segunda-feira, 22 de outubro de 2012

II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal inicia dia 23 de outubro junto com a CIENTEC


FLiQ conta com o apoio do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo

O Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, tem o prazer apoiar o Circuito Potiguar do Livro, que traz a capital os mundos dos quadrinhos e da literatura na II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro de 2012, na Praça Cívica do Campus/UFRN. A FLiQ, como carinhosamente a feira foi apelidada, tem em sua raiz o estímulo à leitura e à produção literária. Serão quatro dias de inúmeras atrações para o público, que poderá se divertir, aprender, ler e saciar a curiosidade deste mundo tão encantador.

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) tem procurado incentivar cada vez mais medidas sócio-educativas, como as feiras de livros, através da sua Lei de Incentivo Fiscal, uma vez que, ampliar e fomentar a cultura literária é arraigar na formação a paixão e interesse pela leitura e aprofundar os conhecimentos culturais. E, a FLiQ tem o poder, através de seus quadrinhos, de chamar a atenção do público infantil ao adulto, sendo um nobre forma de incentivar o interesse pelas letras. 

A programação é extensa e variada, com mais de 50 horas de atividades entre oficinas; mesas diárias de debate e bate-papos com autores locais e nacionais; desenhistas e ilustradores; leituras de obras; lançamento de livros e quadrinhos, e ainda espaço para venda de materiais nos sebos, livreiros e nas editoras. Haverá ainda espaço para os cosplayers (pessoas que se vestem e agem como personagens de filmes, desenhos e histórias em quadrinhos) com direito a um concurso com premiações.

Entre os participantes da FLIQ 2012 estão confirmados: o cearense especializado em biografias Lira Neto, autor do livro “Getúlio: Dos anos de formação à conquista do poder”; o escritor pernambucano Marcelino Freire, o poeta potiguar Moacy Cirne, o jornalista e escritor cearense Xico Sá, a escritora e filósofa gaúcha Márcia Tiburi, além de Humberto Gessinger, vocalista do grupo Engenheiros do Hawaii e escritor, com quatro livros já publicados. No evento, estarão ainda os jornalistas e escritores Vicente Serejo, Carlos Fialho, Carlos Magno e Patrício Júnior; assim como José de Castro e a finalista do Prêmio Jabuti 2012, Salizete Freire, que vão discutir a temática da literatura infantil. Na área de quadrinhos estarão presentes  Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Souza Produções; e Maurício Ricardo, roteirista e desenhista do site charges.com.br. Além deles, a historiadora Milena Azevedo; os chargistas Brum e Ivan Cabral; os quadrinistas Juscelino Neco, Wanderline Freitas, Henrique Magalhães, José Veríssimo, Flávio Luiz e Gustavo Duarte; estarão participando da FLIQ.

Na Feira deste ano serão realizados ainda o lançamento do I Prêmio Petrobras de Quadrinhos e a premiação do VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel, além da entrega de livros do V Prêmio Cosern Literatura de Cordel. O centenário de Luiz Gonzagatambém será comemorado com o lançamento do livro “Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte”, de Kydelmir Dantas.

Com um ambiente reservado para autores locais e nacionais que estejam lançando livros, quadrinhos e cordéis, o Espaço do Autor promoverá o encontro dos escritores com os seus leitores, permitindo a troca de conversas e autógrafos. Já o Espaço do Cordel reunirá vários cordelistas do RN, possibilitando que a arte popular e a cantoria permeiem os labirintos da FLIQ.

A Feira do Livro de Natal integra o Circuito Potiguar do Livro, juntamente com as Feiras de Mossoró e do Seridó. A Feira tem o patrocínio da Unimed, Petrobras, Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, BNDES, Banco do Nordeste, Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura e Governo Federal; e apoio da Cosern, Sebrae, Fundação José Augusto e UFRN.


 Isaura Rosado no almoço de lançamento da FLiQ,
no restuarnte Abade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário