terça-feira, 14 de agosto de 2012

Evento mostra como criatividade vira um diferencial

Seminário de Economia Criativa do Rio Grande do Norte ratifica a importância da criatividade para criar negócios mais competitivos.


Imagine um vestido cujo tecido é feito a partir de fitas do Senhor do Bonfim ou luminárias que estampam a época do cangaço. Esses são exemplos simples de como a criatividade pode ser determinante para criar produtos com valor agregado. Os novos modelos de negócios que buscam inspiração na cultura, apropriando-se de ferramentas tecnológicas ou de design, serão foco do Seminário de Economia Criativa do Rio Grande do Norte. O evento é promovido pelo Sebrae e será realizado no dia 15, no auditório da Instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

O seminário tem como tema “A Criatividade a Favor do Empreendedorismo” e está inserido na programação do Agosto da Alegria, que deve promover 30 dias de atrações culturais e folclóricas na capital potiguar. A proposta do evento é mostrar como esse elemento é fundamental para funcionamento dos negócios, criação de produtos e manifestações artísticas. Além disso, mostra a criatividade como motivadora de soluções simples e inovadoras, que incentivam a economia da cultura em setores, design, moda, cinema, música, softwares, artesanato e entretenimento.

“Esse novo modelo de empreendedorismo tem inspiração na cultura e apropria-se desse elemento para criar novos produtos e ou basear seus negócios”, explica a gestora do de Produção Associada à Cultura do Sebrae-RN, Cátia Lopes. Segundo a gestora, o objetivo do seminário é apresentar, discutir e compreender os negócios que envolvem a economia criativa, as políticas públicas e a dinâmica dessas atividades. O Seminário de Economia Criativa contará com grandes nomes do país ligados a essa área.

Para abrir os debates, o pesquisador cultural, escritor e documentarista Leonardo Brant, que é presidente da Brant Associados, consultoria estratégica especializada em negócios criativos e grupo empresarial, responsável por iniciativas como Casa8, Cemec, Deusdará e este Cultura e Mercado. Autor do livro 'Cultura e Mercado', Leonardo fala sobre o Empreendedorismo Criativo.

Modelos de negócios

A economista e consultora Lídia Goldenstein vai abordar os diversos conceitos e setores da economia criativa, posicionando como uma estratégia de desenvolvimento e competitividade, enquanto o pernambucano Edgar Andrade apontará os cenários e as oportunidades, dentro desse segmento, apresentando aos participantes os mercados e os modelos de negócios criativos.

Representando a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Christiano Braga vai detalhar como internacionalizar os produtos da economia criativa. A agência é responsável por apoiar as empresas brasileiras com foco no mercado externo e os empresários estrangeiros que pretendem investir no Brasil.

A sustentabilidade também entra nas discussões. O designer e artista plástico Eduardo Miguel Pardo ministra a palestra Negócios Criativos Sustentáveis. A experiência do Território Criativo da Bomba de Hemetério será relatada pela consultora Karina Zapata. Com população de 12 mil habitantes, a Bomba do Hemetério, na zona norte do Recife, é considerada um dos berços culturais da cidade, com 56 das agremiações carnavalescas mais antigas e tradicionais de Pernambuco. A programação completa do Agosto da Alegria pode ser conferida no site http://www.cultura.rn.gov.br/.

Serviço:
http://portal.rn.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911 

Por: Cleonildo Mello - Assessoria do SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário