quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Educadores percorrem bairros periféricos de Mossoró incentivando o hábito da leitura

Em Mossoró, 13 agentes participam do projeto iniciado no dia 2 de maio desse ano - Cedida

Em Mossoró, 13 agentes participam do projeto  iniciado no dia 2 de maio desse ano - Cedida

 
Por Redação O Mossoroense


Três vezes por semana, a educadora Bárbara Gurgel percorre, de bicicleta, as ruas do bairro Aeroporto II, visitando famílias carentes, financeiramente e de conhecimento. Na bagagem, ela leva um kit contendo o material necessário para iniciar a transformação na vida dessas pessoas: são livros, obras de autores e temas diversos, desde escritores locais até clássicos como Machado de Assis e Graciliano Ramos. Bárbara faz parte do grupo de 400 “Agentes de Leitura” que atuam hoje em 41 municípios do Rio Grande do Norte, sendo 13 educadores somente em Mossoró.

Iniciado no dia 2 de maio passado, o projeto desenvolvido pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado e executado pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), contempla atualmente mais de 16 mil famílias em todo o RN. Em Mossoró, a iniciativa está presente em sete bairros: Alto de São Manoel, Barrocas, Costa e Silva, Santo Antônio, Boa Vista, Bom Jardim e Aeroporto.

“Enquanto educadora, sou apaixonada pelo mundo da leitura e tem sido muito prazeroso proporcionar o acesso a esse universo a famílias que antes viam a leitura como algo desagradável, obrigatório. Durante as visitas, discutimos a importância de se ler, apresentamos os autores. Mesmo após o fim das visitas, têm famílias que nos procuram e pedem livros emprestados, é gratificante ver o avanço dessas pessoas”, relata Bárbara Gurgel.

Cada agente tem uma meta a cumprir: atender 30 famílias por mês, ao longo de um ano. Para alcançar esse objetivo, eles foram capacitados e receberam um kit com 100 livros, camiseta, boné, mochila e bicicleta. “A leitura abre novos horizontes. Nosso objetivo é também promover isenção social a essas pessoas, que tanto precisam desse tipo de apoio”, diz Bárbara Gurgel, que recebe, assim como todos os agentes, uma bolsa mensal no valor de R$ 350.

De acordo com Leila Mônica, articuladora do projeto em Mossoró, o papel dos educadores é fazer empréstimos, mediar leitura e sugerir, indicar e incentivar novos títulos e autores. “Nosso acervo é bem diversificado, com obras de cordel, literatura infantil, de autores como Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Antônio Francisco, Luis da Câmara Cascudo entre outros, atendendo a todos os públicos”, enfatiza.

Ainda segundo a articuladora, o edital que lançou o “Agentes de Leitura” previa 40 vagas para Mossoró, sendo que apenas 13 foram preenchidas. Dessa forma, a expectativa é que um novo processo seletivo seja aberto para que o quadro de educadores fique completo. “É importante enfatizar ainda que as escolas que queiram receber visitas dos agentes podem entrar em contato conosco, pois também desenvolvemos o projeto junto às instituições de ensino”, revela.

Conforme a coordenadora de Planejamento e Monitoramentos de Projetos da Secultrn/FJA, Ana Paula Souto, o “Agentes de Leitura” é uma das iniciativas de maior sucesso dentre as ações da Secretaria. “Apesar dos entraves burocráticos, o projeto vem apresentando resultados muito positivos. O trabalho dos ‘Agentes de Leitura RN’ é um grande marco no desenvolvimento da cultura de nosso Estado, tendo em vista que com este projeto a Secultrn/FJA, através dos educadores estará fomentando e despertando o prazer pela leitura e pela informação nos bairros, de porta em porta, nas praças, escolas, em todos os lugares do Rio Grande do Norte”, pontua.

A coordenadora revela que nos próximos dias um novo edital será lançado objetivando preencher todas as vagas ainda remanescentes do projeto, que disponibilizou, inicialmente, 550 bolsas. “Também informamos que a partir deste mês regularizamos o pagamento da bolsa dos agentes, referente ao período de maio a agosto de 2013”, conclui.

Link para a matéria: http://www.omossoroense.com.br/index.php/universo

Nenhum comentário:

Postar um comentário