sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Camerata de Vozes do RN participa do 18ª Festival Unicanto de Corais no PR



Grupo vocal foi convidado para realizar a abertura e encerramento do grande festival

Vozes de diversos tons e timbres se reúnem em Londrina/PR para celebrar a maioridade de um dos mais tradicionais eventos de canto do país. O Festival Unicanto de Corais chega à 18ª edição levando cerca de 800 coralistas de diversas cidades do Brasil e do exterior. As apresentações acontecem de 30 de outubro a 3 de novembro no palco do Teatro Marista, praças e outros espaços públicos e privados da cidade e região. E, a abertura e encerramento ficam a cargo da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, sob a regência do Monsenhor Pedro.

Neste ano o festival contará com a participação de 24 corais que se revezarão nas apresentações agendadas para os cinco dias do festival, vindos de diversos cantos do país e participação do Coro Uensa, da Venezuela. Durante o oficial Concerto de Abertura no próximo dia 30, às 20 horas, no Teatro Marista, acontecerão as apresentações da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, Grupos Chorus de Londrina e Coral Uensa, da Venezuela. O eventocontará ainda com coros de Vitória (ES), Colorado, Maringá e Cambé.
 
Na apresentação de abertura, o grupo potiguar composto por 34 pessoas, todos selecionados pelo próprio regente, Monsenhor Pedro, trabalhará em seu repertório composições variadas, passando pelas músicas sacras, afro-americanas e também brasileiras. Além do rico repertório, a Camerata apresentará uma performance com variações entre vocal, instrumental e declamação, demonstrando a junção dos músicos e literatos, por meio de melodramas. 

A exemplo de outros anos, integrantes da maioria dos corais se reúnem para a tradicional missa de encerramento do evento, no qual a Camerata de Vozes fará mais uma de suas belas apresentações. A celebração litúrgica está programada para o dia 3 de novembro, às 10 horas, na Paróquia Santo Antônio em Cambé, onde haverá apresentação de um coro com 150 vozes. 

O evento, organizado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), através da Casa de Cultura da instituição, é um grande convite para a Camerata, enaltecendo o brilhante trabalho que vem sido desenvolvido por seu regente e seus integrantes. O que, a cada dia, mostra na decisão acertada da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) em criar um grupo, que em tão pouco tempo, já vem ganhando destaque nacional, com convites como este, que mostram a força que a música erudita potiguar pode alcançar.

Em sua 18ª edição o evento conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura do Brasil, Bunge, P.B Lopes, Scania, Oi, Indústrias Penacchi, Cacique Café Solúvel, Parque das Allamandas, Unimed Londrina, além da Caixa Econômica Federal. E, desde a sua criação, o Festival Unicanto de Corais já recebeu 13 mil coralistas de 460 corais de vários estados brasileiros e de 10 países, como Alemanha, Canadá, Holanda, Rússia e Polônia, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário