quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Edital Cena Aberta: Formação para a vida

Bate-papo: diretores da Casa da Ribeira conversam sobre as impressões e expectativas dos atores em formação

Hugo, Marina, Glacyane, Luana e Jociel. Esse é o time selecionado pelo Edital Cena Aberta Formação, que tem patrocínio do Governo do RN e Cosern, através da Lei Câmara Cascudo. Os 5 atores iniciaram ontem a segunda semana de atividades de formação e montagem de espetáculo que estreia em março, em meio as comemorações do aniversário da Casa da Ribeira.

Na manhã desta segunda-feira, 12, após a aula que acontece de segunda à sexta, das 9h às 13h, os atores se reuniram com os diretores da Casa da Ribeira para uma conversa informal, aonde cada um pode se apresentar e falar um pouco sobre sua trajetória de vida e profissional. Na ocasião o contrato para a montagem do espetáculo foi lido em coletivo.

Quase como um consenso, os atores têm o Cena Aberta Formação como uma fase importante para o amadurecimento e enriquecimento profissional e pessoal. Eles viram no edital uma oportunidade de iniciação teatral, de treinar a disciplina, buscando encarar o teatro como uma atividade profissional como qualquer outra.

Para Gustavo Wanderley, diretor de projetos da Casa da Ribeira e coordenador do Cena Aberta Formação, esse processo de iniciação teatral vai muito além da montagem de um espetáculo.

"As pessoas acreditam que fazer teatro é algo simples, que é um dom. Mas não é bem assim. É uma profissão como qualquer outra, que demanda disciplina, concentração, criação. Acreditamos que esse processo vai transcender o tempo do edital. Além de formar novos profissionais, irá contribuir para o crescimento e desenvolvimento de cidadãos críticos. Será uma formação para a vida", afirmou Gustavo.

Nos próximos dias o público poderá acompanhar as curiosidades, aflições e desabafos sobre este processo de formação. Será como um diário de bordo online dos atores, através de postagens no blog www.cenabertaformacao.blogspot.com. As atividades do Edital Cena Aberta Formação seguem até março de 2013, quando acontecerá a estreia de um espetáculo infantil, resultado de 4 meses de atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário