quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Novembro será o mês da música na Secultrn/FJA


 Serão oferecidas oficinas de capacitação e formação até o mês de dezembro

Novembro será o mês da música para a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), que dará o tom com 310 horas de aulas de capacitação e formação musical com oficinas abordando música clássica, popular e técnica para montagem de estúdio. As aulas seguirão cronogramas de acordo com a temática e acontecerão no período de 05 de novembro a 22 de dezembro. As inscrições são feitas no Instituto de Música Waldemar de Almeida e são gratuitas.

A programação começará com a Oficina “Sons do Clássico”, que objetiva ampliar e qualificar os conhecimentos dos músicos potiguares em música clássica, fazendo-os compreender os clássicos como Beethoven; Bah; Mozart, a música clássica francesa, alemã, espanhola, barroca, contemporânea; e, as óperas mais executadas no decorrer de suas histórias. As aulas, com carga total de 100h, acontecerão entre 05 e 29 de novembro, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, e serão divididas por temas e com grandes conhecedores da erudição musical. E, para abrir o ciclo de aulas, no dia 05 de novembro, às 18h30, o Salão Nobre do TAM receberá o palestrante Cláudio Galvão, Doutor em História pela USP, abordando o tema Os Clássicos Potiguares: Oriano de Almeida, Osvaldo de Sousa, Waldemar Almeida, que fará uma viagem no tempo, contando e redescobrindo os grandes clássicos do nosso Estado.

Seguindo a proposta de ampliar e fomentar o conhecimento dos músicos potiguares e entusiastas das artes populares, de 19 a 11/12, as oficinas “Música Popular Potiguar” oferecerão aulas sobre as características e peculiaridades da musica potiguar ministrada pelos músicos, professores e estudiosos da música potiguar, que cantam e encantam o Estado. As aulas acontecerão das 14h às 19h, no Campus da UERN da Av. Ayrton Senna, somando 100 horas de aula. E, para dar o pontapé inicial, no dia 19 de novembro, às 18h30, acontecerá a palestra de abertura com a temática “A música na obra de Câmara Cascudo”, pelo Professor Doutor Claudio Galvão. Aberta ao público.

Fechando o ciclo, no dia 26 começam as “Oficinas de Áudio e Vídeo: Montando nosso Estúdio”, que se estenderão até o dia 22 de dezembro, num total de 120 horas de aula. As oficinas serão ministradas na E. E. Edgar Barbosa, das 14h às 19h, e capacitarão os interessados em montagem e organização de estúdio de som e imagem, com grandes nomes do ramo aqui no RN.

As inscrições podem ser realizadas até o dia do começo de cada curso no IMWA, na Rua Açú, 666-A Tirol, com Vera Leão e Helena. Ao final das oficinas serão emitidos os certificados. Estando as aulas abertas para visitação do público. Demais informações podem ser obtidas através do (84) 3232-5357. E a programação completa será divulgada na página da Secultrn/FJA (www.cultura.rn.gov.br) ou no blog (http://secretariadeculturarn.blogspot.com.br).


terça-feira, 30 de outubro de 2012

RN tem a honra de receber o ilustre artista potiguar Rossini Perez, de 01 a 11/11


Rossini fará estudos para a montagem de sua exposição que acontecerá em 2013

O Rio Grande do Norte terá o privilégio de receber, do dia 01 ao dia 11 de novembro, a presença do grande mestre da gravura, Rossini Perez, que vem ao Estado para fazer um estudo in loco das salas de exposição da Pinacoteca do Estado, a convite da Secretaria Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), para escolher a que terá o inenarrável deleite de receber suas obras na exposição que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2013. Ele ainda fará visitas à Macaíba e doações de algumas de suas obras à Pinacoteca.

Rossini Perez é considerado um verdadeiro mestre na arte da gravura, contemplando trabalhos nas técnicas da xilogravura, linóleo, serigrafia, gravura em metal e algumas litografias inéditas. Todas com traços, cores e texturas impressionantes e predominantemente abstratas, suas obras correm o mundo e são destaques no cenário internacional.

Natural de Macaíba, nascido em 1932, Rossini se mudou para o Rio de Janeiro em 1943 e nesta cidade teve seu trabalho consagrado e ganhou notoriedade artística. Sua formação começou na década de 50, em cursos livres de pintura, desenho e gravura com nomes consagrados, entre os quais se destaca Iberê Camargo. Quando, em 1958, a Sociedade Os Amigos da Gravura realiza a primeira grande tiragem de sua obra “Morro”, a carreira de Rossini começa a deslanchar, chegando inclusive a ganhar o público e crítica internacional.

Além de ter morado na Europa e aperfeiçoado sua técnica no continente, o artista participou de mais de onze bienais internacionais, incluindo a de Veneza, viajou o mundo com mostras individuais e coletivas e lecionou em escolas de artes. Além de ter implantado as oficinas de gravura em metal do Instituto Brasil-Bolívia de La Paz (Bolívia), do Instituto de Artes de Dakar (Senegal) e do Centro de Criatividade da Fundação Cultural do Distrito Federal.

No Brasil, destaca-se o período em que deu aulas no Ateliê de Gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Também, como fotógrafo, Perez documentou as transformações da cidade do Rio de Janeiro resultantes de intervenções urbanas, como as obras para a construção do metrô. Registrou estatuária e detalhes da arquitetura carioca em muitas edificações mais tarde demolidas. Sua obra é composta por cerca de 7,5 mil imagens. 

 Espatulada II, 1963 - Rossini Peres - Do acervo da Pinacoteca de SP

 Fotografia do Rio de Janeiro, por Rossini

Secultrn/FJA lançará, em novembro, três editais de ocupação do TAM e da Pinacoteca do Estado para 2013

Com o final do ano chegando, a Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) começam a pensar e trabalhar suas programações para o ano de 2013. E, seguindo a linha adotada no decorrer de 2012, após a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e criação do Fundo Estadual de Cultura (FEC), com a implementação de editais, serão lançados três editais de ocupação para o Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado e o Teatro Alberto Maranhão.

Para a ocupação da Pinacoteca do Estado serão lançados dois editais: para "Seleção da Mostra Coletiva Estação Verão", que seleciona obras para compor o coletivo, que ficará exposto durante os meses do veraneio de 2013; e, o "Edital de Ocupação das Salas de Exposição da Pinacoteca Potiguar 2013", que selecionará as exposições que ficarão expostas durante a programação de 2013, como aconteceu nesse ano com grandes exposições, sendo pelo menos uma por mês.

Os dois estarão disponíveis para inscrição e todas as informações do processo seletivo a partir do dia 1º de novembro.

Já para o Teatro Alberto Maranhão, no dia 26 de novembro, será lançado o "Edital de Ocupação do TAM para o ano de 2013", que selecionará espetáculos de dança, humor, teatro e afins.

Em breve, todas as informações estarão divulgadas na página da Secultrn/FJA, www.cultura.rn.gov.br, e no blog, http://www.secretariadeculturarn.blogspot.com. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Começa hoje (29) terceira etapa de oficinas do Cena Aberta Formação



Os 23 habilitados para a última fase do processo de seleção terão aulas de corpo, voz e criação de cenas

Na última semana o edital Cena Aberta Formação, patrocinado pelo Governo do RN e COSERN, através da Lei Câmara Cascudo, passou por mais uma etapa de seleção. Durante três dias, dos 61 habilitados na primeira fase, 47 pessoas compareceram e participaram das oficinas. 

Ao final 23 candidatos foram selecionados para a próxima fase que terá duração de 4 dias, a partir desta segunda-feira, e simulará o processo de montagem com aulas de corpo, voz e criação de cenas. Segundo Henrique Fontes, diretor da equipe e um dos curadores das oficinas, o clima da primeira semana de vivência foi de descontração e oportunidades para cada candidato mostrar suas aptidões. 

"Sempre ao final garantimos espaço para uma fala de avaliação de cada um e o que ouvimos em geral foi que todos se sentiram respeitados e muito à vontade no processo de seleção", comemorou Henrique.

Diferente dos processos de audições convencionais, onde um sobe ao palco por vez, os candidatos foram surpreendidos e se mostraram muito receptivos com as oficinas e o espaço aberto para interação com todo o grupo. 

O resultado final com os nomes dos 5 atores selecionados para a montagem de um espetáculo infantil será divulgado no dia 05 de novembro de 2012. Os ensaios já iniciam no dia seguinte e seguem até 21 de dezembro, das 9h às 13h, reiniciando dia 07 de janeiro de 2013, após o recesso de fim de ano.




 Imagens da etapa anterior

NOTA DE ADIAMENTO DO CONCERTO OFICIAL DE OUTUBRO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN - OSRN


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA – FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



Natal (RN), 29 de outubro de 2012


NOTA DE ADIAMENTO DO CONCERTO OFICIAL DE OUTUBRO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN - OSRN

A Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), comunica que o Concerto Oficial de Outubro da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), da Temporada 2012, que aconteceria na próxima terça-feira, 30, no Teatro Alberto Maranhão, e o cocerto didático do dia 31 serão adiados para o mês de novembro. 

Com o objetivo de manter o trabalho que foi reiniciado este ano pela OSRN e os concertos oficias e didáticos realizados todos os meses, a Secultrn/FJA, junto com a coordenação da OSRN, divulgarão em breve nova data para o concerto de outubro, o que não adiará e nem interferirá nos concertos de novembro. 

Para demais informações, entrar em contato com a OSRN: 84 3232-5318.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Camerata de Vozes do RN participa do 18ª Festival Unicanto de Corais no PR



Grupo vocal foi convidado para realizar a abertura e encerramento do grande festival

Vozes de diversos tons e timbres se reúnem em Londrina/PR para celebrar a maioridade de um dos mais tradicionais eventos de canto do país. O Festival Unicanto de Corais chega à 18ª edição levando cerca de 800 coralistas de diversas cidades do Brasil e do exterior. As apresentações acontecem de 30 de outubro a 3 de novembro no palco do Teatro Marista, praças e outros espaços públicos e privados da cidade e região. E, a abertura e encerramento ficam a cargo da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, sob a regência do Monsenhor Pedro.

Neste ano o festival contará com a participação de 24 corais que se revezarão nas apresentações agendadas para os cinco dias do festival, vindos de diversos cantos do país e participação do Coro Uensa, da Venezuela. Durante o oficial Concerto de Abertura no próximo dia 30, às 20 horas, no Teatro Marista, acontecerão as apresentações da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, Grupos Chorus de Londrina e Coral Uensa, da Venezuela. O eventocontará ainda com coros de Vitória (ES), Colorado, Maringá e Cambé.
 
Na apresentação de abertura, o grupo potiguar composto por 34 pessoas, todos selecionados pelo próprio regente, Monsenhor Pedro, trabalhará em seu repertório composições variadas, passando pelas músicas sacras, afro-americanas e também brasileiras. Além do rico repertório, a Camerata apresentará uma performance com variações entre vocal, instrumental e declamação, demonstrando a junção dos músicos e literatos, por meio de melodramas. 

A exemplo de outros anos, integrantes da maioria dos corais se reúnem para a tradicional missa de encerramento do evento, no qual a Camerata de Vozes fará mais uma de suas belas apresentações. A celebração litúrgica está programada para o dia 3 de novembro, às 10 horas, na Paróquia Santo Antônio em Cambé, onde haverá apresentação de um coro com 150 vozes. 

O evento, organizado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), através da Casa de Cultura da instituição, é um grande convite para a Camerata, enaltecendo o brilhante trabalho que vem sido desenvolvido por seu regente e seus integrantes. O que, a cada dia, mostra na decisão acertada da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) em criar um grupo, que em tão pouco tempo, já vem ganhando destaque nacional, com convites como este, que mostram a força que a música erudita potiguar pode alcançar.

Em sua 18ª edição o evento conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura do Brasil, Bunge, P.B Lopes, Scania, Oi, Indústrias Penacchi, Cacique Café Solúvel, Parque das Allamandas, Unimed Londrina, além da Caixa Econômica Federal. E, desde a sua criação, o Festival Unicanto de Corais já recebeu 13 mil coralistas de 460 corais de vários estados brasileiros e de 10 países, como Alemanha, Canadá, Holanda, Rússia e Polônia, entre outros.