quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O ano de 2012 para a editora da FJA



Publicação em 02 de Janeiro de 2013, na Tribuna do Norte

As imagens tristonhas da Gráfica Manimbu, da Fundação José Augusto, mostrando suas máquinas servindo de local para estender roupas não existem mais. Desde o ano passado, sob a direção de Socorro Soares, a gráfica tem produzido uma boa fornada de livros. Tudo isso, graças ao esforço editorial levado a cabo pela secretária extraordinária de Cultura Isaura Rosado. Em 2012 a Fundação José Augusto ostenta uma significativa produção literária. Claro, que ainda falta muito para se atingir o ideal. Mas aí vai a lista de publicações:

Lançamentos 2012 - Coleção Cultura Potiguar:
As aventuras de Nó Cego - Manoel Julião Neto
Revista da ANL – Institucional
As tiradeiras de Benditos - Helena Monteiro
Radioamadorismo no RN - Carlos Adel Teixeira de Souza
Ouro Branco nas telas de Edilson Araújo
História e Cultura Indígena - Aucides Sales
Asas sobre Natal - João Alves de Melo

Lançamentos 2012 - Coleção Chico Traíra
Agosto da Alegria - Bob Mota
O último adeus de Cristina - Vicente Vanildo de Lima
A Morte de Ellen - Zé Guileira
A profecia do dia 26 - Rousiene Gonçalves
Poemas de domingo - Zé Domingo
A princesa da Pedra da Boca - Elizabete Faustino
Maria de Nazaré - Luiz Galdino da Silva
Depoimento de um bêbado - Paulo Varela
A Desobediência humana – Abaeté
A Decadência do jumento - Jailson Nascimento
A Carreira de Zé de T - Manoel Cruz
A Princesa e o camponês - Manoel dos Santos Silva
A violência desenfreada - José Izidro Sobrinho
Cantofa e Jandi - Aucides Sales
José de Anchieta na Literatura Brasileira - Maria Guadalupe Segunda
Mythos - A Mitologia greco-romana recontada - Rosa Ramos Regis
Nossas Manifestações Folclóricas - Lindaluz Ximenez de Andrade
O Caboclo Joaquim - João Correia Neto
O que é o embuste e o um alerta ao embusteiro -  Luiz Mauricio
O Rastejador da Serra do Bico D'Arara - Manuel de Azevedo

Lançamentos 2012 - Revista Preá
Poesia
Mar e Sertão
Viagens 

Desses lançamentos, vale salientar alguns pelo seu valor para o conhecimento do povo do Rio Grande do Norte. Radioamadorismo no Rio Grande do Norte, de Carlos Adel Teixeira de Souza, conta a história completa do Radioamadorismo em nosso Estado, entrelaçada com a história universal deste hobby, que desvenda os mistérios da comunicação à distância. "Para escrever este livro foi desenvolvida uma pesquisa que pode ser considerada uma relíquia, ao retratar de forma tão primorosa o trajeto percorrido pelos radioamadores, sua evolução natural, sua fascinação e figuras míticas no RN, que contribuíram para consagração em solos potiguares", diz o autor.

Asas Sobre Natal, de João Alves de Melo, narra a chegada dos primeiros aviões a Natal, tendo como plano de fundo as águas do Rio Potengi e uma multidão ávida, olhando atentamente para os ares, à espera dos pássaros mecânicos. Essa chegada mudaria os rumos da história natalense e a rotina do jornalista, escritor e, sobre tudo, fotógrafo João Alves, que fixou, através de suas lentes, essas imagens nas páginas da história potiguar. A partir daí, ele passou a registrar e acumular um rico e incomparável acervo da aviação, dos costumes da sociedade, dos efeitos da Segunda Guerra Mundial sobre os que aqui viveram, acumulando mais de 4.000 fotografias, das quais 800 fazem parte do livro.

É importante destacar também as três edições fundamentais da Revista Preá, editada pelo jornalista Mário Ivo Cavalcanti, que destacaram em primeiro lugar a poesia potiguar, depois fez um percurso entre o mar e o sertão e concluiu o ano com uma edição dedicada ao universo das viagens. Desse modo, a Revista Preá fugiu da camisa de força dos temas nitidamente potiguares para se tornar mais cosmopolita, arejando a paisagem de nossa província. Dentre o rico material compilado para essa edição destaca-se a publicação da entrevista do Senador Elói de Souza, quase 100 anos depois de sua viagem ao Egito, com comentários de Rejane Cardoso; Anna Maria Cascudo recontou as viagens de seu pai, Câmara Cascudo, com fotos inéditas e exclusivas, cedidas pelo Instituto Ludovicus; enquanto, Clotilde Tavares falou em seu artigo sobre os 65 anos da viagem de Cascudo ao Sertão; Helder Macedo contou a trajetória do holandês Roeloff Baro, durante o período da colonização aqui no Estado. Tem também uma matéria vasta sobre a linha aérea de Latécoère, que seguia da Argentina até a África, passando por Natal, confirmando a presença de Saint-Exupéry em nossa Cidade e o documento que mostra os cálculos de Latécoère preferindo na rota Natal a Recife. Trazendo os demais locais do mundo para Natal tem as matérias falando sobre os estrangeiros que aqui residem e trabalham com cultura; a visão dos potiguares sobre locais do mundo em que estiveram e o ensaio fotográfico de Afonso Martins sobre diversas cidades ao redor do mundo. Uma nova edição da Preá já está prontinha, esperando o cumprimento do calendário de publicações da FJA para o próximo ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário