segunda-feira, 18 de março de 2013

Dia da Poesia é comemorado na Assembleia com presença do escritor Thiago de Mello

Publicado em: Portal da Assemblia Legislativa do RN, em 15/03/2012



 O poeta amazonense Thiago de Mello foi o homenageado pela Assembleia Legislativa, na sessão solene realizada na manhã de hoje (15) em comemoração ao Dia da Poesia (14). O evento foi uma proposição conjunta dos deputados Fernando Mineiro (PT) e José Dias (PSD).

Thiago de Mello é considerado um dos mais respeitados e influentes escritores do País, com obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Na época da ditadura militar exilou-se no Chile e também morou na Argentina, Portugal, França e Alemanha e tornou-se grande amigo e colaborador de Pablo Neruda.
O poeta também foi homenageado pelo Governo do Estado e veio a Natal a convite da Secretaria Extraordinária de Cultura, sendo o grande homenageado no Dia da Poesia.
“O poeta é um exemplo de que o destino leva alguns seres para provar as nuanças físicas e metafísicas concernentes ao existir”, disse. Thiago de Mello começou seu pronunciamento recitando no plenário da Casa um dos seus poemas mais conhecidos, Volto armado de amor: “Venho armado de amor para trabalhar cantando na construção da manhã. Amor dá tudo o que tem.  Reparto a minha esperança e planto a clara certeza da vida nova que vem”.
Aos 87 anos, o poeta que tem uma trajetória fortemente marcada pela luta em prol dos direitos humanos afirmou que o Brasil está clamando e precisa do empenho de cada político: “Vocês tem a condição de trabalhar na construção de uma sociedade mais humana e solidária. E eu não perco o ânimo de colocar a minha arte e a minha vida de todos os dias para servir à vida das crianças, mas sobretudo dos que ainda vi nascer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário