sexta-feira, 10 de junho de 2011

José Cortez Xavier é o próximo convidado do Arte Potiguar no Mundo



Nascido no sítio Santa Rita, na cidade de Currais Novos, o menino que foi agricultor, prestou serviço militar na Marinha e depois, chegou a lavar carros em São Paulo é atualmente um dos maiores editores de todo o país. O editor e livreiro José Xavier Cortez - diretor-presidente da Cortez Editora - é o próximo convidado do projeto Arte Potiguar no Mundo - Noite Cinco Estrelas, uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA). Ele fará uma série de palestras intitulada "Roda de Conversa - A Leitura,o livro e o editor". A primeira delas será em  Mossoró na próxima terça-feira, 14 de junho, no Auditório do Sesi Mossoró, a partir das 19h, que fica na Rua Benjamin Constant 65 – Doze Anos. Ele passará dois dias na capital do Oeste Potiguar, depois segue para Açu, Ipanguassu, São Rafael e, no dia 21 de junho, chega em Natal, onde fará a segunda apresentação do Ciclo de Palestras, Arte Potiguar no Mundo, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, às 20h. Entrada gratuita.

O objetivo maior do projeto Arte Potiguar no Mundo é trazer importantes nomes do fazer cultural e artístico de origem norte-rio-grandense e que têm relevância nacional e internacional - para que falem sobre sua trajetória e histórias de vida, de maneira a incentivar, estimular e criar a cultura nos espectadores de que conhecimento e trabalho pode sim gerar reconhecimento e sucesso. De acordo com a secretária Extraordinária de Cultura/FJA, Isaura Rosado, todos os convidados do Arte Potiguar no Mundo jã são referências em suas atividades. E nada mais oportuno que divulgar e reconhecer o trabalho desses ilustres nomes. Inclusive, é de interesse da Secultrn/FJA que tanto o público adulto, quanto o público formado por jovens estudantes possam assistir ao que José Xavier Cortez tem para dizer.

Cortez já é bastante conhecido pela sua paixão por leitura. Paixão essa que o levou a trilhar os caminhos de livreiro e editor de livros. Tudo começou quando, em 1965 ele partiu para São Paulo onde trabalhou inicialmente como lavador de carros. Considerando-se um "leitor tardio" aos 29 anos ele se matriculou no curso de Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, naquela época tomou a consciência de que poderia recuperar o tempo perdido. Ele morava perto de uma editora e começou a aceitar encomendas dos colegas de classe. Os pedidos se avolumaram tanto que em 1968 ele resolveu abrir a livraria Cortez & Moraes nas dependências da universidade.

A sensibilidade e o sonho de tornar o mundo mais harmonioso e com mais educação levou Cortez montar sua própria editora, que atualmente já conta com mais de 30 anos. De acordo com divulgação, em janeiro de 1980, após desfazer a sociedade, a Cortez Editora inicia suas atividades num pequeno espaço no bairro de Perdizes, em São Paulo. Já nas primeiras publicações são visíveis a linha crítica dos textos e a atualidade das abordagens que tocavam questões educacionais, sociais, políticas e econômicas do país.
Daquele ano para cá, a Cortez Editora tem se tornado uma referência na formação e especialização de professores e alunos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. Atualmente, a Cortez Editora possui em seu catálogo aproximadamente 1.000 títulos, escritos por renomados especialistas nacionais, traduções de autores consagrados internacionalmente e também obras de novos intelectuais.

Arte Potiguar no Mundo - Ciclo de Palestras
Convidado do mês de junho - José Xavier Cortez
Palestra "Roda de Conversa - A Leitura, o livro e o editor" 

Cidades e Dias:
Mossoró - Dias 14 e 15

Assu - Dia: 16
 
Ipanguaçu - Dia: 17

São Rafael - Dia 18
 
Natal
Dias: 21

Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, às 20h
 
Dia: 22
Uern da Zona Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário