sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sonora Brasil Sesc será no histórico Solar Ferreiro Torto

Grupo Raízes do Samba de Tocos (BA) se apresenta neste domingo (10), às 16h, com entrada gratuita. 

Raízes do Samba de Todos, da Bahia, apresenta-se no Solar ferreiro Torto
O projeto Sonora Brasil Sesc traz ao Rio Grande do Norte a quarta e última apresentação do ano: o grupo Raízes do Samba de Tocos, da Bahia. O cenário será o histórico e legendário Solar Ferreiro Torto, em Macaíba, palco de lenda envolvendo um escravo e onde o grupo baiano entoará seus cânticos quilombolas. A apresentação acontece neste domingo (10/11), às 16h, com entrada gratuita.
O Sonora Brasil 2013 elegeu o tema "Tambores e Batuques" para percorrer o Brasil. As apresentações destacaram a tradição das manifestações orais presentes nas comunidades quilombolas espalhadas pelo país, que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.
Representando a tradição do samba rural da Bahia, o grupo Raízes do Samba de Tocos foi criado há sete anos a partir de laços familiares e amizades entre vizinhos. Liderados pelo Mestre Satu, o grupo se apresenta em eventos locais geralmente de caráter profano e em algumas festividades religiosas, principalmente as ligadas a São Cosme e São Damião.
O grupo, que exalta a tradição do samba de roda, é formado principalmente por camponeses que vivem na região da antiga fazenda de Tocos, município de Antônio Cardoso, no interior da Bahia, a 30 km de Feira de Santana, tendo como principal atividade econômica a produção agrícola, especialmente do fumo, milho e feijão.
Além do Mestre Satu, integram o grupo Roque da Viola, Afonso das Virgens, Antônio Luiz, Manoel Conceição, Saturnino Dias, Dona Antônia, Dona Edilma e Dona Maria de Lourdes, tocadores e cantadeiras/sambadeiras que cantam acompanhados com tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo e viola.

Sobre o Sonora Brasil
O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, incentiva novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promove apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Este ano, o projeto promove 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. O Sonora Brasil promove a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos propicia a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem e colocando-os em contato com outros grupos musicais.

Serviço:
Sonora Brasil 2013 - Grupo Raízes do Samba de Tocos (BA) - Domingo (10/11), às 16h, no Solar Ferreiro Torto (Macaíba). Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário