quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Secultrn/FJA oferece oficina para os admiradores da MPB


A oficina “A MPB nos instrumentos de Corda” ocorrerá em dois dias no Campus Avançado da UERN

Os amantes da música popular brasileira não podem perder essa chance: a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), através de convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC) oferecem, dentro do ciclo “Música Popular Potiguar”, a oficina “A MPB nos instrumentos de Corda”. Ministrada pelo Maestro Luiz Antônio, a oficina ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro, das 14h às 19h, no Campus Avançado da UERN, na Avenida Airton Sena, 4241 - Neópolis. As inscrições são gratuitas e serão recebidas até o início das aulas no Instituto de Música Waldemar Almeida, na Rua Açú, 666-A Tirol.

Os instrumentos de cordas são aqueles cuja fonte primária de som é a vibração de corda tensionada quando beliscada através dos dedos, unhas ou palhetas; percutida através de baquetas, martelos ou arcos; ou ainda friccionada por um arco de madeira com um feixe de filamentos. Nessa categoria se enquadram: cavaquinho, contrabaixo, violão e muito mais. 

E quando se trata da música popular brasileira, os instrumentos musicais de cordas mais usuais são o violão, a viola e o cavaquinho, aparecendo também o bandolim. Sendo o violão, sem dúvida, o instrumento mais disseminado entre nós, notadamente na prática da música popular urbana, servindo como acompanhante privilegiado de cantores e cantoras. Na oficina oferecida pela Secultrn/FJA, o público poderá ampliar seus conhecimentos a respeito desses instrumentos tão importantes na composição da MPB. 

Ainda no novembro da música, a Secultrn/FJA seguirá oferecendo oficinas para os amantes da música clássica francesa, alemã, espanhola, barroca e Contemporânea, além de uma interpretação de mais um importante nome da música, Beethoven. Na programação constam ainda mais 10 oficinas dentro do ciclo “Musica Popular Potiguar”, explorando as características e peculiaridade da música da nossa região e, Oficinas de Áudio e Vídeo, de organização e montagem de estúdio de som e imagem. Todas seguindo o mesmo formato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário