segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agosto da Alegria terá I Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RN


Começa a partir da próxima quarta-feira, 31 de agosto, indo até dia 3 de setembro, dentro do Programa Agosto da Alegria 1º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RN. Serão várias atividades divididas entre o Palácio Potengi, o Museu do Homem Missioneiro, na Vila Feliz em Pium e na Feira do Alecrim. O evento tem o objetivo de fazer conhecer e dar visibilidade ao Teatro de Bonecos Popular do Rio Grande do Norte, denominado João Redondo. Dentro da programação, ocorrerão apresentações e rodas de conversa com 30 brincantes.

Com isso, de acordo com a presidente da Associação Potiguar de Teatro de Bonecos (APOTB), Maria das Graças Cavalcanti Pereira, o 1º Encontro de Bonecos e Bonequeiros do RN pretende aproximar diferentes campos do conhecimento, acolhendo gestores culturais, reunindo diferentes atores sociais— professores, alunos e comunidade— num ambiente propício ao diálogo entre os saberes da tradição e saberes acadêmicos, onde estarão presentes os mestres brincantes, pesquisadores, entre outros convidados para compor esse diálogo.

“Para o sucesso deste evento é fundamental a participação das instituições públicas e privadas, das diversas entidades da sociedade civil, dos pesquisadores, artistas e da sociedade em geral. Afinal, este patrimônio pertence a sua comunidade e por ela deve ser cuidado”, afirmou Graça Cavalcanti, uma das entusiastas dessa forma de manter a tradição da cultura popular, dando vida ao teatro de bonecos.


Programação de atividades

Quarta-feira, 31 – Vila Feliz em Pium

A partir das 12h, haverá confraternização da chegada dos mestres no Museu do Homem Missioneiro, Vila Feliz em Pium; abertura da exposição no Museu Café Filho com o acervo do mestre Raul do Mamulengo e de acervo da APOTB- Associação Potiguar do Teatro de Bonecos, com exemplares de vários mestres desse teatro e apresentações públicas. A partir das 18h haverá apresentações no pátio do Palácio Potengi, no Centro da Cidade.

1º de Setembro – Vila Feliz em Pium
Das 8h às 12h – haverá a abertura oficial com presença da secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, além de apresentações do Teatro de João Redondo e palestras sobre esse saber: iniciando com o Professor Dr. Ricardo Eiker Canella/UFPB – falando sobre “A construção da personagem no João Redondo de Chico Daniel”; a professora Ms. Maria das Graças Cavalcanti/UFRN – que falará sobre o tema “Registro do Teatro de João Redondo no RN” e o professor,  Humberto Braga/RJ – “.

Das 14h às 17h, seguem as discussões a Roda de Conversa com os 30 mestres do João Redondo, além de mestres representando o teatro de Bonecos da Paraíba, abau;  do Ceará,  Cassimiro Coco do Ceará e o teatro de Bonecos de Brasília.

2 de setembro – Vila Feliz em Pium

A partir das 12h, haverá apresentações de João Redondo e uma mesa formada por gestores públicos, instituições culturais e pesquisadores para a exposição da palestra de Claúdia Vasquez/DPI/IPHAN – Brasília, sobre o andamento do dossiê da Instrução técnica sobre o Processo de Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

De acordo com Graça Cavalcanti, esse pedido de registro junto ao IPHAN foi encaminhado pela ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos- UNIMA Brasil) em abril de 2004 e atualmente após a pesquisa documental e de campo dessa expressão popular nos estados do RN,PB,PE,CE e Brasília, com apoio de instituições diversas, entidades da sociedade civil, artistas e bonequeiros em geral, essas informações foram sistematizadas na forma de um dossiê de Registro, ou seja, um conjunto documental composto por textos, fotos, documentos diversos e vídeos e esse material está sendo objeto da apreciação do Conselho Consultivo do IPHAN, que se posicionará sobre o pedido do bem. Teremos ainda a explanação de Renato Perré- Presidente da Associação Brasileira do Teatro de Bonecos, sobre as Ações de Salvaguarda para a manutenção do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e do João Redondo em particular, que na pesquisa conseguiu registrar o maior número de mestres brincantes, no total de 40 mestres.

Após breve intervalo haverá uma plenária com representantes de Entidades Culturais — Secultrn/FJA, Iphan-RN e do Distrito Federal, Minc/NE, UFRN, ABTB, IPHAN-DF, Comissão de Folclore, Fundação Capitania das Artes e pesquisadores, se posicionando sobre o papel das instituições no processo de Manutenção do João Redondo no RN, com a mediação de Renato Perré – Pres. ABTB- Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.

À tarde, das 14h às 17h haverá uma oficina com a técnica do Ventríloquo, ministrada pelo mestre Augusto Bonequeiro/CE para o público presente.

Palácio Potengi, Praça André de Albuquerque e Museu Café Filho
18h às 19h30 - apresentações públicas dos bonequeiros.

Dia 3 – Feira do Alecrim (encerramento)
Das 9h às 11h - apresentações dos mestres do João Redondo presentes no evento em formato de dupla, com muita animação na Feira do Alecrim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário