quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Programa Agentes de Leitura destaca investimentos em obras de autores potiguares



Foram adquiridos mais de 10 mil exemplares de renomados escritores locais, que devem auxiliar os agentes na socialização dos saberes



Conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais é uma tarefa de fundamental importância no sentido de afirmação da nossa própria identidade. Conhecendo a nossa própria cultura, podemos compreender a importância de mantê-la viva e protegê-la para assim preservar o que somos. É buscando esse conhecimento e a difusão de nossas origens, o Programa Agentes de Leitura, é realizado em parceria do Governo Federal e Estadual, destinou um investimento de R$ 200 mil em autores potiguares.  Foram selecionadas obras de renomados autores da nossa terra, a exemplo de Luis da Câmara Cascudo, Carlos Fialho e João Batista Campos Farias, que fomentarão o conhecimento dos envolvidos no projeto a respeito das nossas raízes culturais.


 O objetivo é levar às famílias, preferencialmente oriundas do Programa Bolsa Família, residentes em comunidades, bairros e municípios com baixo índice de desenvolvimento humano, atividades de estímulo à leitura e ações culturais, visando à integração entre comunidades, escolas, bibliotecas e pontos de culturas.


Obras com “Uns contos de Natal” e “Notas e documentos para a história de Mossoró”, de Carlos Fialho e Luis da Câmara Cascudo, respectivamente, foram adquiridos 300 exemplares de cada. Outros autores comprados foram Newton Navarro, Nei Leandro de Castro, Marize Castro, Monalisa Silvério e Iaperi Araújo.


A última etapa do curso de formação dos Agentes de Leitura ocorrerá em Mossoró, entre os dias 21 e 25 de janeiro, com oficinas de capacitação ministradas por professores especialistas na área de educação, Literatura, Contação de História, Língua Portuguesa, além das palestras com alguns autores potiguares que tiveram seus títulos adquiridos através do projeto e convidados. O lançamento do projeto deverá acontecer no começo de março, oportunidade que serão as 550 bicicletas e os 50 mil livros e irão auxiliá-los na missão de atrair as famílias para o universo da leitura.


Após a última etapa de formação, que capacitará mais 250 alunos, o projeto terá mais de 500 jovens e adultos nas ruas dos 40 municípios com a missão de realizar atividades proporcionando acesso à leitura e a socialização de comunidades excluídas da sociedade, comprovando a importância do projeto Agentes de Leitura e trazendo mais desenvolvimento para o nosso Estado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário