segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Começa na quarta o 2º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo


Abertura oficial será no dia 23/08 no Salão Nobre do 
Teatro Alberto Maranhão, às 9h

O encantamento e magia do teatro de João Redondo tem vez e voz durante o Agosto da Alegria 2012 – “É Festa para Deífilo”, no 2º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro do João Redondo do RN, sob a coordenação geral de Graça Cavalcanti, que começa a partir da próxima quarta-feira, 22, e vai até o dia 25 de agosto. O Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão será o ponto de encontro dos mestres para discussões, troca de experiências e também um workshop, especialmente direcionado para eles, feito pela bonequeira e atriz, Ângela Escudeiro.  A quarta-feira será um momento de reencontro dos mestres e de acomodações. A abertura oficial será no dia 23 de agosto, a partir das 8h30, no Salão Nobre do TAM.

A exemplo do que ocorreu ano passado, no 1º Encontro, os mestres bonequeiros também se apresentarão em Feiras Livres da cidade, só que esse ano as atividades foram ampliadas para as seguintes localidades: Feira do Carrasco (22/08 às 8h), Feira do Planalto (23/08 às 7h30), Feira do Panorama (23/08 às 10h), Feira do Parque dos Coqueiros (24/08 às 7h30), Feira do Alecrim (25/08 às 8h), Potylivros (23 e 24/08 às 19h30), Hospital Infantil Varela Santiago (25/08 às 8h) e na praça Sete de Setembro (22, 23 e 24/08  às 19h). 



Graça Cavalcanti, que é presidente da Associação Potiguar do Teatro de Bonecos (APOTB), convidou 30 brincantes (mestres) que realizarão durante os quatro dias de atividades rodas de conversa e apresentações. O objetivo, segundo ela, desse segundo encontro é promover a troca de experiências e o diálogo entre os mestres brincantes e pesquisadores. “Queremos aproximar esses grupos que, em essência trabalham o João Redondo, mas têm suas particularidades. Propiciando um rico debate entre a tradição e a contemporaneidade”, explica Cavalcanti.

A contemporaneidade da qual Cavalcanti se refere estará representada por dois convidados especiais durante o 2º Encontro de Bonecos e Bonequeiros: Danilo Cavalcanti, na abertura oficial no dia 23, a partir das 8h30 – que é criador do Mamulengo da Folia, nascido no Sítio Taruassu, em Canhotinho (PE) e tem levado seu trabalho além fronteiras regionais, com destaque para o Sudeste, adaptando a brincadeira tradicional nordestina  com a incorporação de elementos urbanos em suas brincadeiras que tem 13 anos de trajetória. A pesquisa e o interesse no Teatro de Mamulengos faz com que esteja presente em Encontros, Festivais Nacionais e Internacionais e realize, há três anos, o Encontro de Mamulengos de São Paulo. Humberto Braga (dia 23 às 9h30) – conferencista convidado, que participou também ano passado, e que desta vez vai tratar da Memória do Teatro de João Redondo, tendo como foco o folclorista Deífilo Gurgel, homenageado deste ano do Agosto da Alegria 2012

Ângela Escudeiro, (no dia 23, a partir das 13h30)atriz e bonequeira que já participou de mais de 40 Festivais de Teatro de Bonecos nacionais e internacionais, tendo participado de eventos e festivais, em algumas cidades da Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Argentina, França e outros. E no Brasil, em vários eventos e festivais em quase todo o país. Ela vai fazer um workshop com os mestres bonequeiros, aliando o fazer tradicional dos mestres, com as novidades e novos elementos que podem ser incorporados da contemporaneidade. “Seria uma espécie de reciclagem que a gente propõe aos mestres, sem claro, tirar as características essenciais que eles têm de sua brincadeira”, explica Graça Cavalcanti.
Mais informações: http://www.apotb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário