quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Leitura Dramática - Exercício da Palavra será nesta quinta-feira

Próxima quinta-feira, 30 de agosto, ocorrerá a 4ª edição do projeto Leitura Dramática – O Exercício da Palavra, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, anexo à Fundação José Augusto, a partir das 20h. Aberto ao público. Idealizado pela diretora do TCP, Sônia Santos, o  Leitura Dramática objetiva evidenciar a dramaturgia de autores potiguares, assim como mostrar ao público um formato diferente de espetáculo, como o próprio nome sugere, uma espécie de híbrido entre literatura e teatro, no qual os atores fazem o jogo de cena, lendo o texto dramático. Nesse mês, a peça escolhida é "A Lenda do Poço Feio", do autor mossoroense, Nonato Santos, e terá direção de Rumenigge Medeiros. Contando no elenco com os seguintes atores: José Carlos Oliveira Lilia Lima Naide Cordeiro Rebeka Carozza Rummenigge Medeiros Yuri Magalhães e Val Dias.




"A LENDA DO POÇO FEIO", é um espetáculo estruturado a partir da oralidade das histórias e tradições dos pescadores da ribeirinha do rio Mossoró. Segundo a tradição oral daquele povo, há na localidade de "Poço feio" (Gruta com inscrições rupestres localizado no Sítio Bonito, no município de Governador Dix-sept Rosado, uma  mulher "encantada" que em noites de lua cheia seduz os pescadores e os leva para as águas do poço. O espetáculo é uma mistura entre o imaginário popular nordestino e a universalidade dos mitos e lendas relacionados as águas



Para o diretor convidado, Rumenigge Medeiros, o recurso da leitura dramática é uma "pérola" nos dias atuais, sobretudo pelo excesso de mídia e aparelhos eletrônicos: "Vivemos uma era do self mediae e, muitas das vezes não paramos para ouvir, ver ou simplesmente sentir o outro. A palavra sempre foi por excelência a arma do ator e a sua unidade mínima de ação, é por ela e nela que também muitas das vezes existimos. Já dizia William Shakespeare em seu Romeu e Julieta: a rosa se não se chamasse rosa deixaria de ter o mesmo cheiro? Na palavra existimos e nos silêncios intervalares persistimos e transcendemos", diz.


Sobre o texto "A Lenda do Poço Feio", Medeiros acredita ser uma das obras dramatúrgicas "mais sensíveis, delicada e mágica dentro da temática que tangencia o folclore e a cultura nordestina". Para ele,  "A Lenda do Poço Feio" é um convite ao leitor-espectador para conhecer nossa mitologia, nossas histórias mais gostosas que eram contadas ao irmos dormir ou que ouvíamos os mais velhos na cozinha reproduzindo assim como contaram os seus pais, é um apelo não apenas à oralidade, mas à força mágica das palavras e os seres encantados que povoam o universo e imaginário nordestino e infantil misturando sabedoria popular e conhecimento científico num mesmo saco de idéias, literatura e crenças de forma lúdica e indissociável".


Sobre o autor e diretor:Nonato Santos
Natural da Cidade de Mossoró/RN, Nonato Santos é Mestre em Artes Cênicas pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) . Especialista em Antropologia e graduado em História pela UERN. Santos é diretor cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e diretor artístico da Companhia Escarcéu de Teatro.


Rumenigge Medeiros
Rummenigge Medeiros nasceu em Natal (RN) em 1983, é ator, encenador, mestre em Artes cênicas e doutorando em Literatura comparada pela (UFRN) com pesquisa em dramaturgia contemporânea, também é professor de artes do IFRN no campus Macau. Workaholic por definição acredita que o artista contemporâneo nunca deve parar de construir e desenvolver conhecimento além de sempre juntar teoria e prática, não havendo dissociação ou equívocos entre elas. Dedicado ao estudo da encenação contemporânea e seu diálogo com as outras linguagens, dedica-se ao teatro em todas as suas formas expressivas, muito especialmente à arte do ator, dramaturgia, encenação e os usos das mídias no teatro. 



Foto: Anchieta Xavier. A foto pertence a outra edição do Leitura Dramática. Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário