terça-feira, 12 de março de 2013

Dia da Poesia será celebrado em Mossoró com a presença do poeta Thiago de Mello


Comemorações acontecem na sexta-feira, 15, na Estação das Artes. Entrada gratuita

Assim como acontecerá em Natal, o Dia Nacional da Poesia será também celebrado em Mossoró, com a presença do ilustre poeta Thiago de Mello. As comemorações acontecerão na sexta-feira, 15, na Estação das Artes, a partir das 17h. Na oportunidade acontecerão apresentações alusivas à Poesia e um bate-papo do convidado com os poetas e artistas locais. Entrada gratuita.

Pensando em diversificar a programação de forma leve e atrativa a todos os admiradores da bela forma literária que é a poesia, o Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto, e a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura, trazem a Natal e a Mossoró, a oportunidade de se conhecer um pouco mais do que vem sendo produzido pelos potiguares e ter um contato direto com um dos grandes nomes brasileiros, reconhecido internacionalmente, Thiago de Mello, que será saudado pelo poeta Paulo de Tarso Correia de Melo, e terá seu nome afixado numa placa comemorativa de sua passagem pela Pinacoteca do Estado, no dia 14. E, no dia 15, será homenageado em Mossoró com a “Janela da Poesia”, a partir das 17h30, que contará com a apresentação do músico Genildo Costa e participação de vários poetas mossoroenses. Em seguida, às 18h, o poeta conversará com os presentes, num oportunidade ímpar dos poetas e artistas locais acolherem o conhecimento de Thiago de Mello e compartilharem o que vem sendo produzido na literatura regional. Na oportunidade será debatida a importância da poesia para a vida em sociedade.

Thiago de Mello, amazonense, ao longo dos seus 87 anos, é um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional. Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas, tem um longo trabalho envolto pela obra de seu amigo chileno Pablo Neruda, que conheceu durante seu exílio na ditadura militar. Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. É um intelectual conhecido internacionalmente por seu engajamento nas lutas pelos direitos humanos.

À imprensa local, informamos que, às 17h, será realizada uma coletiva de imprensa com o poeta, no Salão Marieta Lima, na Estação das Artes, no qual ele conversará com os jornalistas e em seguida participará das atividades previstas.

O Dia da Poesia em Mossoró conta com o apoio da Universidade Estadual do RN (Uern), Poema, Amol, Icop, Aflam e Fundação Vingt-un Rosado.



Dia da Poesia – Mossoró
Dia 15/03/2013, a partir das 17h
Local: Estação das Artes
17h - Entrevista coletiva no Salão Marieta Lima
17h30 - Janela da Poesia: apresentação do músico Genildo Costa, com participação de poetas mossoroenses
18h - Bate-papo com o poeta Thiago de Melo
             Tema: A importância da poesia para a vida da sociedade.

Realização: Governo do Estado do RN, Secretaria Extraordinária da Cultura (Secultrn/FJA), Prefeitura Municipal de Mossoró e Secretaria Municipal da Cultura.

Apoio: Uern, Poema, Amol, Icop, Aflam, Fundação Vingt-un Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário