quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ministra discute Sistema Nacional de Cultura

Marta Suplicy conversou com secretários de 13 estados e do Distrito Federal, incluido Isaura Rosado
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu em seu gabinete, em Brasília, nesta terça-feira (23), representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

No encontro, a ministra assinalou a importância de ouvi-los sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), bem como sobre a operacionalização dos Pontos de Cultura nos municípios brasileiros. “Vocês têm a mão na massa”, resumiu Marta.

Além do presidente do Fórum, Hamilton Pereira, secretário de cultura do DF, representantes de 13 estados estavam presentes: Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Goiás.

À ministra falaram da implantação e da adequação de seus municípios ao Sistema Nacional de Cultura. Além da adesão dos estados ao Sistema, os municípios também precisam adequar suas legislações. Diante de suas experiências exitosas e também de dificuldades, fizeram uma narrativa do andamento de ações que visam integrar, articular e organizar a gestão cultural no país. Houve destaque na conversa para os Pontos de Cultura em cada estado.

SNC

O Sistema Nacional de Cultura tem como objetivo aproximar as administrações federal, estaduais e municipais e a sociedade civil, no intuito de criar uma política de Estado. A institucionalização do SNC na Constituição Federal do país representa a estabilidade das políticas culturais como políticas de Estado, incentivando a cooperação dos entes federados na execução das políticas de cultura e assegurando a participação democrática na formulação e acompanhamento dessas políticas.





(Texto: Cora Dias, Ascom/MinC)
(Foto: Jéssica Tavares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário