segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mesa redonda abre oficialmente o Programa Agosto da Alegria hoje no TAM

Quatro convidados e um objetivo em comum: falar sobre as experiências que tiveram êxito no binômio Cultura X Turismo e, por sua vez, que alavancaram a economia dos seus respectivos estados. A mesa redonda que lançou oficialmente o programa do Governo do Rio Grande do Norte, Agosto da Alegria, contou com a presença dos convidados Roberto Schimit, chefe de gabinete do governo do Rio Grande do Sul; o prefeito de Olímpia (SP), Eugênio Zuliani, o diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Carlos Carvalho e o diretor do Boi Garantido de Parintins, Fred Góis. As palestras e posterior perguntas dos convidados que lotaram o palco do Teatro Alberto Maranhão, na tarde da segunda-feira, 8 de agosto, contou com a mediação do secretário de Estado do Turismo do RN, Ramzi Giries Elali.
Fred Góis foi o primeiro a falar e destacando alguns fatos que colocaram a festa Boi de Parintins no calendário turístico do Brasil, atraindo tanto turistas locais quanto estrangeiros: Criação do Bumbódromo em 1988; incentivo do Governo que patrocinou tanto a construção de suítes nas residências para receber turistas, quanto a iniciativa privada para a construção de hotéis. “Com essas mudanças, Parintins, que é a segunda maior cidade da Amazônia, passou de 4.700 turistas em 2005, para 30 mil em 2011”, ilustrou ele. Robert Schimit evidenciou o diferencial de Gramado (RS) pela sua distância dos grandes centros e potencialidades turísticas e “transversalidades” em várias áreas do turismo de aventura, rural e turismo cultural. Este ano, já são 25 anos que Gramado promove a grande festa no período natalino.
O terceiro a falar foi Carlos Carvalho, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, que apresentou dados e gráficos, mostrando a evolução e o trabalho que foi realizado para colocar o Estado no calendário nacional de eventos, em várias regiões, como é o caso do carnaval de Recife e Olinda, o ciclo junino de Caruaru e a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Segundo ele, o Projeto Pernambuco Nação Cultural, os cerca de 110 fóruns realizados ao ano, a criação de comissões regionais para discutir a cultura e suas potencialidades turísticas, a divisão do estado em 12 macro-regiões e o trabalho “in loco” do turismo foram algumas estratégicas de levaram Pernambuco a ser a referência que é atualmente no âmbito da valorização cultural atrelada ao turismo.

O quarto convidado, prefeito de Olímpia (SP), Eugênio Zuliani falou do orgulho da sua cidade em ser considerada a “capital do folclore”, devido aos 47 anos de criação e execução do Festival de Folclore de Olímpia, que este ano homenageou o folclore potiguar e sua essência, no período de 31 de julho a 7 de agosto. “Sem agredir a essência, ou criar coisas fantasiosas, conseguimos ajustar as políticas públicas e obter resultados significativos no turismo de nossa cidade, a exemplo do Festiva de Folclore”, resumiu ele, finalizando o discurso.
Profª Isaura Rosado entre os convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário