terça-feira, 23 de outubro de 2012

Primeira etapa do Edital Cena Aberta habilita 61 candidatos para as oficinas de seleção

O edital apoaido pela Lei Câmara Cascudo divulgará seu resultado final no dia 05 de novembro

O Edital Cena Aberta Formação, patrocinado pelo Governo do RN e COSERN, através da Lei Câmara Cascudo, encerrou o período de inscrições na última segunda-feira, 15 de outubro, com o número de 78 inscritos, sendo 61 habilitados na primeira etapa da seleção que consistiu na análise técnica da inscrição, conforme solicitado em edital.

A segunda etapa de avaliação será a realização de uma oficina com os 61 candidatos habilitados, entre os dias 23 e 26 de outubro, e selecionará até 30 candidatos. A terceira e última etapa será uma semana de avaliação (de 29 de outubro a 01 de novembro) levando em consideração os seguintes critérios de seleção: disponibilidade, pontualidade e assiduidade nas oficinas, trabalho em equipe e comprometimento.

O resultado final com os nomes dos 5 atores selecionados para a montagem de um espetáculo infantil será divulgado por Henrique Fontes, diretor do projeto, no dia 05 de novembro de 2012, a partir das 9h na Casa da Ribeira. Os ensaios já iniciam no dia seguinte e seguem até 21 de dezembro, das 9h às 13h, reiniciando dia 07 de janeiro de 2013, após o recesso de fim de ano.

Durante quatro meses os 5 atores selecionados receberão uma bolsa-montagem no valor de R$1.200, e cachê de R$100 por cada apresentação realizada para os estudantes das escolas públicas beneficiadas pelo projeto e formação com uns dos melhores profissionais de teatro da cidade. Nomes como João Marcelino, Henrique Fontes, Cláudia Viana, Clotilde Tavares, Quitéria Kelly, Heliana Pinheiro e Luiz Gadelha, estão entre os profissionais que darão o suporte na formação dos novos atores e montagem do espetáculo.

O resultado será a montagem de um espetáculo de teatro voltado para todos os públicos, com foco especial nas crianças e jovens que têm pouco acesso aos espetáculos teatrais. A estreia está marcada para 6 de março de 2013, aniversário da Casa da Ribeira, seguida de apresentações ao longo de quatro meses, e pretende atingir mais de 11 mil crianças da rede de escolas públicas e particulares da cidade.

QUEM É QUEM | Conheça os profissionais envolvidos

HENRIQUE FONTES | Diretor

Ele é ator, diretor, dramaturgo, e sócio-fundador e atual diretor artístico do Espaço Cultural Casa da Ribeira. Como ator esteve em mais de 30 produções, com passagem pelo Grupo Clowns de Shakespeare (8 anos) ; Grupo Beira de Teatro (5 anos); Maine Masque (Maine - EUA - 1 ano); além de produções independentes em Natal e no estado de Minnesota (EUA). Como diretor tem 10 trabalhos estreados, entre eles A Mar Aberto, Pobres de Marré, Fluvio e o Mar entre outros, incluindo duas produções de médio porte (40 profissionais envolvidos em cada) e duas de grande porte ( 200 profissionais envolvidos em cada). Como dramaturgo tem 7 textos escritos e montados.

CLOTILDE TAVARES | Dramaturgia

Natural de Campina Grande e radicada em Natal, é escritora, dramaturga, atriz, professora de teatro e pesquisadora em cultura popular. Já publicou mais de 30 títulos entre peças teatrais, livros e folhetos de cordel. Mantém sites na Internet, administra listas de discussão e está presente no Twitter, Facebook e no seu blogumaseoutras.com.br, sempre com temas culturais.

JOÃO MARCELINO | Cenografia e figurino

Natural de Macaíba, estudou na Escola Internacional de Antropologia - ISTA, com o mestre Eugênio Barba. Como diretor, figurinista, cenógrafo, maquilador e ator, participou de 68 espetáculos dentre os quais dirigiu 30, recebendo 22 prêmios nacionais e 1 internacional. Começou no teatro em 1980 e foi Diretor de algumas montagens do espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró".

QUITÉRIA KELLY | Assistente de Direção

Ela é atriz, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, iniciou sua trajetoria nos palcos em 1998. De lá pra cá participou de vários grupos de teatro da cidade estando atualmente no Grupo Carmin. Hoje, além das atividades do Grupo Carmin com os espetáculos Pobres de Marré e Castelo de Lençóis, Quitéria ainda participa do elenco do espetáculo infantilO Ratinho Teobaldo. Em 2009 dirigiu junto com Henrique Fontes o Auto de Natal. Em 2011 foi convidada pelo Coletivo Angu de teatro, grupo pernambucano para compor o elenco, como stand in, das peças Essa Febre que não passa e Angu de Sangue.

LUIZ GADELHA | Compositor

Ele é cantor e compositor. Atualmente integra a banda revelação da cidade, Talma &Gadelha. Já compôs algumas trilhas para espetáculos teatrais como O tempo da chuva (2005); Pq nunca nos trataram com amor (2008), Auto de Natal (2008 e 2009) e Corte Sem Casca (2010), além da música tema do filme Viva o cinema brasileiro de Bucas Dantas (2006). Tem parcerias com diversos nomes da música local em projetos como o Retrovisor, Onoffre e Trem Fantasma. Recentemente recebeu os prêmios Cultura de melhor compositor e intérprete em 2011 e 2012 e também o Prêmio Hangar 2012 de melhor compositor.

ANA CLAUDIA VIANA | Preparadora corporal

Ela é diretora artística e dançarina-criadora do NAMMU Dança, que em seus dois anos de existência, estreou Nós, Sós (2010), e Ad Infinitum (2011), criado juntamente com a Ong.Micromundo. Dançarina e artista-educadora, é mestre em Artes Cênicas e graduada em Educação Física pela UFRN. De 1990 e 2008, foi dançarina da Gaya Dança Contemporânea (UFRN); de 2008 a 2011 trabalhou como assistente artística do Grupo Casa da Ribeira de Teatro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário