quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Objetos abandonados são tema de exposição fotográfica

Fotógrafo  Flávio Aquino expõe Abandonados, na Pinacoteca do Estado
Abandonados é um projeto experimental com narrativas artísticas sobre o passado vivido pelas pessoas por meio de objetos, resultado de uma ação arqueológica do próprio autor que, ao lon­go do tempo, fotografou artefatos esquecidos ou abandonados pelas ruas. Agora eles compõem um diálogo poético controverso entre seu uso, suas memórias e seus significados. A exposição, que será inaugurada nesta quinta, 5, às 20h, na Pinacoteca do Estado, contará com 11 imagens no formato 90 x 33 cm (pigmento mineral sobre papel fotográfico) e projeção de vídeo da exposição.  

Mais que um sentimento estético ou de utilidade, os objetos nos dão uma anuência à nossa posição no mundo, à nossa identidade. Trazem consigo as narrativas sobre o passado vivido pelos sujeitos – portam memórias. "Somente a divindade da memória, pode fazer a ligação entre o que nós fomos, o que somos e aquilo que seremos, pois seus aspec­tos fazem uma analogia entre a estrutura subjetiva do tempo", descreve o autor da amostra, que é fotógrafo e diretor de arte.

 Além de apresentar uma exposição fotográfica com acesso gratuito a população, ele pretende promover a reflexão crítica sobre artefatos esquecidos ou abandonados e suas memórias, den­tro do contexto de arte visual contemporânea. "Democratizar a arte através da circulação de produções artísticas permitindo o diálogo com a diversidade cultural e social do Estado. Facilitar o acesso da comunidade aos meios de produção de bens culturais, bem como a aproxi­mação entre artista-público na formação de novas plateias, estimulando o consumo de arte e contribuindo para o incremento do mercado cultural das cidades da capital e do interior norte-rio-grandense".

Serviço: 
Exposição abandonados - Fotografias: Flávio Aquino  /  Produção: Daniele Gonçalves
Vernissage: 05 de setembro, às 20h. Visitação: até 31 de setembro, das 8h às 17h, de terça a domingo
Pinacoteca do Estado do RN - Antigo Palácio do Governo
Praça 7 de setembro, s/n - Cidade Alta - Natal/RN. Tel.: (84) 3201-3498. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário