terça-feira, 16 de outubro de 2012

Funarte/Minc e Secultrn/FJA realizam, de 17 a 21, os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012



Com a presença de renomados ministrantes, a abertura acontece amanhã no TCP Chico Daniel.

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) recebem os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012, que acontecerá em Natal entre os dias 17 e 21 de outubro, na sede da FJA, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel e no Instituto de Música Waldemar de Almeida. Nesta edição, terão aulas de técnicas de instrumento de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba); percussão; instrumentação e arranjo musical; regência; percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto); reparo e manutenção de instrumentos de sopros. A abertura oficial acontece amanhã, 17, a partir das 9h, noTCP.


Realizados pela Funarte/Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), os Painéis oferecem cursos com duração de cinco dias, ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. O público alvo será músicos e regentes de bandas e filarmônicas. Estão inscritos até o momento 125 alunos do RN, Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pará, Paraíba, Espírito Santo, alagoas e Pernambuco. E, os alunos remanescentes poderão se inscrever na hora.

No Rio Grande do Norte as oficinas oferecidas serão de Instrumentação e Arranjo, com Carlos Almada (RJ); Percepção Musical, Daniel Lopes (MG) e Stella Junia (RJ); Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro, Adevilson Cerqueira (SC); Clarinete, Max Ferreira (SP); Saxofone, Arley França (CE); Trompete, Leopoldo Artuzo (SP); Trombone, Gilvando Silva “Azeitona” (PB); tuba/Bombardino, Wilson Dias (SP) Percussão, Paraguassú Abrahão (RJ); e, Regência, com André Cardoso (RJ). E, cada candidato poderá se inscrever para uma única oficina. O programa completo e informações pertinentes a cada oficina estão no site da Funarte (www.funarte.gov.br).

O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976. Este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem. Este ano já aconteceram no Rio de Janeiro/RN e, após sua passagem por Natal, irão para Vigia (PA), em novembro; e Ponta Grossa (PR), em dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário