quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ícone da dança no Brasil e fundador da EDTAM, Edson Claro morre em Natal

Edson Claro foi e continuará sendo um grande referencial para quem faz dança. Inteligente, criativo, de jeito suave e coração mole. Assim percebeu quem teve um mínimo de convivência com ele. Foi-se embora, ontem, para outro plano, mas continuará bem vivo na memória de quem gosta, de quem vive, de quem se dedica ao ballet e à dança contemporânea. Natal teve o privilégio de ser a casa desse paulista que nos trouxe tantos diferenciais com sua técnica baseada no Método Dança-Educação Física,  criado por ele nos anos 70. E claro, o Rio Grande do Norte ganhou muito com o professor que fundou, há 26 anos, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, um celeiro de talentos. Na memória, trarei sempre as apresentações da antiga Acauã, uma das primeiras companhias de dança contemporânea, no final dos anos 80, em Natal, e Gaia, já nos anos 90, criada em âmbito da UFRN. A seguir, reproduzimos uma matéria de Sérgio Vilar, do Portal no Ar, e abaixo, o link da matéria da Tribuna do Norte. (Eliade Pimentel/Assessora de Imprensa/Secultrn/FJA).

Capa do DVD Figuras da Dança
Por Sergio Vilar (www.portalnoar.com)

Tido por consenso como um dos grandes incentivadores da produção artística no país, o coreógrafo e professor paulista, radicado em Natal, Edson Claro morreu na manhã de hoje, aos 64 anos. Ele já estava debilitado, em cadeira de rodas, decorrente do Mal de Parkinson acometido há anos. Morava com Isabel Claro, que cuidava dele e da casa onde morava, em Ponta Negra, até virar sua esposa. Segundo o primeiro e mais confidente amigo de Edson Claro, o artista plástico e figurinista Carlos Sérgio Borges, Edson foi submetido a um tratamento francês dito revolucionário para tratamento de Parkinson.

“Era uma operação no cérebro, muito cara, mas que um seguro que ele havia recebido cobrir o custo. Quando saiu se dizia ter sido agraciado com um milagre. Estava realmente muito bem. Mas houve uma infecção intestinal. Ele se submeteu à nova cirurgia para retirar o intestino grosso. Saiu da cirurgia bem, conversamos por telefone e tudo. Ele disse que o tremor do Parkinson havia parado. Mas ontem voltou à UTI após cuspir sangue. A notícia é de que hoje se saberia onde estava a nova infecção, mas me disseram que ele havia morrido às 10h”.

Carlos Sérgio foi o primeiro amigo de Edson assim que ele chegou em Natal, no ano de 1985, convidado a trabalhar na então Escola de Balé do Teatro Alberto Maranhão, dirigida por Carmem Borges e Roosevelt Pimenta. Edson Claro, então, fundou a hoje prestigiada Escola de Danças Integradas do TAM (EdTAM). Conforme desejo do próprio, seu corpo será cremado ainda nesta quarta-feira. O velório está marcado para as 17h, no Cemitério Morada da Paz. Há a possibilidade de o enterro ser em São Paulo.

Edson Claro rompeu barreiras e preconceitos. Além do Rio Grande do Norte, fundou grupos de dança em São Paulo e mudou a forma de se pensar a dança no país ao criar o Método Dança-Educação Física, apostando na multidisciplinaridade e acreditando na ligação entre dança e educação física como um processo de educação. “Como mestre-doutor, sempre foi exigente hermético, mas sempre carinhoso. Era fácil seguir suas ordens”, lembra o professor Dimas Carlos.

DVD Figuras da Dança
Ano passado, o Ministério da Cultura, em parceria com o Governo de São Paulo lançaram um Box contendo quatro DVD’s intitulado ‘Figuras da Dança’, feito para homenagear quatro ícones do segmento. Foram homenageados Marilene Martins, Ismael Ivo, Lia Robatto e Edson Claro. No texto de apresentação do DVD, a lembrança do trabalho de Edson Claro como criador e educador na Faculdade Integrada de Guarulhos, na Faculdade União para Educação e Cultura, em São Caetano do Sul, na Escola de Comunicação e Artes da USP; e ministrou aulas no Estúdio de Dança Cisne Negro e na escola de dança de Ruth Rachou.

Na UFRN, em 1990, fundou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu – Dança e Consciência Corporal (1995) e o Curso de Licenciatura em Dança (2009). Também criou a Acauã Cia. De Dança (1988), Gaia Cia. De Dança (1990) e a Cia. De Dança dos Meninos (2000). “Para Edson Claro, o corpo sempre surpreende quando começa a dançar”, conclui o texto.


Leia também, na Tribuna do Norte

Edson Claro e Inês Bógea, apresentadora do Figuras da Dança

http://tribunadonorte.com.br/noticia/classe-artistica-lamenta-morte-de-edson-claro/265196

Nenhum comentário:

Postar um comentário