quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Assu e Ceará Mirim recebem o Ponto de Cultura Barracão Mambembe

Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare desenvolverá trabalho com os artistas locais

 O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare de Natal-RN, através do Ponto de Cultura Barracão Mambembe, patrocinado pelo Governo Federal em parceria com o Governo Estadual do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, chega às cidades de Assu e Ceará Mirim essa semana (05 a 09 de novembro) com as oficinas “Voz, Corpo e Consciência” e “História e Teoria Teatral” respectivamente. A oficina “Voz, Corpo e Consciência” será ministrada em Assu pelo ator e integrante Dudu Galvão e tem como objetivo desenvolver uma consciência corporal nos atores, através de exercícios de preparação física e psicológica para o bom aproveitamento da cena. Como conseqüência, dotar o ator de um treinamento consciente do seu dia-a-dia como profissional do teatro. A oficina “História e Teoria Teatral” objetiva oferecer um aporte teórico sobre o panorama da história do teatro mundial, desde o teatro grego até o período contemporâneo, sempre aliando o período com a teoria do teatro. As oficinas são gratuitas. 

O Grupo Clowns de Shakespeare criado há dezenove anos em Natal, Rio Grande do Norte, vem desenvolvendo uma investigação com foco na construção da presença cênica do ator, na musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular e na comédia, sempre sob uma perspectiva colaborativa. Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética, seja na lógica subvertida do mundo, seja na relação direta e verdadeira com a platéia, ou no lirismo que compõe o universo desses seres. Além, é claro, de toda a sua carga cômica. As comédias shakespearianas vieram a contribuir para essa pesquisa. Sem adotar uma atitude “museológica” sobre o bardo, no entanto sem desrespeitar a sua genialidade, o desafio tem sido encontrar, na universalidade da obra do dramaturgo, o que faz sentido para o grupo. 

Ponto de Cultura Barracão Mambembe 

Este é um projeto que vem potencializar algumas das atividades já desenvolvidas pelos Clowns, como a interiorização, os intercâmbios com artistas, a busca por profissionais para reciclagem e compartilhar conhecimento através de oficinas. O Barracão Clowns funciona como o centro organizacional de todas as atividades de planejamento e produção do projeto, além de sediar as oficinas de formação que acontecem em Natal. Cidades como Currais Novos, Santa Cruz, Assú, Ceará Mirim, Janduís e Umarizal, receberão o Barracão Mambembe para a realização de oficinas de formação teórica ao longo dos três anos de duração do projeto. Duas dessas cidades serão contempladas com um processo de aprofundamento resultando na montagem de um espetáculo em cada local, além de receber o Seminário Nordestino de Teatro de Grupo no qual participarão convidados de outros estados nordestinos em atividades como oficinas, palestras e mesas-redondas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário