quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fogos e shows marcam o réveillon em Natal

Uma festa marcada pela tranquilidade. Foi assim o show da virada, promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Durante sete horas, milhares de pessoas se reuniram em frente ao palco montado na praia do Forte, ao som de atrações como o pop rock do Uskaravelho e o forró das bandas Deixe de Brincadeira e Forró dos Balas.

O ponto alto da programação foi a tradicional queima de fogos na Ponte Newton Navarro. Durante aproximadamente 20 minutos, os natalenses e turistas puderam conferir um espetáculo com a cascata desde o ponto mais alto da ponte, além dos rojões multicoloridos, que atingiram até 240 metros, sendo vistos de vários pontos da cidade. “Não dá para imaginar uma virada e ano sem fogos. É uma tradição que não poderia faltar”, explica o professor Dailson Batista. 

Para o estudante Khallyl de Oliveira, que veio de Belém, no Pará, para o réveillon em Natal com a família, a mistura de ritmos da noite festiva foi um diferencial. “Valeu a pena ter vindo para a praia. A festa está organizada e agrada todos os públicos”, destaca o turista. 

Entre os natalenses, a iniciativa do Governo do Estado em assumir a festa foi reconhecida. Em especial pelos comerciantes que temiam perder uma fonte importante de renda neste fim de ano.  A festa de réveillon para os ambulantes e barraqueiros da praia representa um incremento de até 100% nos lucros mensais, funcionando como uma espécie de décimo terceiro salário. “Se não fosse por essa festa nem sei como seria nosso final de ano. Graças ao Governo hoje eu fiz a melhor venda do ano”, comemora Regina Lúcia, que há seis anos possui um quiosque na orla da praia do Forte.

O Governo do RN assumiu a queima de fogos na Ponte Newton Navarro e a festa da virada diante a incapacidade financeira da prefeitura do Natal de promover o evento. "A capital do RN é turística e o Governo do RN, por determinação da governadora Rosalba Ciarlini, não poderia deixar a cidade sem a festa da virada, num momento de alta estação e com a Prefeitura anunciando que não poderia conduzir o evento", explicou Renato Fernandes, secretário de Estado do Turismo. O investimento do Governo no réveillon da capital foi de R$ 300 mil.



Fotos: Ivanízio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário