terça-feira, 23 de outubro de 2012

Secultrn/FJA oferece Oficinas de Música Clássica com duração de 100 horas de aula


“O Som dos Clássicos” acontecem de 05 a 29 de novembro, com inscrições abertas no IMWA 

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), através de convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), oferecem aos músicos do Estado as Oficinas “O Som dos Clássicos”, com aulas no período de 05 a 29 de novembro, com uma carga horária total de 100 horas, com professores de gabarito, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão. As inscrições podem ser feitas até o início das aulas no Instituto de Música Waldemar Almeida. A abertura contará com a palestra, aberta ao público, do Doutor em História Cláudio Galvão.

A fim de ampliar e qualificar os conhecimentos dos músicos potiguares em música clássica, fazendo-os compreender os clássicos como Beethoven; Bah; Mozart, a música clássica francesa, alemã, espanhola, barroca, contemporânea; e, as óperas mais executadas no decorrer de suas histórias, foram pensadas as oficinas, que terão 100 horas de aula, divididas por temas e com grandes conhecedores da erudição musical. E, para abrir o ciclo de aulas, no dia 05 de novembro, às 18h30, o Salão Nobre do TAM receberá o palestrante Cláudio Galvão, Doutor em História pela USP, abordando o tema Os Clássicos Potiguares: Oriano de Almeida, Osvaldo de Sousa, Waldemar Almeida, que fará uma viagem no tempo, contando e redescobrindo os grandes clássicos do nosso Estado. 

Já as aulas acontecerão em módulos, no Salão Nobre do TAM, das 13h30 às 18h, ficando assim divididas: nos dias 05 e 06, começará com o tema Música Barroca, ministrada por Fábio Presgrave, professor doutor em Música pela UNICAMP/SP; 07 e 08, a oficina Música de Câmara: A arte de tocar e ouvir, ficará a cargo de Durval Cesetti, professor doutor em Música pela McGill University/Canadá; 09 e 10, acontece Interpretação da Obra de Bach: uma abordagem sobre a sonoridade, estética do compositor e sua época, com Danilo Guanais, professor doutor em Composição pela UNIRIO/UFRN; 12 e 13, será a vez de Interpretação da Obra de Mozart: uma abordagem sobre a sonoridade, estética do compositor e sua época, por André Luiz Muniz, professor doutor em Música pela Universidade de Montreal/Canadá; 19 e 20, Música de Câmara: Canções espanholas e brasileiras, com Elke Beatriz Riedel, professora doutora em Canto-Performance pela Universidade de Michigan/EUA; 21 e 22, acontece A música dos séculos XX e XXI, por Marcus Varela, doutorando em Composição pela UNIRIO/UFRN; 23 e 24, Ópera: estética, abordagem de papéis e comportamento vocal, ministrada por Albert Halfon, formação de Regência pela UFRN/RN; 26 e 27, traz Música dos Séculos XIX e XX - Francesa e Alemã, novamento com Danilo Guanais; e, por fim, nos dias 28 e 29, Interpretação da Obra de Mozart: uma abordagem sobre a sonoridade, estética do compositor e sua época, também com André Luiz Muniz.

As inscrições custarão R$ 10,00 e serão realizadas até o início das aulas, no Instituto de Música Waldemar de Almeida, na Rua Açú, 666-A Tirol, com Vera Leão e Helena. Ao final das oficinas serão emitidos os certificados. Estando as aulas abertas para visitação do público. Demais informações pode ser obtidas através do (84) 3232-5357.

Iniciarão ainda no mês de novembro as oficinas de música: Música Potiguar, sobre as características e peculiaridades da musica potiguar; e, Oficinas de Áudio e Vídeo, de organização e montagem de estúdio de som e imagem, seguindo o mesmo formato. Em breve, divulgaremos mais detalhes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário