quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Novembro será o mês da música na Secultrn/FJA


 Serão oferecidas oficinas de capacitação e formação até o mês de dezembro

Novembro será o mês da música para a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), que dará o tom com 310 horas de aulas de capacitação e formação musical com oficinas abordando música clássica, popular e técnica para montagem de estúdio. As aulas seguirão cronogramas de acordo com a temática e acontecerão no período de 05 de novembro a 22 de dezembro. As inscrições são feitas no Instituto de Música Waldemar de Almeida e são gratuitas.

A programação começará com a Oficina “Sons do Clássico”, que objetiva ampliar e qualificar os conhecimentos dos músicos potiguares em música clássica, fazendo-os compreender os clássicos como Beethoven; Bah; Mozart, a música clássica francesa, alemã, espanhola, barroca, contemporânea; e, as óperas mais executadas no decorrer de suas histórias. As aulas, com carga total de 100h, acontecerão entre 05 e 29 de novembro, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, e serão divididas por temas e com grandes conhecedores da erudição musical. E, para abrir o ciclo de aulas, no dia 05 de novembro, às 18h30, o Salão Nobre do TAM receberá o palestrante Cláudio Galvão, Doutor em História pela USP, abordando o tema Os Clássicos Potiguares: Oriano de Almeida, Osvaldo de Sousa, Waldemar Almeida, que fará uma viagem no tempo, contando e redescobrindo os grandes clássicos do nosso Estado.

Seguindo a proposta de ampliar e fomentar o conhecimento dos músicos potiguares e entusiastas das artes populares, de 19 a 11/12, as oficinas “Música Popular Potiguar” oferecerão aulas sobre as características e peculiaridades da musica potiguar ministrada pelos músicos, professores e estudiosos da música potiguar, que cantam e encantam o Estado. As aulas acontecerão das 14h às 19h, no Campus da UERN da Av. Ayrton Senna, somando 100 horas de aula. E, para dar o pontapé inicial, no dia 19 de novembro, às 18h30, acontecerá a palestra de abertura com a temática “A música na obra de Câmara Cascudo”, pelo Professor Doutor Claudio Galvão. Aberta ao público.

Fechando o ciclo, no dia 26 começam as “Oficinas de Áudio e Vídeo: Montando nosso Estúdio”, que se estenderão até o dia 22 de dezembro, num total de 120 horas de aula. As oficinas serão ministradas na E. E. Edgar Barbosa, das 14h às 19h, e capacitarão os interessados em montagem e organização de estúdio de som e imagem, com grandes nomes do ramo aqui no RN.

As inscrições podem ser realizadas até o dia do começo de cada curso no IMWA, na Rua Açú, 666-A Tirol, com Vera Leão e Helena. Ao final das oficinas serão emitidos os certificados. Estando as aulas abertas para visitação do público. Demais informações podem ser obtidas através do (84) 3232-5357. E a programação completa será divulgada na página da Secultrn/FJA (www.cultura.rn.gov.br) ou no blog (http://secretariadeculturarn.blogspot.com.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário