quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Oficinas de Música Popular Potiguar acontecerão de 19 de novembro a 11 de dezembro


Com carga horária total de 110horas/aula, os interessados podem se inscrever no IMWA

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), através de convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), oferecem aos músicos do Estado as Oficinas “Música Popular Potiguar”. As aulas acontecerão no período de 19 de novembro a 11 de dezembro, no Campus da UERN Zona Sul, dividas em módulos, somando um total de 110 horas/aula. As inscrições podem ser feitas até o início das aulas no Instituto de Música Waldemar Almeida. A abertura contará com a palestra, aberta ao público, do Doutor em História Cláudio Galvão.

Seguindo a proposta de ampliar e fomentar o conhecimento dos músicos potiguares e entusiastas das artes populares, assim como acontecerá com as oficinas “Os Sons Clássicos”, as oficinas “Música Popular Potiguar” oferecerão aulas sobre as características e peculiaridades da musica potiguar ministrada pelos músicos, professores e estudiosos da música potiguar, que cantam e encantam o Estado. E, para dar o pontapé inicial, no dia 19 de novembro, às 18h30, acontecerá a palestra de abertura com a temática “A música na obra de Câmara Cascudo”, pelo Professor Doutor Claudio Galvão. Aberta ao público.

As oficinas serão divididas em disciplinas com carga horária de 9h/a, entre as 13h30 e 18h, na sede do Campus Zona Sul da UERN, seguindo o seguinte cronograma:

- 19 e 20: A MPB nos instrumentos de corda, ministrada por Luiz Antônio, Bacharel em Música. - 21 e 22: Cantar MPB - técnica vocal, interpretação e repertório, ministrada pelo maestro Linus Lerner, Doutor em Música.
- 23 e 24: Chorinho e K-Ximbinho - conheça a arte do choro através das músicas do gênio potiguar, ministrada por Klênio Barros, Músico e Professor de trombone da Escola de Música da UFRN.
- 26 e 27: Toque de Viola - Técnicas e escala da música nordestina, ministrada por Arcésio Santos, Compositor, violeiro, educador e pesquisador do uso e ritmos da viola no Nordeste.
- 28 e 29: Percussão de Pernambuco: Frevo e Maracatu, ministrada por Germana França, Doutoranda em Música pela UNIRIO/UFRN.
- 30 e 01/12: A base do Jazz - Condução rítmica, walking bass e acordes, ministrada por Júnior Primata, Músico e Professor de contra –baixo- elétrico da Escola de Música da UFRN.
- 03 e 04/12: Escola de Samba - A formação e o papel da percussão no samba enredo, por Kleber Moreira, professor de percussão erudita e músico da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN.
- 05 e 06/12: Baixo-elétrico-Levadas: Condução de ritmos brasileiros, por Felipe Morais, Professor de baixo-elétrico.
- 07 e 08/12: Improviso – Teclado e Piano, com o músico Paulo César.
- 10 e 11/12: Improviso – Teclado e Violão, com o músico instrumentista Robert Nicholas.

As inscrições custarão R$ 10,00 e serão realizadas até o início das aulas, no Instituto de Música Waldemar de Almeida, na Rua Açú, 666-A Tirol, com Vera Leão e Helena. Ao final das oficinas serão emitidos os certificados. Estando as aulas abertas para visitação do público. Demais informações podem ser obtidas através do (84) 3232-5357.

Iniciará, ainda no final do mês de novembro, as Oficinas de Áudio e Vídeo, de organização e montagem de estúdio de som e imagem, seguindo o mesmo formato. Em breve, divulgaremos mais detalhes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário