terça-feira, 21 de agosto de 2012

Circuito Brincantes do Agosto da Alegria transforma Natal na Capital da Cultura Popular


A riqueza e a diversidade do folclore e das tradições brasileiras reunidas na programação do Agosto da Alegria 2012 – É Festa Para Deífilo transformarão Natal na Capital da Cultura Popular Nordestina. Entre os dias 22 e 24 de agosto, no Palácio Potengi, serão realizados o 16º Encontro de Cultura Popular e o II Encontro de Brincantes do Brasil.

Os dois eventos são uma excelente oportunidade para entrar em contato com a genuína cultura popular do Rio Grande do Norte e também de outros estados, que participam da programação como convidados. No Encontro de Cultura Popular, o foco são as danças típicas e emblemáticas do folclore brasileiro, suas particularidades e movimentos que traduzem em cores e música a identidade de seus estados e cidades de origem. A programação do Encontro se divide em Danças de Roda (Coco, de Zambê, Coco de Roda, Bambelô, Toré da Bahia da Traição), Danças Votivas (Bandeirinhas e Dança do Espontão), Danças do Ciclo Natalino (Pastoril, Lapinha e Caboclinhos). As apresentações começam sempre às 18h.

Durante o mesmo período, e também no Palácio Potengi, o II Encontro de Brincantes do Brasil vai reunir em Natal grupos folclóricos representantes das tradições dos estados nordestinos, sempre às 20h. Participam do Encontro mostrando sua arte grupos de Pernambuco (Coco de Roda do Amaro Branco), Bahia (Zambiapunga de Nilo Peçanha), Paraíba (Congos) e do Maranhão (Bumba meu Boi de São Luís).  
Além dos encontros e apresentações, o circuito Brincantes do Agosto da Alegria 2012 promoverá em parceria com a UFRN, no dia 24 de agosto, das 9h às 17h, uma roda de conversa com os mestres da Cultura Popular, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão. A ideia é que o público possa colher depoimentos, experiências e vivências sobre o trabalho das pessoas que mantém a cultura popular viva no estado.



Programação:
 
16º Encontro de Cultura Popular
Dia 22/08 – Danças de Roda: Coco de Zambê, Coco de Roda, Bambelô, Toré (Bahia da Traição)
Dia 23/08 – Danças Votivas: Bandeirinhas e Dança do Espontão
De 24/08 – Danças do Ciclo Natalino: Pastoril, Lapinha e Caboclinhos
Local: Palácio Potengi
Hora: 18h

II Encontro de Brincantes do Brasil
Dia 22/08 – Bumba Meu Boi de São Luís (MA)
Dia 23/08 – Coco de Roda do Amaro Branco (PE) e Congos (PB)
Dia 24/08 – Zambiapunga de Nilo Peçanha (BA)
 Local: Palácio Potengi
Hora: 20h

Roda de conversa com Mestres da Cultura Popular
Dia: 24/08 - Hora: das 9h às 17h
Local: Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário