quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Antônio Nóbrega e Cleudo Freire no Largo do TAM neste sábado, 20/08


O show musical Agosto da Alegria deste sábado terá dois grandes nomes levando o melhor da música e também das performances teatrais. O primeiro a se apresentar será o cantor e compositor Cleudo Freire. Em seguida o artista Antônio Nóbrega sobe ao palco no Largo do TAM. A entrada é gratuita e os shows começam a partir das 22h. O Agosto da Alegria é um programa do Governo do Estado, sob a coordenação da Secultrn/FJA e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e Sesc.
“Múltiplo” em se tratando de Antônio Nóbrega não é simplesmente um adjetivo e sim um substantivo que conceitua a atuação desse profissional no mundo das artes: ator, dançarino, e músico ele escreve e dirige espetáculos. Como se não bastasse, Antônio Nóbrega tem o dom de envolver, como poucos, seus espectadores na cultura e imaginário nordestino. Até os 18 anos dedicou-se à música erudita. Ao ser convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial – grupo voltado para música de câmara erudita brasileira, com raízes populares – Nóbrega passou a fazer contato com diversos artistas populares e passou a estudar intensamente a música, dança e a maneira de representar dos brincantes brasileiros.


O estilo próprio de concepção em artes cênicas envolvendo dança e música começou em meados nos anos 1970 quando estreou nos palcos com A Bandeira do Divino ( 1976), seguindo com os espetáculos dirigidos por ele próprio como  A Arte da Cantoria (1981); Maracatu Misterioso (1982) e Mateus Presepeiro (1985). O espetáculo Brincante (1992) conta com direção dele e de Romero Andrade Lima, texto de Bráulio Tavares, de quem encenou também Segundas Histórias, em 1994. O trabalho sempre voltado para a exaltação da cultura popular já lhe rendeu muitos prêmios no Brasil e no mundo. Só para citar um, foi vencedor do Prêmio Multicultural Estadão. Suas criações mais recentes são O Marco do Meio Dia (2000), textos de Wilson Freire e Lunário Perpétuo. Entre os anos de 2004 e 2005, ao lado de Rosane Almeida, Nóbrega realizou pelo Canal Futura o projeto Danças Brasileiras, uma série com 12 programas na qual a dupla viaja pelo Brasil, interagindo com as comunidades e descobrindo formas de dançar que fazem parte da tradição popular. Esse trabalho consiste numa pesquisa dos dois artistas com finalidade de elaborar uma “linguagem brasileira de dança”, fundamentada nas raízes brasileiras.

A personagem “Tonheta” é quem dá vida ao trabalho cênico do ator, cantor e músico nos palcos. Segundo ele, é uma espécie de anti-heroi popular e uma “colcha de retalhos” dos tipos populares que povoam as ruas e praças do país,  num misto de pícaro, bufão, palhaço, arlequim e vagabundo.
Cleudo Freire iniciou sua carreira no início dos anos 1980. Em 1985 participou do Projeto Pixinguinha. Realizou aberturas de shows de Fagner, Pena Branca e Xavantinho e Mestre Ambrósio. Em 1993 foi classificado no festival Canta Nordeste promovido pela Rede Globo Nordeste e TV Cabugi. Em 1998 lançou o primeiro CD, "Zambê", no qual faz um resgate da cultura negra no rio Grande do Norte. No Cd está presente uma grande fusão de ritmos como coco de roda, funk, soul, baião e xote. No mesmo
disco, musicou o poema "Banzo", de Câmara Cascudo, publicado na Revista Antropofagia em 1927.
Ele diz que possivelmente os fãs pedirão canções do Zambê Crossover. Mas ele também vai mostrar composições novas. Defensor da bandeira de que o compositor não pode fazer papel de "radiola de ficha", Cleudo Freire acredita que o artista "deve mostrar um trabalho autoral e mesmo que cante coisas de outras pessoas, tem que botar sua personalidade".
Antenado com as novas tecnologias, Cleudo Freire explica que está trabalhando muito com a linguagem de sampler nas suas novas composições e aliando também ao seu mais recente objeto de pesquisa musical: "Estou estudando o forró e pegando a linguagem tanto de texto quanto de música e fazendo o que eu gosto, cruzando com referências pop dos anos 1970. Buscando encaixar como é possível o forró e essas referências", explica. É projeto seu também dentro em breve disponibilizar todo seu material musical até então produzido via internet. Freire diz que não pretende mais gravar em CD.

Show de Antônio Nóbrega e Cleudo Freire
Dia: 20 de agosto
Hora: 22h
Local: Largo Dom Bosco, na Ribeira
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário