sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial do Teatro será celebrado com atividades no TCP e no Teatro Alberto Maranhão, que celebra seus 109 anos



Aniversário do TAM será comemorado com concerto especial da OSRN e convidados e espetáculo teatral



A cultura potiguar estará em festa no próximo domingo, 24, e no decorrer da próxima semana com o aniversário dos 109 anos de um dos principais equipamentos culturais do Estado, o Teatro Alberto Maranhão, e as comemorações do Dia Mundial do Teatro. Pensando nesta importante semana de comemorações para as artes cênicas potiguares, a Secretaria Extraordinária de Cultura realizará, nos dias 26 e 27, atividades gratuitas em seus dois teatros, o TAM e o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, que valorizarão e exaltaram a produção local com a apresentação da Orquestra Sinfônica do RN; da Cia Bagana, de Mossoró, com o espetáculo “Nas ondas do rádio com Chiquinha Gonzaga”; e, a peça Ludique, do Grupo de Teatro do Colégio CEI.

Aproveitando o ensejo teatral que ronda os próximos dias, as festividades alusivas ao Dia Mundial do Teatro começarão na terça-feira, 26, no TCP Chico Daniel, às 18h30, onde acontecerá a apresentação da peça teatral “Ludique”, encenada pelo Grupo de Teatro do CEI. De forma lúdica, musical e espontânea, o grupo contará como se construiu a história mágica do teatro, o figurino da beleza, as cores dos sentimentos e da emoção. A encenação é a partir do texto de Carlos Correia Santos, com direção e adaptação de Ruth Freire, direção musical de Liana Monteiro e iluminação de Castelo Casado.

Já no dia 27, o Teatro Alberto Maranhão abre suas portas para celebrar em seu foyer, às 19h, em uma homenagem ao Dia Mundial do Teatro, com o aclamado espetáculo mossoroense “Nas ondas do Rádio com Chiquinha Gonzaga”, da Cia Bagana. O musical criado em 2011, que deu origem a um CD que está sendo lançado este mês, se passa num programa de rádio, que divulga 14 canções de autoria de Chiquinha, fazendo uma alusão a era dos cantores do rádio. São 40 minutos de peça, com sete pessoas em cena, sendo quatro cantoras, a locutora, e dois músicos, sete. Sob a produção geral de Joriana Pontes, são executadas com maestria e encantamento canções como "Abre Alas" e "Lua Brancas”, além de músicas, não tão conhecidas pelo grande público, de forma surpreendente.


E, fechando com chave de ouro a noite que celebra o 109º do TAM, a Orquestra Sinfônica do RN, homenageará o teatro com um concerto envolto de grandes convidados, a começar pelo maestro Leonardo Cunha, que assumirá a batuta, trazendo sua repleta experiência, que já lhe rendeu inclusive indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Atualmente, Cunha é o maestro titular da Orquestra de Câmara OPUS, da Orquestra Sinfônica de Nova Lima, do Coral da AABB/BH e do Coral da GEPES – Banco do Brasil, em Minas Gerais. Mas vale salientar seu importante trabalho feito junto a grandes músicos do cenário nacional, como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Roberto Menescal, Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Danilo Caymi, Boris Belkin, Márcio Carneiro, Edson Queiroz, Jasmin Gottstein, Ulla Benz; e, seu livro de arranjos de música brasileira para coral, intitulado "MPB a Quatro Vozes", lançado em 2008 e utilizado por vários corais no Brasil e no exterior. Além de já ter regido orquestras internacionais e viajado em turnê internacional com a música erudita brasileira. 

Para completar o time de convidados para este concerto tão importante, a OSRN terá a participação do clarinetista pernambucano Enéas Albuquerque, um dos vencedores do I Concurso Norte-Nordeste de música de câmara do conservatório Pernambucano de Música, e que, atualmente, é 1º clarinetista titular (chefe de naipe) da orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte, 1º clarinetista (spalla) da Banda sinfônica da Cidade do Natal e membro fundador do Quinteto Amadeus de sopros do Rio Grande do Norte; e, do clarinetista João Paulo de Araújo, professor de clarineta e saxofone da UFRN, coordenador artístico dos projetos Orquestra Potiguar de Clarinetas, Bando de Sax e “Música para Todos”, além de ter participado de diversos encontros nacionais, concursos, festivais e ter coordenado importantes ações na área de clarineta no país.


Os 109 anos do TAM

O Teatro Alberto Maranhão é monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Conserva linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século XX, além de cerâmica belga como revestimento do piso de entrada e da plateia. Sua construção teve início em 1898, obedecendo a planta do engenheiro José de Berredo, no Governo Ferreira Chaves, sob a direção do Major Theodósio Paiva. 

Já, em 1910, o Teatro Carlos Gomes, como era chamado àquela época, conservava a forma de chalé, com 18,3 metros de largura por 78,6 de extensão, tendo três portas e uma escultura de Mathurin Moreau, denominada “arte”, encimando a fachada. No segundo Governo de Alberto Maranhão, o Teatro sofreu nova reforma, ganhando um pavimento superior, portões e grades de ferro vindas da França (Fundição Val de Osnes), assim como os balcões e obras de arte na fachada. A Gran-Campañia Española de Zarzuela, Opera y Opereta Pablo López reinaugurou o teatro no dia 19 de julho de 1912 com a opereta “Princesa dos dólares” de Leo Fall.

Em 1957, sendo o Teatro da municipalidade, o Prefeito de Natal, Djalma Maranhão, mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão. Em 1959 teve nova reforma, sendo reaberto em 24 de março de 1960. Em 1977, o Teatro foi equipado com ar condicionado central. Em 1998, já sob a responsabilidade da Fundação José Augusto, foi restaurado, sob supervisão técnica da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, com recursos da Fundação Banco do Brasil.

No decorrer de sua história, o TAM conquistou seu papel fundamental nas artes cênicas e cultura potiguares, tornando-se palco de grandes eventos, espetáculo, passagem de grandes nomes que por aqui passaram, dando origem ao surgimento de artistas renomados e se tornando um equipamento único e uma verdadeira memória viva da história e cultura do Rio Grande Do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário