quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ministério da Cultura vira parceiro do projeto de restauração da Fortaleza dos Reis Magos


O projeto arquitetônico e paisagístico da Fortaleza dos Reis Magos foi apresentado nesta quarta-feira (24) à Ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante audiência em Brasília. A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado, detalharam todo o plano de restauração do Fortaleza, orçado em quase R$ 3 milhões, aos técnicos do Ministério que participaram da reunião.

Diante da explanação do projeto, a ministra Marta assumiu o compromisso de estabelecer uma parceria do Ministério da Cultura com o Governo do Estado para dar agilidade à liberação dos recursos financeiros e viabilizar o início da restauração.  "O projeto da Governadora é uma beleza. O Forte já é lindo, mas a implantação do projeto o tornará ainda mais atrativo, porque ele deixa de ser apenas uma estrutura física bonita para ser um atrativo cultural", disse.  Marta também demonstrou disposição em ajudar o Governo potiguar a conseguir todos os recursos de uma só vez para que até a Copa do Mundo a obra esteja totalmente concluída. "Vamos conseguir os recursos financeiros ou por meio de emendas parlamentares ou por meio da Lei Rouanet, mas, com certeza, vamos abraçar esse projeto para que até a Copa do Mundo de 2014 o natalense e os turistas possam desfrutar de um Forte ainda mais atrativo", garantiu.

Após a reunião, a secretária Isaura Rosada ressaltou que, com o resultado positivo do encontro com a Ministra da Cultura, a expectativa é de que a restauração da Fortaleza dos Reis Magos comece e termine já no ano que vem. "O encontro com a Ministra foi bastante positivo e nós acreditamos que, em decorrência disso, a obra será iniciada o mais breve possível e finalizada já no próximo ano", concluiu. 
 
A governadora Rosalba Ciarlini lembrou a importância de estruturar os monumentos históricos para os grandes eventos que o estado irá receber, como a Copa do Mundo. "Nossos monumentos históricos precisam ficar bem estruturados para a visitação durante os grandes eventos que o estado irá sediar. E os investimentos em cultura dão suporte ao nosso turismo e, consequentemente, à economia do nosso estado", declarou Rosalba, ressaltando a sua experiência em transformar eventos culturais em fonte de geração de emprego e renda, como fez com o Mossoró Cidade Junina, quando era prefeita da cidade.

Fotos: Rominna Jácome





Nenhum comentário:

Postar um comentário