quarta-feira, 22 de junho de 2011

Governo do Estado entrega recursos aos contemplados no Prêmio Junino

Foto: Elisa Elsie/Governo do Estado

Assim como transformou Mossoró na Cidade Junina, é desejo da governadora Rosalba Ciarlini transformar todo o Estado no “Rio Grande do Norte Junino”, valorizando a cultura popular e o ciclo junino que mantém das tradições festeiras em diversos municípios.  A afirmação foi dita nesta quarta-feira, 22 de junho, durante o café-da-manhã oferecido no Restaurante Mangai, para a entrega dos recursos financeiros para os 184 projetos contemplados dentro do Prêmio RN Junino 2011, no qual o Governdo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA)  disponibilizou R$ 500 mil.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, vindos tanto da Grande Natal, quanto do interior do Estado. O Edital Prêmio Junino 2011 inaugurou uma forma democrática, transparente e igualitária de financiar Arraiás ou Festivais e Quadrilhas Juninas. Foram essas as duas categorias disponibilizadas no Edital. E tal prática foi bastante elogiada pelos participantes do evento. “Estamos muito felizes com esse ato sensato e sensível da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado. Da maneira como foi disponibilizado o dinheiro para os grupos não foi preciso intermediário – que tirava 5% ou 10% para essa ou aquela associação e todo mundo teve direito a receber os mesmos valores”, disse em discurso o escolhido para representar os grupos presentes, o organizador do Arraiá Tiradentes, no bairro Nazaré, Aroldo Alves. Um outro representante dos grupos juninos, do Arraiá São João Alegre, de Macaíba, Francis Alves, disse que na experiência que tem de 20 anos realizando festejos juninos, “nenhum outro Governo” havia agido dessa maneira, dando direito igual – e a pessoas físicas – para receber apoio financeiro.
Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini, fez questão de afirmar que apesar das dificuldades financeiras porque o Estado está passando, não havia como deixar de lado os diversos pedidos que chegaram à Governadoria, à Secultrn/FJA e à Secretaria Estadual do Turismo.  “O Governo quer apoiar e engrandecer a cultura popular. E eu quero que esses grupos se movimentem o ano todo. Quando há o envolvimento de jovens em quadrilhas juninas, eles estã afastado da violência. Precisamos trabalhar com uma cultura de paz”, disse, acrescentando seu agradecimento à agilidade com que foi feito o Edital por parte da Secultrn/FJA.
Fato esse também lembrado pela secretária Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA), Isaura Rosado, que fez questão de nominar todos os envolvidos na organização e comissão do Edital Prêmio Junino 2011. Ela também ressaltou a diferença no processo, que foi democrático, público e transparente, através do Edital. “Quando a governadora nos chamou para que pensássemos na melhor forma de disponibilizar os recursos para o movimento junino do Rio Grande do Norte, vimos que o Edital daria legitimidade e transparência ao processo. Tudo foi feito de maneira muito ágil. No dia 31 de maio saiu o Edital, acatamos sugestões de mudanças e saiu o aditivo no dia 3 de junho. O resultado saiu dia 13 e hoje (22/06)  os recursos estão na conta dos representantes de cada um dos 184 projetos selecionados”, comemorou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário