sexta-feira, 15 de março de 2013

Arte e declamações marcam Dia da Poesia



Na manhã desta quinta-feira (14), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu no Palácio da Cultura do Estado, o poeta amazonense Thiago de Mello, um dos nomes mais influentes da poesia atual. Antes da abertura oficial do evento, os participantes apreciaram a exposição Matrizes de Xilogravura e Folhetos Antigos, da Casa do Cordel. Para recepcionar a governadora e o ilustre poeta convidado, o coral Corangelis e a Orquestra de Violinos Acordes e Melodias de Goianinha apresentaram quatro peças musicais.

Dentro da programação do Dia da Poesia foram organizados ainda lançamentos dos livros “Natal Poemas e Canções”, de Diógenes da Cunha Lima, e “Um Canto conforme a noite”, do jovem Yuri Hícaro, e declamações de versos nas principais paradas de ônibus da cidade, como uma forma de levar arte à população e ainda lembrar dos nomes importantes que escreveram a literatura potiguar. "Preparamos o dia da poesia com muita dedicação. Escolhemos nomes importantes para dar palestras para todos que se interessarem. Também vamos homenagear os poetas que colaboraram com a nossa história e deram a sua alma para o RN. Vamos lançar balões no ar para lembrar cada um deles", disse a secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado.

Para a governadora essa é uma data que não pode deixar de ser comemorada: "Nós temos que valorizar a arte e a cultura da nossa terra e da nossa gente, e isso se faz exatamente neste dia mostrando os valores que nós temos. Vamos continuar procurando em todo o nosso estado, através das escolas novos talentos, desde a poesia popular até a mais erudita e assim engrandecer mais e mais o nosso estado".

A Chefe do Executivo Estadual também destacou a presença do homenageado do dia, que recebeu uma placa comemorativa a sua visita. "Nós temos hoje a presença de Thiago de Mello que eu tenho certeza que vai contribuir com sua inteligência, com a sua arte, com sua experiência e vai incentivar cada vez mais a poesia".

Reconhecido como um ícone da literatura regional, Thiago de Mello é respeitado internacionalmente por seu engajamento em favor dos direitos humanos, teve obras traduzidas para mais de trinta idiomas, e um trabalho que despertou interesse de escritores, como Pablo Neruda. O autor chileno escreveu ensaios sobre a obra do poeta amazonense e foi seu amigo, desde o seu período de exílio, durante a Ditadura Militar.

O poeta potiguar Paulo de Tarso Correia de Melo saudou Thiago de Mello com uma poesia e ele brilhante, que usou as próprias palavras do amazonense para homenageá-lo e emocionou a todos com tão belas e sábias palavras, devidamente bem colocadas e que expressaram a gratidão de todos literários ao trabalho desenvolvido pelo poeta no decorrer de seus mais de 30 volumes publicados e que levaram a poesia regional brasileira ao mundo.

Thiago de Mello, em sua fala, destacou a importância dos governantes levarem a poesia a todos, fazendo com que ela faça parte dos mandatos e das políticas públicas, pois é uma das mais autenticas formas de expressão e expansão da alma. Elogiou ainda o surgimento de novos poetas e sua valorização, como o jovem Yuri Hícaro, que teve seu livro selecionado e publicado pelo Governo do Estado, através do Edital Publicações da FJA.

Finalizando as atividades da manhã, aconteceu o descerramento da placa pela chefe do executivo em homenagem a visita do poeta Thiago de Mello, que se emocionou ao receber a homenagem dos potiguares, ali representados pela governadora, secretaria extraordinária de Cultura e por Franklin Jorge.

O dia da poesia seguiu acontecendo durante todo o dia e pela parte da tarde retornou com ricas discussões poéticas em torno da valorização da literatura e sua colocação no mundo atual com os simpósios: "A arte literária como contraponto à realidade", que teve Franklin Jorge como moderador, Laurence Bittencourt Leite e Conceição Flores discutindo o tema; e, logo em seguida "A crítica como aliada à poesia", com moderação de Márcio de Lima Dantas e participação de Edrisi Fernandes.

Logo em seguida, a Orquestra Filarmônica de Macaíba encantou os presentes na calçada do Palácio Potengi, apresentando clássicos eruditos e músicas populares, mostrando a qualidade do trabalho desenvolvido no interior do Estado. Dando continuidade, aconteceu na Praça 7 de Setembro o lançamento dos cordéis, importante produção literária da cultura potiguar que mistura nosso regionalismo, poética e gravuras, selecionados pelo Edital Chico Traíra, e cada um dos autores declamou em praça pública sua poesia, em meio a distribuições dos livretos e títulos da Coleção Cultura Potiguar.

Fechando a programação, de volta à Pinacoteca, aconteceu o lançamento do documentário "Cordelíricas Nordestinas", produzido pelo coletivo Caminhos, Comunicação e Cultura, que conta a história do cordel, o que faz dessa forma literária ser tipicamente nordestina e qual sua relação com as outras artes. Encerrando, com muito encantamento, o Dia da Poesia, que valorizou ainda mais a arte produzida em nosso Estado, exaltando a produção nacional e potiguar. 

Foto: Elisa Elsie













 

Nenhum comentário:

Postar um comentário