segunda-feira, 11 de março de 2013

Dia da Poesia é marcado pelo lançamento de dois livros da Coleção Cultura Potiguar



Lançamento dos livros “Natal Poemas e Canções” e “Um Canto conforme a noite” acontecerá na Pinacoteca do Estado, dentro das festividades do Dia da Poesia

O dia 14 de março será um dia especial para os natalenses. Marcando a comemoração do Dia Nacional da Poesia, a Secretaria Extraordinária de Cultura do Estado preparou uma programação especial, com a presença do poeta Thiago de Mello e a Pinacoteca do Estado será tomada por uma grande festa, regada a muita poesia, música, literatura e arte. Dando continuidade à festa, que terá início às 8h, com a abertura da Exposição “Matrizes de Xilogravura e Folhetos Antigos” da Coleção Casa de Cordel, o público está convidado, para o lançamento dos livros, que acontece a partir das 9h, “Natal Poemas e Canções”, de Diógenes da Cunha Lima e “Um Canto conforme a noite”, de Yuri Hícaro, que correspondem aos volumes 34 e 35 da Coleção Cultura Potiguar, da Fundação José Augusto.

Diógenes da Cunha Lima nos presenteia com sua obra, “Natal Poemas e Canções”, a qual escreveu como quem verdadeiramente ama sua cidade e protege seu povo. O livro conta ainda com as ilustrações de Newton Navarro, reunindo o sertão e o litoral. Escritor, advogado e poeta, Diógenes da Cunha já tem em seu currículo diversas publicações, a exemplo de “Câmara Cascudo, um brasileiro feliz”, “Os Pássaros da Memória” e “Natal – biografia de uma cidade” e, é apontado como um dos maiores inovadores da literatura norte-rio-grandense dos últimos tempos.

Já Yuri Hícaro, em “Um Canto conforme a noite”, busca usar a poesia para expressar de forma simples as inquietudes e os emaranhados das emoções humanas, nos levando, através de metáforas a uma viagem no significante das palavras e, nos propondo o entendimento daquilo que não está escrito. 

Após os lançamentos, acontece a apresentação da Orquestra de Violinos Acordes e Melodias e do Corangelis, de Goianinha, que abrirão o lançamento do “Prêmio Luis Carlos Guimarães”, que selecionará até 15 autores potiguares, que além de premiação em dinheiro para os três primeiros colocados, terão suas poesias compiladas e editadas em um livro lançado pela Secultrn/FJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário