terça-feira, 12 de novembro de 2013

Natal na Casa dos Milagres

A palavra presépio significa “lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus. 

Artistas populares produzem lindas peças representando o nascimento de Jesus 
A Casa dos Milagres – Museu do Ex-Voto, situado no Centro de Turismo, expõe no espaço dedicado aos Artistas Populares as peças da coleção de Presépios Natalinos pertencentes aos professores Antônio Marques e Francisco Francinildo. São trabalhos produzidos por artistas do RN. Entre os nomes mais importantes, podemos destacar um mini-presépio atribuído a Manuel Francisco Xavier, pai de Xico Santeiro; um conjunto sacro esculpido pelo próprio Xico, cujo nome legítimo era Joaquim Manuel de Oliveira; vários presépios das irmãs escultoras de Currais Novos, Ana e Luzia Dantas.
O presépio de maior dimensão traz a assinatura de Francisco Felix de Lima, que era mais conhecido como Chico Santeiro de Currais Novos. Os que têm maior número de personagens trazem a assinatura de Ambrósio Córdula (Acari), Ivan do Maxixe (Campo Redondo), e João Gregório (Tangará). Igualmente primorosos são os presépios de Gean de Santa Cruz, Daniel Alves (Campo Redondo) e os de Salete Diniz, sobrinha de Teodora de Acari.
A delicadeza e a criatividade dos artistas populares na exposição dos presépios
Mais importante do que exaltar a qualidade estética das obras expostas, é preciso dizer que, nesta era em que se habituou a divulgar imagens comerciais de Papai Noel e Árvore de Natal, a representação do Presépio é o símbolo natalino mais importante, diretamente inspirado nos escritos do Evangelho. Os artistas populares, através da habilidade de suas mãos, souberam preservá-lo, com o mesmo espírito que inspirou São Francisco de Assis.
A natividade de Jesus é citada nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Segundo Lucas, o casal José e Maria se dirigia para Belém a fim de serem recenseados, mas, não encontrando lugar em hospedaria alguma, tiveram que pernoitar em um estábulo, onde nasceu o Menino Jesus. Os escritos considerados “apócrifos” acrescentam a esse fato muitos outros detalhes pitorescos, entre eles o nascimento do Menino Jesus em uma gruta, ao lado de burrinhos, carneiros, bois e outros animais. Foi essa representação de imaginação mais fértil que se consolidou na tradição católica.
Importa, no entanto, registrar que desde os primórdios do cristianismo, os católicos se reuniam para ler determinadas “passagens” bíblicas. No Natal, os textos escolhidos eram aqueles que celebravam a natividade de Jesus. Da simples leitura do Evangelho, passou-se para as representações sacras, com personagens humanos e, às vezes, também com animais. De acordo com relatos históricos, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223. O religioso projetou o presépio em argila, na região do Lácio, na Itália. Sua ideia era explicar às pessoas mais simples, não apenas o significado, mas também a forma como aconteceu, historicamente, o nascimento de Jesus. No século XVI a tradição de montar o presépio dentro de casas das famílias católicas, no período natalino, se propagou por toda Europa e, logo em seguida, em outras regiões do mundo. No Brasil, a tradição chegou com a colonização portuguesa, trazida especialmente pelos missionários franciscanos e jesuítas.


Serviço: 
Presépio Natalinos Populares – Casa dos Milagres – Museu do Ex-Voto – Antiga Capela do Centro de Turismo de Natal. R. Aderbal de Figueiredo, 980, Petrópolis. A exposição fica aberta de segunda a sábado das 14h às 18h, exceto quinta quando está aberta das 8h às 12h. Todos os presépios expostos se encontram a venda. Tel.: (84) 3211-6149.



Nenhum comentário:

Postar um comentário