sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial do Folclore terá grande evidência no Agosto da Alegria


No Dia Mundial do Folclore, lembrado nesta segunda-feira, 22 de agosto, a Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) tem vasta programação dentro do Programa Agosto da Alegria. Dentre elas, duas ocorrerão na Fundação José Augusto e Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. A primeira é abertura da Exposição Privado é Público – As Cores do Folclore, com acervo particular de Daliana Cascudo e Gutemberg Costa, a partir das 20h, na Galeria Newton Navarro. E a segunda é a palestra do arquiteto Carlos Augusto Lira, dentro do Projeto Arte Potiguar no Mundo, no TCP, às 19h30, falando sobre o tema Arte Popular e Arquitetura. “Não podíamos deixar de evidenciar o Dia Mundial do Folclore, lembrado em 22 de agosto, cuja data pede a celebração em diversos pontos de nossa programação. Mas, justamente pelo tamanho e importância das manifestações folclóricas e populares do nosso Estado, que decidimos ampliar as comemorações – anteriormente lembradas durante uma semana – para todo o mês com o Agosto da Alegria”, afirmou a secretária Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA), Isaura Rosado.

A exposição As Cores do Folclore conta com a coleção de lamparinas de Gutemberg Costa e de objetos que remetem à Cultura Popular, de Daliana Cascudo, neta de Luís da Câmara Cascudo. O conceito desse projeto, que leva ao público acervos particulares, sem caráter comercial, se alia no Agosto da Alegria para mostrar elementos da cultura popular. Nas palavras do mestre Luís da Câmara Cascudo: “O povo tem uma cultura que recebeu dos antepassados. Recebeu-a pelo exercício de atos práticos e audição de regras de conduta, religiosa e social. A transmissão oral consagra a Cultura Popular porque a lembrança guarda realmente as permanentes da sabedoria tradicional. A sabedoria vive mais ardente na consciência e não nos registros que a sepultam para uma consulta, que é uma breve ressurreição. A Cultura Popular fica sendo o último índice de resistência e de conservação do nacional ante o universal que lhe é, entretanto, participante e perturbador”.

Para falar sobre o diálogo entre a Arte Popular e a Arquitetura, o projeto Arte Potiguar no Mundo, convidou o arquiteto e natalense – radicado no Recife (PE), Carlos Augusto Lira. Ele é responsável pelas intervenções urbanas do Carnaval Multicultural de Recife há 11 anos. E também um dos maiores colecionadores do Nordeste de arte popular. Vivendo longe de sua cidade-natal, sem nunca esquecê-la, Lira promete fazer uma das melhores palestras dentro do Arte Potiguar no Mundo, que objetiva trazer expoentes do fazer artístico e cultural para falar sobre sua trajetória profissional.

Afora os eventos nas dependências físicas da Secultrn/FJA o Dia 22 também contará com abertura da Exposição Popular e Erudito, no Centro de Turismo, início dos cortejos nos bairros de Natal, intitulados: Celebrando a Cultura Popular, cuja abertura será no Conjunto Santa Catarina; além de ampla programação no Instituto Luís da Câmara Cascudo – Ludovicus, a partir das 17h30, e o último dia do 15º Encontro de Cultura Popular e 1º Circuito de Brincantes do Brasil, no Palácio Potengi, com apresentações dos Congos do Piauí e Boi de Reis de Baile e Maneiro Pau, do Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário