segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Secultrn/FJA realizou III Conferência Estadual de Cultura

Evento aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro e reuniu cerca de 350 pessoas, oriundas de todas as regiões do Rio Grande do Norte. (Fotos: Anchieta Xavier).

O Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura, realizou a III Conferência Estadual de Cultura, em Natal. A abertura ocorreu no Teatro Alberto Maranhão, na noite do dia 26, no Salão Nobre, e logo em seguida, os conferencistas assistiram ao concerto Mass of the Children, com Orquestra Sinfônica do RN e Coral Canto do Povo, que comemorou 25 anos de atividade. No dia seguinte, 27, o evento prosseguiu no Teatro de Cultura Popular, nos turnos da manhã e tarde.
Abertura da Conferência Estadual de Cultura ocorreu no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão
Com o tema “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”, a conferência foi aberta oficialmente com a presença do diretor da Fundação José Augusto, Sérgio Aragão, representando a Secretária Extraordinária de Cultura, professora Isaura Rosado, que estava viajando a serviço da Secultrn/FJA; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, professor Iaperi Araújo; do Secretário Adjunto de Educação Joaquim Oliveira, representando a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; do representante regional do Ministério da Cultura, José Gilson Matias; além do antropólogo Josenilton Tavares, credenciado pelo MinC para sistematizar a minuta do Plano Estadual de Cultura.

Cerca de 80 municípios foram representados através de 259 delegados inscritos à III Conferência
Houve a participação de 259 delegados, representando 82 municípios distribuídos nas quatro mesorregiões do RN, sendo Agreste, litoral, Oeste e Seridó. O auditório do Teatro de Cultura Popular ficou pequeno para receber a Conferência Estadual de Cultura e os representantes municipais. No total, foram, contabilizados cerca de 350 pessoas de diversas regiões do Estado, interessados em conhecer o atual cenário cultural do estado, assim como apresentar e discutir propostas, como protagonistas atuantes na tomada de decisões importantes para os rumos da cultura no Rio Grande do Norte.

Na tarde da sexta-feira, os participantes da conferência se reuniram em um momento de debate e apresentação das propostas divididos em quatro grupos de trabalho. Os grupos estavam relacionados aos quatro eixos temáticos de discussão da cultura. O Eixo I era direcionado ao debate sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura; Eixo II: diversidade cultural; Eixo III: cidadania e leis culturais; e  Eixo IV: cultura e desenvolvimento sustentável. O relator de cada grupo ficou responsável por mediar, reunir a apresentar posteriormente as propostas em plenária.

Participantes do evento apresentaram propostas à tarde para a Conferência Nacional
Após as sessões dos grupos de trabalho, os participantes foram direcionados ao TCP, para realização da plenária que aprovou as resoluções destacadas pelos grupos de trabalho e elegeu os 27 delegados que representarão o estado na conferência nacional de cultura em Brasília. Cada uma das nove regiões do estado ficou responsável por eleger seus representantes, dois correspondentes à sociedade Civil e um do poder público.
"Democracia, a gente vê por aqui". Delegados elegem colegas para a Nacional

Delegados eleitos representando Sociedade Civil

Maria de Medeiros Nóbrega

Francisco das Chagas e Silva

Marcos Antônio Dantas

Maria Leonor Assunção

Afrânio Patrício de Oliveira

Jucélia dos Santos Frazão

João Maria Albano

Diolenes Pereira Dias

Gláucio Teixeira da Câmara

Gilberto ferreira

Délzir Romão

Vanessa Fernandes Lopes

Wellington Marques dos Santos

Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Luís Marinho Neto

Taniamá Vieira da Silva

Manoel Messias Caetano da Silva

Wandemberg Xavier de Andrade


Poder Público

Reinaldo Lucena de Freitas

José Edgar lima dos Santos

Cynara Bezerra Martins Gomes

Ricardo França da Silva

Tânia Maria Ferreira

Francisco Alyson Moema da Silva

Aldira Carlos Fernandes

Ramon Rodney de Souza

Amauri Reginaldo da Rocha


Confira mais fotos no perfil Secultrn no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário