terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Solenidade de abertura da II Etapa do Curso de Formação dos Agentes de Leitura empolga participantes em Mossoró



Governadora do Estado Rosalba Ciarlini interagiu com os formandos e anunciou um prêmio para os melhores ao final do programa


O antigo Seminário Santa Terezinha, atual Centro de Formação Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró, estava em festa na tarde desta segunda-feira, 21, ao receber seus mais de 230 agentes de leitura, que fizeram bonito ao receberem, na cerimônia de abertura da II Etapa do Curso de Formação do Programa Agentes de Leitura, a governadora do Estado Rosalba Ciarlini, a secretaria extraordinária da Cultura Isaura Rosado, a prefeita de Mossoró Carla Regina e demais autoridades. Quem deu o ritmo para a alegre solenidade foi a banda de música do projeto Mais Educação do município e o grupo folclórico Variete.


O entusiasmo dos agentes em formação era contagiante, o que fez a solenidade ganhar ares de celebração, de festa e mostrar que o projeto está cada vez mais consolidado e trará bons frutos para o desenvolvimento cultural e educacional no nosso Estado, quando os 550 agentes estiverem nas ruas levando suas bibliotecas móveis, com suas bicicletas, para as comunidades carentes a partir de março.


Ao abrir o curso de formação para Agentes de Leitura dos 21 municípios que compõem o polo de Mossoró, a governadora Rosalba Ciarlini, anunciou premiação para aqueles que se destacarem no programa. ”Quero saber quem vai ser Agente nota 10”, afirmou a Rosalba, adiantando que os que conseguirem estimular a prática de leitura para mais famílias, serão recompensados.
Segundo a governadora, quando se consegue fazer um jovem valorizar um livro, a leitura, ele valoriza a educação e que deve ser um projeto expandido para levar leitura a todos os municípios do Estado. O mesmo pensamento tem a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.” Vocês não são apenas agentes de leitura, mas agentes de transformação social”, conceituou, ressaltando que o jovem selecionado é um agente de conhecimento.

Já para a secretária extraordinária da Cultura, Isaura Amélia, a maior vantagem do programa é beneficiar famílias de maior vulnerabilidade social. “A leitura estimula as boas práticas sociais”, afirma, acrescentando que o programa vai levar livro e leitura para mais de 15 mil famílias em 41 municípios do Rio Grande do Norte. Cada agente que deve ter entre 18 e 29 anos, ficará responsável por 30 famílias, por semana. Eles receberão 100 livros, bicicleta e uma bolsa de R$ 350 reais, por mês. Esse material de trabalho vai ser entregue em solenidade que deve marcar o dia nacional da poesia, 14 de março, em Natal.


Logo após a cerimônia foi servido o jantar e aconteceu a primeira mesa redonda sobre “Vingt-Rosado e a Coleção Mossoroense”, com Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho, Antônio Kidelmir Dantas de Oliveira e Antônio Marcos de Oliveira, que já mostrou que o curso trará muito conhecimento literário e trará uma amostra importante da rica cultura potiguar. O curso acontece até o dia 25 e terá mais duas mesas redondas sobre “Poetas Potiguares” e “Literatura Infanto-Juvenil”.




 Fotos: Carlos Costa







Fotos: Denise Barcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário