segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Diretor administrativo da Orquestra Sinfônica do RN, Luis Antonio de Paiva, realizou turnê nos EUA e China


Após um ano de ressurgimento, a OSRN inicia suas atividades de 2013 focando na turnê à China e a continuidade de 2012

Após um ano de 2012 de renovação e retomada de suas atividades, a partir de abril, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realizou uma temporada com muito êxito, apresentando 21 concertos, entre oficiais, didáticos e especiais, que culminou, dentre os destaques, com a contratação de Dr. Linus Lerner, para Diretor Artístico, e a viagem de Luis Antonio de Paiva para turnê nos Estados Unidos e China, nos meses de dezembro e janeiro de 2013.

Para o êxito da Orquestra Sinfônica em 2012, após um período em que suas atividades e autoestima estiveram em baixa, o Governo do Estado e a Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) realizaram um importante trabalho junto aos músicos e atenderam algumas das reivindicações de seus músicos. Inicialmente, escolheu-se um novo diretor administrativo, indicado pelos próprios membros da OSRN, ficando a cargo de Luis Antonio de Paiva, um trabalho que deu uma nova cara à orquestra e, desde abril de 2012, fez com que novos trabalhos e projetos fossem desenvolvidos.  

Desde então, a Orquestra e Luis Antonio têm recebido o apoio da Secultrn/FJA, destacando-se a nomeação do Dr. Linus Lerner para a direção artística. Linus, sendo um maestro com experiências em várias orquestras internacionais, traz para a OSRN uma distinta atuação, respeito e trabalho de equipe. 

Entre as várias do maestro Linus Lerner para a temporada 2013, que recomeça seus ensaios agora no mês de fevereiro e concertos em março, está um intercâmbio com vários solistas internacionais, que aprimorará e trará novas perspectivas para os músicos potiguares e aos entusiastas da música erudita, e uma turnê na China, com realização de aproximadamente 20 concertos, o que tornará a OSRN a primeira orquestra brasileira a realizar concertos no país chinês.

O pontapé inicial, para a realização da turnê à China com o êxito esperado, foi a ida de Luis Antonio aos EUA, onde se apresentou com a  Southern Arizona Symphony Orchestra, também dirigida pelo maestro Lerner. Em seguida, Luis e Lerner embarcaram com os músicos americanos para a China. De 20 de dezembro de 2012 a 05 de janeiro, os músicos realizaram uma breve turnê com apresentações nas cidades de Wenzhou, Lishui, Dongguan, Longgan e Shenzhen.

Após essa breve e rica experiência, Paiva ressalta a importância de sua viagem de reconhecimento à China e a relevância para a OSRN em conseguir realizar esta turnê em 2013: “Foi uma experiência sem igual não só no que se refere à troca de culturas musicais, mas também o contato com uma cultura tão diferente a nossa e uma culinária encantadora. Será um grande prazer e um desafio levar a nossa Orquestra para mostrar ao povo chinês um repertório brasileiro, e mais que nunca rico de sabores nordestinos”.

Para a realização da turnê, a OSRN contará com o apoio do Governo do Estado e da Secultrn/FJA, além de realizar ações para angariar recursos para ajudar no arco elevado das passagens de seus músicos, uma vez que ao chegarem à China, as despesas com hospedagem e alimentação serão por conta do governo chinês.

Fotos cedidas por Luis Antonio de Paiva.





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário