sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Secultrn/FJA convida o designer Marcello Dantas para conhecer o Memorial Câmara Cascudo



Visita do responsável pelo projeto do Museu da Língua Portuguesa (SP) visa o possível interesse em trabalhar no projeto de restauração do museu


Com a nova emenda para a cultura, empenhada no Orçamento Geral do Estado, de R4 20 milhões, as ações da Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) ganham mais forças e vitalidade. Com esta emenda o objetivo será recuperar e qualificar os museus, dando lastro cultural ao turismo, educação e à Copa do Mundo de 2014. A sua inclusão permitirá a modernização, restauração e preservação do patrimônio histórico. Entre os equipamentos culturais serão prioridade, num primeiro momento, a Fortaleza dos Reis Magos, Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado e Memorial Câmara Cascudo. Posteriormente, serão trabalhados o Casarão dos Guarapes, Teatro Alberto Maranhão, Museus Lauro da Escóssia (Mossoró), Arte Sacra (Igreja do Galo-Natal) e Arte Sacra (Caicó). 


Para o Memorial Câmara Cascudo o destaque será a obra do historiador, visto que sua vida é muito bem trabalhada na Casa Ludovicus. A concepção do projeto será baseada em plataformas tecnológicas, que trarão maior dinamicidade na exibição do acervo. E, seguindo essa linha de pensamento, a Secultrn/FJA convidou Marcello Dantas, curador e designer conhecido pelo seu trabalho brilhante diante do projeto do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e o da Gente Sergipana e do Caribe, para conhecer as instalações do Memorial nesta sexta-feira, 25. Logo após, Marcello participa de reunião para discutir  a possibilidade de interesse dele em apresentar uma propostas de concepção de um projeto para a restauração deste importante equipamento cultural do Estado, que dará maior destaque ao importante acervo da obra de Cascudo.


Assim como acontece a visita de Marcello Dantas, no começo da semana, na terça-feira, 22, a Secultrn/FJA recebeu a visita de membros da Paluana Comunicações para conhecerem as instalações da Fortaleza dos Reis Magos e discutir um possível interesse em trabalharem no projeto de restauração de um dos principais pontos culturais e turísticos do Estado.


Marcello Dantas


Marcello Dantas é reconhecido designer e curador de exposições e diretor de documentários desde 1986. Formado em Cinema e Televisão pela New York University, e pós graduado em Telecomunicações Interativas pela mesma universidade. Estudou História da Arte e Teoria de Cinema em Florença na Itália e Relações Internacionais e Diplomacia em Brasília. No seu currículo incluem-se prêmios de melhor documentário na Bienalle Internationale du Film Sur L'Art do Centro Georges Pompidou em Paris, no FestRio, no International Film & TV Festival of New York e o prestigioso ID Design Award da Business Week. Seus trabalhos se concentram na potencialização de conteúdos históricos com uma gramática altamente imersiva onde a sensorialidade e a percepção são enfatizadas.


Sua atividade é amplamente multidisciplinar onde os trabalhos artísticos, curadoria, a direção e a produção se convergem em áreas diversas mas norteadas pelo encontro da Arte com a Tecnologia. Como curador de exposições de arte se destacam as de Bill Viola, Gary Hill, Jenny Holzer, Shirin Neshat, Laura Vinci, Tunga, Peter Greenaway, Ângelo Venosa, Arthur Omar e Anish Kapoor. Nas artes cênicas, Ópera Mundi no Maracanã, o balé Floresta Amazônica de Dalal Achcar e a peça Uma Noite na Lua de João Falcão com Marco Nanini, Como Chegamos Aqui a Historia do Brasil Segundo Ernesto Varela e a opera O Cientista. Nas grandes exposições históricas se destacam Antes - Histórias da Pré História e Arte da Africa, no CCBB, 50 Anos de TV e + na Oca do Parque do Ibirapuera, Paisagem Carioca no MAM do Rio, De Volta à Luz e a Escrita da Memória, no Instituto Cultural Banco Santos, e Mano a Mano no Centro Cultural de la Villa de Madrid. Em 2006 Dantas inaugurou o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo como seu diretor artístico.

Foto: divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário