![]() |
|
Iniciado no dia 2 de maio passado, o projeto desenvolvido pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado e executado pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), contempla atualmente mais de 16 mil famílias em todo o RN. Em Mossoró, a iniciativa está presente em sete bairros: Alto de São Manoel, Barrocas, Costa e Silva, Santo Antônio, Boa Vista, Bom Jardim e Aeroporto.
“Enquanto educadora, sou apaixonada pelo mundo da leitura e tem sido muito prazeroso proporcionar o acesso a esse universo a famílias que antes viam a leitura como algo desagradável, obrigatório. Durante as visitas, discutimos a importância de se ler, apresentamos os autores. Mesmo após o fim das visitas, têm famílias que nos procuram e pedem livros emprestados, é gratificante ver o avanço dessas pessoas”, relata Bárbara Gurgel.
Cada agente tem uma meta a cumprir: atender 30 famílias por mês, ao longo de um ano. Para alcançar esse objetivo, eles foram capacitados e receberam um kit com 100 livros, camiseta, boné, mochila e bicicleta. “A leitura abre novos horizontes. Nosso objetivo é também promover isenção social a essas pessoas, que tanto precisam desse tipo de apoio”, diz Bárbara Gurgel, que recebe, assim como todos os agentes, uma bolsa mensal no valor de R$ 350.
De acordo com Leila Mônica, articuladora do projeto em Mossoró, o papel dos educadores é fazer empréstimos, mediar leitura e sugerir, indicar e incentivar novos títulos e autores. “Nosso acervo é bem diversificado, com obras de cordel, literatura infantil, de autores como Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Antônio Francisco, Luis da Câmara Cascudo entre outros, atendendo a todos os públicos”, enfatiza.
Ainda segundo a articuladora, o edital que lançou o “Agentes de Leitura” previa 40 vagas para Mossoró, sendo que apenas 13 foram preenchidas. Dessa forma, a expectativa é que um novo processo seletivo seja aberto para que o quadro de educadores fique completo. “É importante enfatizar ainda que as escolas que queiram receber visitas dos agentes podem entrar em contato conosco, pois também desenvolvemos o projeto junto às instituições de ensino”, revela.
Conforme a coordenadora de Planejamento e Monitoramentos de Projetos da Secultrn/FJA, Ana Paula Souto, o “Agentes de Leitura” é uma das iniciativas de maior sucesso dentre as ações da Secretaria. “Apesar dos entraves burocráticos, o projeto vem apresentando resultados muito positivos. O trabalho dos ‘Agentes de Leitura RN’ é um grande marco no desenvolvimento da cultura de nosso Estado, tendo em vista que com este projeto a Secultrn/FJA, através dos educadores estará fomentando e despertando o prazer pela leitura e pela informação nos bairros, de porta em porta, nas praças, escolas, em todos os lugares do Rio Grande do Norte”, pontua.
A coordenadora revela que nos próximos dias um novo edital será lançado objetivando preencher todas as vagas ainda remanescentes do projeto, que disponibilizou, inicialmente, 550 bolsas. “Também informamos que a partir deste mês regularizamos o pagamento da bolsa dos agentes, referente ao período de maio a agosto de 2013”, conclui.
Link para a matéria: http://www.omossoroense.com.br/index.php/universo