quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Parafolclóricos se apresentam no TAM até sábado, 27/08


As apresentações Parafolclóricas do Agosto da Alegria começaram com a presença marcante do Balé Popular do Recife e do Balé Popular de Natal. O público compareceu em peso ao teatro e poucas poltronas ficaram vazias.  Cores, luzes, brilhos, fantasias, ritmos e muita dança embalaram os artistas e quem estava na platéia, ninguém ficou parado. Até sábado, o público poderá conferir várias apresentações da danças parafolclóricas, lembrando que não paga nada para assistir aos espetáculos.

O primeiro grupo a se apresentar foi o Balé Popular de Natal. De início dois atores saíram do meio da platéia para o palco, já mostrando a interação com o público, que acompanhou atentamente aos diálogos que falava sobre o tema a ser apresentado pelo Balé.  O espetáculo intitulado "Aos Mestres, Isto é Natal" mostrou as manifestações folclóricas das zonas urbanas da capital potiguar, com interface na cultura de subsistência dos tempos áureos, lembrando a pacata Natal canguleiros. As coreografias estavam sempre acompanhadas, na maioria, de músicas de cantores da terra, como Pedrinho Mendes, Galvão Filho e Carlos Zens. Em alguns momentos a platéia seguiu com palmas as danças apresentadas. A cultura popular foi apresentada através do Boi de Reis, Manoel Marinheiro, Chico Daniel e tantas outras diversidades do povo potiguar.

De Pernambuco veio a animação peculiar daquele povo com muita música, coreografias, fantasias enfeitadas e o gingado do frevo. Tanto nas apresentações individuais como nas coletivas o público ia ao delírio com a precisão dos movimentos e a dança. O Balé Popular do Recife contagiou a plateia que acompanhava tudo com palmas e gritos de animação. Foram abordados vários aspectos da cultura daquele povo, mas o final foi mais especial ainda quando as músicas do frevo começaram a tocar e as coreografias típicas desse rítmo foram encenadas pelo grupo. Movimentos rápidos e delirantes, saltos e passes perfeitos com o acessório típico do frevista, a sombrinha, completaram o espetáculo que fez o público levantar das cadeiras e aplaudir de pé.

Os dois Balés mostraram a força da Cultura Popular de um povo, apresentada no palco do TAM, com um gostinho de "quero mais". Nesta quinta-feira, 25, o estado do Pará terá presença no Teatro Alberto Maranhão, representado pelo Grupo de Expressões Folclóricas Cheiro do Pará. Também acompanha a noite o Macambirais de Passa e Fica, do Rio Grande do Norte. O Programa Agosto da Alegria é uma ação do Governo do Estado, sob a coordenação geral da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e do Sesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário