoria, o samba matuto e o boi de bandeira.

Galvão Filho é um veterano do cenário da música potiguar. Caçula de uma família de músicos, que inclui ainda os irmãos Babal e João Galvão, desenvolveu caminho próprio, unindo MPB, coco, caboclinho e outras manifestações musicais típicas do Nordeste. Seu trabalho mais recente é o CD Achados e Perdidos, de 2009, no qual flerta com a poesia de Chico Antônio e Jorge Fernandes, sem esquecer os tradicionais folguedos populares como o Araruna e o Boi de Reis.

Show de Herbert Lucena no Agosto da Alegria 2012
Abertura: Galvão Filho
Dia: 26/08
Hora: 20h
Largo do Teatro Alberto Maranhão 



 Fotos: Divulgação

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guaraci Gabriel faz homenagem a figuras do folclore potiguar, hoje no Complexo Viário dos 400 Anos


O artista visual Guaraci Gabriel, 51, dispensa comentários sobre sua engenhosidade em transformar materiais pesados e inusitados em grandiosas obras de arte. Considerando-se um “artista visual”, sobretudo no conceito de contemporaneidade, Guaraci adere às raízes do interior do Estado (ele nasceu em São Pedro do Potengi) e mescla sua arte contemporânea em reminiscências de sua infância na elaboração de grandiosas imagens que serão expostas durante o Programa Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo. A intervenção urbana será realizada nesta quarta-feira, Dia Mundial do Folclore, no Complexo Viário dos 400 Anos, próximo à Arena das Dunas.

Ele conta que se inspirou na garotada que anda grafitando a cidade com silk screen. “As obras foram pensadas como se eu estivesse grafitando o ar. Como se eu pegasse um spray e pintasse o ‘vidro’, que é o espaço”, explica ele.  O resultado serão “pinturas”, na verdade instalações feitas de ferro e aço inoxidável, com figuras conhecidas do nosso folclore como, o Bumba Meu Boi; o Jaraguá; Mestre Manoel Marinho e um Casal de Brincantes, aludindo à dança do Araruna. Cada uma das figuras tem cerca de 10 metros de comprimento. Uma pequena mostra desse trabalho já pode se conferida na fachada principal do Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado, onde figuram as cabeças de Deífilo Gurgel, Chico Antônio e Câmara Cascudo.

Essa nova leva de instalações grandiosas do artista visual farão parte do catálogo que os curadores da Bienal de Havana, em Cuba, estao elaborando para Guaraci Gabriel. “Eles perceberam que havia muita arte contemporânea do meu trabalho mas nada que remetesse às minhas raízes. Então, aproveitei o Agosto da Alegria 2012, e fiz um passeio pela minha infância para construir esse novo trabalho. Minha televisão era ver os brincantes do Bumba Meu Boi e o João Redondo. É o limite entre a arte contemporânea e a arte popular”, explica o artista.

Guaraci Gabriel é um artista reconhecido mundialmente. Já participou de quatro bienais internacionais, e países como Cuba, França e Áustria já conhecem o seu trabalho. A instalação Guerra e Paz, por exemplo, de 1998, consta no Guiness Book como a maior escultura já feita em material reciclado no mundo inteiro. Ele usou materiais como destroços de aeronaves caças F5, 1 caldeira, tubos de ferro e ossos.

A base técnica para a elaboração dos seus trabalhos ele traz do curso de Edificações, feito na antiga ETFRN, atual IFRN. Ele conta que os primeiros passos ainda como pintor foram dados a partir das aulas com o saudoso Thomé Filgueira. “Comecei pintando, até chegar à alçada de artista visual, um termo que explica melhor meu trabalho, já que o que faço são variações em cima de imagens”, diz ele.

De lá para cá, já são mais de 30 anos de uma trajetória artística. Guaraci Gabriel já perdeu as contas de quantas obras já produziu. Mas, quem quiser ver uma mostra do seu trabalho, pode acessar o site: guaracigabrielartesvisuais.blogspot.com.br/

terça-feira, 21 de agosto de 2012

NOTA DE CANCELAMENTO - SEXTA DA DEVOÇÃO POPULAR


Foram canceladas as apresentações dos espetáculos Auto de Sant´Anna e Chuva de Bala no País de Mossoró, dentro do Circuito Artes Cênicas do Agosto da Alegria 2012 - É Festa para Deífilo. As peças estavam incluídas no ciclo "Sexta da Devoção Popular" e ocorreriam respectivamente nos dias 24 e 31 de agosto. Em relação ao Auto de Sant'Ana, o motivo do cancelamento se deu pelo fato do Edital Autos do Povo (financiador dos espetáculos) ainda não ter sido liberado. Já com relação ao Chuva de Balas, foi constatado que o local não teria estrutura para comportar as exigências técnicas do espetáculo.

A Sexta da Devoção Popular do Agosto da Alegria 2012 trouxe à Natal outros autos e espetáculos populares do interior do estado, como Capoeiras, Panelas de Bom Jesus e Rita, Senhora dos Impossíveis, de Santa Cruz.





Circuito Academia: Vida e obra de Deífilo Gurgel


Incansável defensor da sabedoria popular, poeta e autor da obra definitiva "Romanceiro Potiguar" – livro ao qual dedicou 30 anos de pesquisas – Deífilo Gurgel é o grande homenageado do Agosto da Alegria 2012, que tem como tema "É Festa para Deífilo". Para celebrar a importância de seu legado, no dia 23 de agosto será realizada, dentro do Circuito Academia do Agosto da Alegria, uma mesa temática sobre a vida e obra de Deífilo. O debate começa às 9h, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), no Campus Central da UFRN e é uma realização do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC).

A mesa de debates contará com a participação de estudiosos da cultura popular e da literatura potiguar, que irão destacar diversos aspectos do Deífilo pesquisador, poeta, folclorista e professor. Participam do debate os escritores Iaperi Araújo e Clotilde Tavares, o artista plástico e professor Vicente Vitoriano, o professor Luis Assunção e a presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) Camila Cascudo. A mediação fica por conta do escritor Tarcísio Gurgel, irmão de Deífilo.

Após o debate, às 11h30, o jornalista e chef de cozinha Alexandre Gurgel, filho do folclorista, vai servir alguns dos pratos preferidos de Deífilo. A participação culinária, denominada pelo chef de "Ao Gosto de Deífilo", inclui pequenas porções de iguarias como baião de dois, paçoca, bobó de camarão e farofa de banana da terra. Durante a degustação, Gurgel falará sobre os gostos alimentares e as pesquisas de Deífilo na área gastronômica.

Política Cultural 
Também no Auditório da BCZM e dentro do Circuito Academia do Agosto da Alegria, será realizada, a partir das 14h30, uma mesa com o tema Diálogos Reflexivos e Propositivos para a Política Cultura do RN, sob mediação do Professor Doutor Sávio Araújo (CENOTEC-DEART-UFRN). O debate contará com participação de representantes do Fórum Potiguar de Cultura, da Rede Potiguar de Pontos de Cultura, da Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura do RN.
Ambas as palestras são abertas ao público interessado em geral. As inscrições são gratuitas e presenciais, sujeitas a lotação máxima do auditório.

Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo: Circuito Academia
Dia: 23/08
Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede – Campus Central da UFRN


Programação9h - Mesa temática: Vida e Obra de Deífilo Gurgel
Debatedores: Iaperi Araújo, Clotilde Tavares, Luís Assunção Vicente Vitoriano, Camila Cascudo
Mediação: Tarcísio Gurgel


11h30 - Ao Gosto de Deífilo – Intervenção culinária de Alexandre Gurgel

14h30 - Mesa Temática: Diálogos Reflexivos e Propositivos para a Política Cultural do RN
Mediação: Prof. Dr. Sávio Araújo, (CENOTEC-DEART-UFRN)
Debatedores: Representantes do Fórum Potiguar de Cultura, da Rede Potiguar de Pontos de Cultura, da Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura do RN

Ao vivo: Triângulo Cultural: Mário, Cascudo e Chico Antônio

Assista ao vivo e participe da roda de conversa que ocorre agora no TCP e segue até a noite.

Circuito Brincantes do Agosto da Alegria transforma Natal na Capital da Cultura Popular


A riqueza e a diversidade do folclore e das tradições brasileiras reunidas na programação do Agosto da Alegria 2012 – É Festa Para Deífilo transformarão Natal na Capital da Cultura Popular Nordestina. Entre os dias 22 e 24 de agosto, no Palácio Potengi, serão realizados o 16º Encontro de Cultura Popular e o II Encontro de Brincantes do Brasil.

Os dois eventos são uma excelente oportunidade para entrar em contato com a genuína cultura popular do Rio Grande do Norte e também de outros estados, que participam da programação como convidados. No Encontro de Cultura Popular, o foco são as danças típicas e emblemáticas do folclore brasileiro, suas particularidades e movimentos que traduzem em cores e música a identidade de seus estados e cidades de origem. A programação do Encontro se divide em Danças de Roda (Coco, de Zambê, Coco de Roda, Bambelô, Toré da Bahia da Traição), Danças Votivas (Bandeirinhas e Dança do Espontão), Danças do Ciclo Natalino (Pastoril, Lapinha e Caboclinhos). As apresentações começam sempre às 18h.

Durante o mesmo período, e também no Palácio Potengi, o II Encontro de Brincantes do Brasil vai reunir em Natal grupos folclóricos representantes das tradições dos estados nordestinos, sempre às 20h. Participam do Encontro mostrando sua arte grupos de Pernambuco (Coco de Roda do Amaro Branco), Bahia (Zambiapunga de Nilo Peçanha), Paraíba (Congos) e do Maranhão (Bumba meu Boi de São Luís).  
Além dos encontros e apresentações, o circuito Brincantes do Agosto da Alegria 2012 promoverá em parceria com a UFRN, no dia 24 de agosto, das 9h às 17h, uma roda de conversa com os mestres da Cultura Popular, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão. A ideia é que o público possa colher depoimentos, experiências e vivências sobre o trabalho das pessoas que mantém a cultura popular viva no estado.



Programação:
 
16º Encontro de Cultura Popular
Dia 22/08 – Danças de Roda: Coco de Zambê, Coco de Roda, Bambelô, Toré (Bahia da Traição)
Dia 23/08 – Danças Votivas: Bandeirinhas e Dança do Espontão
De 24/08 – Danças do Ciclo Natalino: Pastoril, Lapinha e Caboclinhos
Local: Palácio Potengi
Hora: 18h

II Encontro de Brincantes do Brasil
Dia 22/08 – Bumba Meu Boi de São Luís (MA)
Dia 23/08 – Coco de Roda do Amaro Branco (PE) e Congos (PB)
Dia 24/08 – Zambiapunga de Nilo Peçanha (BA)
 Local: Palácio Potengi
Hora: 20h

Roda de conversa com Mestres da Cultura Popular
Dia: 24/08 - Hora: das 9h às 17h
Local: Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Discussões temáticas nesta terça no TCP sobre Mário, Cascudo e Chico Antônio



Um Triângulo Cultural: Mário de Andrade, Cascudo e Chico Antônio” um dia inteiro no TCP
Agosto da Alegria 2012 coloca em discussão três grandes nomes da cultura popular nesta terça-feira, no Teatro de Cultura Popular

Agosto da Alegria 2012 – “É Festa para Deífilo” não se compõe apenas de eventos e apresentações. Durante os trinta dias, em diversos momentos, o Programa do Governo do Estado e parceiros, está oferecendo atividades de formação, discussão e reflexão sobre cultura popular em suas diversas linguagens. "Sabemos que os eventos ocorrem e atraem um grande público, mas nossa intenção com o programa é também deixar um legado para movimentar a cadeia artística, intelectual e educacional do Estado e também do Brasil. Queremos que o Agosto da Alegria seja uma ação de efeito permanente, deixando seu tributo, mesmo depois que o mês de agosto passar", afirmou Isaura Rosado. Uma dessa discussões é o grande painel, “Um Triângulo Cultural: Mario de Andrade, Cascudo e Chico Antônio”, que ocorrerá nessa terça-feira, 21 de agosto, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, das 8h30 até as 18h, contando com diversas mesas temáticas e convidados especiais. Aberto ao público.

Dia: 21 de agosto
Local: Teatro de Cultura Popular (TCP)
Aberto ao público



Programação:

9h às 9h30 - Roda de Conversa: Câmara Cascudo e a Cultura Popular
Mediação: Vicente Serejo

9h30 às 10h - Uma relação de Reciprocidade
Mediaçao: Professor Doutor Marcos Silva (FFLCH/USP)

Câmara Cascudo e os Russo
Mediação: Professor Doutor Jair Diniz Miguel (UFRN)

10h às 10h30 - Ouvindo a Palavra, Pensando a Tradição
Mediaçao: Professora Doutora Vânia Gico (UFRN)

10h30 às 11h30 - Cascudo e a Música
Mediação: Professor, escritor e musicólogo Cláudio Galvão (UFRN)

11h às 11h30 - Discussões

15h às 17h30 -  Mário de Andrade no RN
15h às 15h30: Apresentação dos temas e componentes da Roda de Conversa - Mediação: Professora Anna Maria Cascudo

15h30 às 16h - Mário de Andrade, Câmara Cascudo e Bumba-Meu-Boi
Mediação: Professor Doutor, Marcos Antônio de Moraes (IEB/USP)

16h às 16h30 - A Visita do Turista Aprendiz ao RN
Mediação: Rejane Serejo

16h30 às 17h - Mário de Andrade: do aprendizado do turista
Mediação: Professor Doutor, Tarcísio Gurgel (UFRN)

17h às 17h30 - Mário de Andrade: Interlocutor de Câmara Cascudo e Joaquim Inojosa
Mediação: Professor Doutor Humberto Hermenegildo

17h30 às 18h - Discussões

Roda de Arte Chico Antônio
19h às 19h20 - O Canto Sedutor do Chico Antônio
Mediação: Gilmara Benevides, historiadora e escritora

19h20 às 20h20 - Conversa Musical: Lembrando Chico Antônio
Galvão Filho, cantor e compositor

21h às 22h30 - Show com a banda Rosa de Pedra



Começa na quarta o 2º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo


Abertura oficial será no dia 23/08 no Salão Nobre do 
Teatro Alberto Maranhão, às 9h

O encantamento e magia do teatro de João Redondo tem vez e voz durante o Agosto da Alegria 2012 – “É Festa para Deífilo”, no 2º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro do João Redondo do RN, sob a coordenação geral de Graça Cavalcanti, que começa a partir da próxima quarta-feira, 22, e vai até o dia 25 de agosto. O Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão será o ponto de encontro dos mestres para discussões, troca de experiências e também um workshop, especialmente direcionado para eles, feito pela bonequeira e atriz, Ângela Escudeiro.  A quarta-feira será um momento de reencontro dos mestres e de acomodações. A abertura oficial será no dia 23 de agosto, a partir das 8h30, no Salão Nobre do TAM.

A exemplo do que ocorreu ano passado, no 1º Encontro, os mestres bonequeiros também se apresentarão em Feiras Livres da cidade, só que esse ano as atividades foram ampliadas para as seguintes localidades: Feira do Carrasco (22/08 às 8h), Feira do Planalto (23/08 às 7h30), Feira do Panorama (23/08 às 10h), Feira do Parque dos Coqueiros (24/08 às 7h30), Feira do Alecrim (25/08 às 8h), Potylivros (23 e 24/08 às 19h30), Hospital Infantil Varela Santiago (25/08 às 8h) e na praça Sete de Setembro (22, 23 e 24/08  às 19h). 



Graça Cavalcanti, que é presidente da Associação Potiguar do Teatro de Bonecos (APOTB), convidou 30 brincantes (mestres) que realizarão durante os quatro dias de atividades rodas de conversa e apresentações. O objetivo, segundo ela, desse segundo encontro é promover a troca de experiências e o diálogo entre os mestres brincantes e pesquisadores. “Queremos aproximar esses grupos que, em essência trabalham o João Redondo, mas têm suas particularidades. Propiciando um rico debate entre a tradição e a contemporaneidade”, explica Cavalcanti.

A contemporaneidade da qual Cavalcanti se refere estará representada por dois convidados especiais durante o 2º Encontro de Bonecos e Bonequeiros: Danilo Cavalcanti, na abertura oficial no dia 23, a partir das 8h30 – que é criador do Mamulengo da Folia, nascido no Sítio Taruassu, em Canhotinho (PE) e tem levado seu trabalho além fronteiras regionais, com destaque para o Sudeste, adaptando a brincadeira tradicional nordestina  com a incorporação de elementos urbanos em suas brincadeiras que tem 13 anos de trajetória. A pesquisa e o interesse no Teatro de Mamulengos faz com que esteja presente em Encontros, Festivais Nacionais e Internacionais e realize, há três anos, o Encontro de Mamulengos de São Paulo. Humberto Braga (dia 23 às 9h30) – conferencista convidado, que participou também ano passado, e que desta vez vai tratar da Memória do Teatro de João Redondo, tendo como foco o folclorista Deífilo Gurgel, homenageado deste ano do Agosto da Alegria 2012

Ângela Escudeiro, (no dia 23, a partir das 13h30)atriz e bonequeira que já participou de mais de 40 Festivais de Teatro de Bonecos nacionais e internacionais, tendo participado de eventos e festivais, em algumas cidades da Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Argentina, França e outros. E no Brasil, em vários eventos e festivais em quase todo o país. Ela vai fazer um workshop com os mestres bonequeiros, aliando o fazer tradicional dos mestres, com as novidades e novos elementos que podem ser incorporados da contemporaneidade. “Seria uma espécie de reciclagem que a gente propõe aos mestres, sem claro, tirar as características essenciais que eles têm de sua brincadeira”, explica Graça Cavalcanti.
Mais informações: http://www.apotb.com

Talma & Gadelha e Tulipa Ruiz levaram ao palco do Agosto da Alegria 2012 o bom rock nacional


No show de domingo, 19, do Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, a noite começou com o show da banda potiguar Talma & Gadelha, que mostrou porque vêm atravessando uma boa fase criativa, com um show que animou a plateia sempre cativa. Em seguida, a cantora Tulipa Ruiz e sua banda transportaram para o palco toda diversidade criativa que permeia seu cd Efêmera, considerado um dos melhores de 2010 e que teve a última apresentação aqui em Natal.  O que se viu foi uma bela noite de pop e rock da nova safra nacional, transformando o Largo do TAM em uma bela noite de domingo. 

Fotos: Anchieta Xavier










O chão ficou pequeno para todos que dançaram ao som de Waldonys e Rosa de Pedra


O chão do Largo do TAM ficou pequeno na noite de sábado, 18, para todos que fizeram uma linda noite de muita música popular nordestina. A abertura do segundo final de semana do Circuito Musical do Agosto da Alegria 2012 ficou por conta do performático show dos potiguares Rosa de Pedra, que homenagearam Deífilo Gurgel logo na primeira música. Em seguida, o que se viu foi uma plateia cantando junto e dançando muito com Waldonys, que gravava seu DVD durante o show. Foi uma bela noite, onde um dos grandes nomes do forró colocou todos os presentes para dançar com clássicos, MPB e até mesmo o hino nacional ao som da sua sanfona. 

Fotos: Anchieta Xavier










Água, chuva e sertão também serão temas no Agosto da Alegria

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) está promovendo, dentro do Circuito Academia do Agosto da Alegria 2012- É Festa para Deífilo, um ciclo de palestras denominado “Conhecimento Popular versus Conhecimento Científico no Semiárido”.

O objetivo do evento é trazer à tona a temática da água e os fatores culturais da relação do homem com o Meio Ambiente no Semiárido. As palestras acontecerão na quinta-feira (23) e sexta-feira(24) no auditório da Assembléia Legislativa, das 19h às 22h.

No Primeiro dia do ciclo, o Professor  Benedito Vasconcelos Mendes , da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Mendes fará uma palestra sobre “Os Elementos Culturais da Civilização da Seca”. Benedito tem 15 obras publicadas sobre o semiárido. Outro grande estudioso da cultura sertaneja, o Jornalista Vicente Serejo, falará sobre “Hábitos, Costumes, Tradições e Crenças Sertanejas”.

 “Os Benefícios da Transposição do São Francisco para o Rio Grande do Norte”, será o tema abordado, no segundo dia, pelo Coordenador de projetos estratégicos da Secretaria Nacional de Infra estrutura Hídrica, José Luiz de Souza. Em seguida, o assunto será:  “ Os profetas da Chuva de Quixadá-CE”. Os Profetas da Chuva são, em sua maioria, homens da zona rural do Nordeste Brasileiro que elaboram previsões de tempo e de clima, baseados  em elementos da natureza. Eles fazem leitura em plantas, insetos, ventos e nuvens para arriscar palpites. A palestra será proferida pelo Helder Cortez, idealizador do encontro que acontece todo ano na cidade de Quixadá no Ceará, onde os profetas falam da sua previsão de chuva para inverno seguinte.

Encerrando sua programação no Agosto da Alegria, a Semarh está promovendo no sábado (26) um passeio ao Museu do Sertão em Mossoró. Este museu hoje é uma referência para quem quer conhecer, explorar e compreender a vida do homem sertanejo.

CICLO DE PALESTRAS



Tema:  Conhecimento popular versus Conhecimento Científico no Semiárido.”

Promoção: Governo do Estado do Rio Grande do Norte

                     Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH

                     Secretaria Extraordinária de Cultura - SECULT e Fundação José Augusto

Local: Auditório da Assembléia Legislativa - Natal-RN

Período: 23 a 25 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 de agosto de 2012  (Quinta-feira)

19:00 horas – Solenidade de abertura

                        Recital de poesia por Antônio Francisco

20:00 – horas

Palestrante: Vicente Serejo

Tema: Hábitos, Costumes, Tradições e Crenças Sertanejas

21:00 - horas

Palestrante: Benedito Vasconcelos Mendes

Tema: Os Elementos Culturais da Civilização da Seca



Dia 24 de agosto de 2012 (Sexta-feira)

19:00 - horas

Palestrante: José Luiz de Souza(Coordenador da Secretaria Nacional de infra estrutura Hídrica)

Tema: Benefícios da transposição do São Francisco para o Estado do Rio Grande do Norte.

Moderador: Gilberto Jales( Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos)

20:00 - horas

Palestrante: Helder Cortez (CE)

Tema: Os profetas da chuva de Quixadá-CE

Moderador: José Ueliton (Meteorologista da  Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN- EMPARN)



Dia 25 de agosto de 2012 (Sábado)

06:00 - Visita ao Museu do Sertão(Mossoró)

Saída dos ônibus: SEMARH