quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Companhia de Dança do TAM viaja ao México com espetáculo Eu, Vós e Ele

No ano em que comemora 15 anos de atuação, CDTAM parte para sua terceira viagem internacional, a convite  da Universidade Nacional do México (UNAM) para apresentação de dois dias de espetáculos.

Gabriela Gorges e Juarez moniz em Eu, Vós e Ele... (Foto: Carla Belke)
A Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) se prepara para embarcar na próxima quinta-feira, 7, para a sua terceira viagem internacional, dessa vez para o México. A companhia potiguar, que comemorou recentemente 15 anos de existência, e a Virtual Cia. de Dança (SP) foram convidadas pela Universidade Nacional do México (UNAM) para apresentar dois dias de espetáculos, 09 e 10 de novembro, na Cidade do México. O convite foi feito no mês de maio, por ocasião do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo, em que a coordenadora da Universidade Nacional do México estava presente e se encantou com o trabalho do grupo.

O espetáculo a ser apresentado na Cidade do México será o premiado e aplaudido “Eu, Vós e Ele...”, assinado pelo bailarino e coreógrafo da CDTAM, Juarez Moniz, e interpretado por ele próprio e pelas bailarinas Gabriela Gorges e Tatyelli Raulino. As passagens, hospedagens e alimentação são financiadas pela UNAM (Universidade Nacional do México). A diretora artística da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, e diretora da CDTAM, professora Wanie Rose, também viaja com o elenco. “Este é mais um momento especial para Companhia, que detém mais de 80 prêmios ao longo de sua existência”, destaca.

Tatyelli Raulino mais o coreógrafo Juarez Moniz e Gabriela Gorges. (Foto: Carla Belke)
A Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, CDTAM, foi criada em 1998 e está vinculada à Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de cultura e ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Em seus 15 anos de produção artística, sob a direção da professora Wanie Rose, desenvolve um trabalho em Dança contemporânea com abertura às diversas linguagens artísticas. Em sua trajetória, recebeu 80 prêmios ao participar de festivais de dança nacionais e internacionais.

Recentemente, foi contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012. O projeto de circulação é o espetáculo Rio Cor de Rosa, coreografado pelo Clébio Oliveira. A CDTAM já circulou por Recife, Caruaru, Arcoverde, João Pessoa, Campina Grande, Caicó, Currais Novos, Macau, Natal e Olinda. Em novembro estará em Fortaleza e Juazeiro.

A primeira viagem internacional da CDTAM ocorreu em 2011, para  Berlim, na Alemanha, onde participou do Festival Tanzolymp,  festival com 600 participantes de 30 países distintos. A Companhia recebeu o prêmio de 1° lugar em conjunto Dança contemporânea, apresentando três coreografias: Éramos cinco, em um 5x5, na Figueiredo Magalhães e Uma barata só faz verão, ambas coreografadas pelo Clébio Oliveira e Eu, Vós e Ele... coreografado por Juarez Moniz.

A CDTAM tem 15 anos de atuação e acumula 89 prêmios nacionais e internacionais (Foto: Roberto Limeira)
Em 2012, a Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão realizou sua 2ª viagem internacional, St. Gallen, na Suíça, onde foram apresentados três espetáculos: Rio cor de rosa, Solosparestrios e Palavras do Corpo. Na ocasião os bailarinos e a Diretora da CDTAM ministraram aulas de ballet clássico, dança contemporânea, jazz e dança de rua no Marcelo's Move Dance School.

Outra conquista também no ano de 2013 foi a ida da bailarina Tatyelli Raulino a Nova York, onde recebeu uma bolsa de estudo para fazer aulas no The Ailey School. E a CDTAM segue colhendo os louros do trabalho árduo que faz, em que seus integrantes se dedicam de corpo e alma ao ofício da dança.

Ainda surpreendidos pela morte recente do professor Edson Claro (ocorrida no dia 31/10), profissional conceituado em todo o Brasil, um dos fundadores da Escola de Dança do TAM, a CDTAM em breve estreia coreografia inédita criada este ano pelo mestre. E claro, será uma grande homenagem àquele que soube transmitir, com tanta sabedoria, os passos da dança do RN.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário